Melhor maneira de comer Brie

Melhor maneira de comer Brie

Tenha em mente que essas dicas são da minha própria experiência. Não sou uma organizadora de eventos, nem sou uma sommelier ou uma profunda conhecedora de queijos (turophile). Eu apenas adoro queijo, vinho e passar tempo com meus amigos.

O Brie é conhecido por ser um dos melhores queijos do mundo, e talvez isso se deva ao seu sabor e à sua simples versatilidade.

O sabor suave e cremoso do Brie se presta a todos os paladares, seja você um conhecedor de queijos ou um principiante.

O Brie pode ser comido sozinho – cru ou assado. Não importa como você planeja servi-lo, o Brie deve ser levado à temperatura ambiente para obter o melhor sabor ou assado antes de comer. Isso permite que os verdadeiros sabores e riqueza do queijo brilhem e levem o queijo ao seu nível ideal de “viscosidade”.

Fica uma delícia assado no forno, com ou sem cobertura de massa folhada, ou regado com mel, tomando-o bem com uma fatia de maçã. É um aperitivo simples e elegante ao lado de bolachas e geleias.

Se você estiver em uma rotina, tente elevar seu sanduíche com queijo Brie, uma adição bem-vinda a um sanduíche de peru ou presunto em uma baguete. Ou usá-lo como ingrediente em uma receita é inteiramente sua decisão – uma opção perfeita para a hora do almoço com combinações infinitas.

Ao contrário de outras cascas, a casca branca mofada do Brie é comestível e geralmente é comida junto com o interior mais macio. Se você não quiser comer a casca, é fácil cortar de um Brie refrigerado, ou levar o queijo à temperatura ambiente, cortar a parte superior e retirar o centro macio com uma colher.

O champanhe combina particularmente bem com o queijo Brie.

Se necessário, Camembert pode ser substituído por Brie em medidas iguais. Esteja ciente de que o Camembert será mais forte em aroma e sabor do que o Brie.

Quando servir?

Tradicionalmente, os franceses dão ao queijo seu próprio prato dedicado em uma refeição, servida pouco antes da sobremesa. No entanto, servir queijo em uma festa ou como aperitivo é amplamente aceito (e com razão). Não hesite em abrir sua reunião, jantar ou lanche com o delicioso Brie.

Tábuas de queijo

Esta é uma das formas mais populares de servir e desfrutar de Brie. O que é melhor para combinar com Brie do que mais queijo? Recomendamos ter um número ímpar de queijos em um prato de queijo para fins estéticos.

Ao preparar uma tábua de queijos, a regra principal é organizá-los de acordo com o sabor, do mais suave ao mais forte. O queijo mais suave quase sempre será o Brie, a menos que você esteja usando queijo de cabra. Você também vai querer certificar-se de colocar o acompanhamento correspondente de cada queijo perto do queijo no tabuleiro. Isso garantirá uma experiência de sabor fantástica.

Se servir uma roda, corte uma ou duas (mas não mais, porque o queijo vai secar) pequenas fatias antes do tempo. Isso dará a seus convidados uma ideia de um tamanho de porção adequado. Também pode aliviar quem se sente intimidado em fazer o primeiro corte! Coloque a roda ou cunha em uma bandeja com uma faca e seus acompanhamentos de escolha.

Se servir uma fatia, não corte a ponta do queijo, que geralmente é a parte mais saborosa. Em vez disso, corte ao longo do lado da cunha. Isso garantirá que todos experimentem cada parte do queijo.

Temperatura ambiente

Ao planejar servir Brie, para obter a melhor consistência, tire-o da geladeira por cerca de uma hora (pelo menos 30 minutos se você esqueceu) antes de comer. Isso permitirá que o queijo atinja a temperatura ambiente e dê tempo ao queijo para que as enzimas se regenerem, atingindo seu sabor mais completo e textura irresistivelmente cremosa.

Cortando o Brie

O Brie é mais fácil de cortar à temperatura ambiente, então tire-o da geladeira pelo menos quinze minutos antes de planejar cortá-lo.

A apresentação é vital, então antes de decorar, primeiro você vai querer cortar o Brie em uma superfície diferente.

Pão ou biscoito

Os franceses tradicionalmente servem o Brie com baguete ou outro pão crocante que não vai competir com o queijo. Bolachas simples são outra opção conveniente que não prejudica o queijo. Este NÃO é o momento de usar os chips de nacho.

Combinando

Emparelhar Brie com algo ácido trará sua textura aveludada – experimente frutas como maçãs, uvas ou peras, ou lados doces e picantes como geleia ou mel. Experimente nozes terrosas, como nozes pecans sem sal ou cristalizadas, ou coloque frios ao lado de opções de queijo, se a ocasião exigir algo mais substancial.

Além dessas ideias básicas de emparelhamento, as opções são infinitas. Para continuar explorando em busca de inspiração, confira o Guia Completo da Fast2eat para planejar uma festa inesquecível de vinho e queijo para aprimorar qualquer ocasião ou reunião.

Você pode comer casca de Brie?

Sim! Recomendamos saborear o queijo com a casca para apreciar as nuances sutis do seu sabor. É uma boa parte da experiência, então deixe essa casca adorável e comestível! Ela fica com sabor ainda melhor ao longo do tempo, adicionando um complemento florido e terroso ao sabor suave da pasta.

Algumas pessoas podem preferir só comer o queijo Brie por dentro porque é um pouco mais suave, mas você pode comer a roda inteira de Brie, casca e tudo! Na verdade, é considerado gafe por alguns apenas raspar o interior do queijo e evitar a casca. Mais uma vez, vá em frente e dê o exemplo para os convidados se estiverem confusos.

E é a melhor parte, na minha humilde opinião. Tem o sabor picante e delicioso, e adoro a forma como a sua textura complementa o Brie cremoso.

Você tira a casca antes de assar?

Mantenha a casca, pois isso ajudará o queijo a manter sua forma, para que não derreta. A casca também é comestível, então você pode apreciá-la com o queijo derretido ou remover a camada superior depois de assar e mergulhá-la o pão crocante como um fondue.

O que é essa casca branca?

Essa casca “florida” característica vem do Penicillium candidum, que é uma cobertura de mofo branco que define queijos macios como o Brie.

Queijo Brie assado

O Brie Assado é uma maneira macia, quente, derretida e deliciosa de desfrutar deste queijo. Pode ser assado como está ou com coberturas ou envolto em massa folhada (Brie en Croute) ou massa filo.

Faça um Brie para um fondue instantâneo

O principal truque aqui é assar o Brie ao ponto de ficar pegajoso, mas não completamente derretido para que possa manter sua forma.

Retire do forno, corte uma cruz grande na parte superior do queijo e retire a casca.

Arrume a baguete fatiada ou bolachas ou fatias de maçã ao redor do Brie e sirva ainda quente.

Espalhe sobre as ervas picadas e sirva com torradas ou palitos de pão para molhar.

Cubra com todas as guloseimas opcionais que você gosta. Veja variações para inspiração.

Asse um Brie inteiro em massa fillo, massa folhada, massa de torta, ou massa de pão

Brie assado com massa folhada Fast2eat

Brie assado com massa folhada Fast2eat

Tente embrulhar o Brie em uma massa folhada se você realmente quiser impressionar a multidão.

O Brie Assado é um deleite delicioso e indulgente que pode ser servido como um aperitivo doce ou uma entrada salgada. Você também pode derreter o Brie na massa. Este método é chamado em Frances de Brie En Croute.

Simplesmente enrole a massa ao redor da roda e asse até dourar.

Brie e massa folhada formam uma dupla formidável por si só, mas você pode aumentar o sabor colocando muitos ingredientes deliciosos no topo do Brie antes de embrulhá-lo na massa. Veja variações para inspiração.

Para um guia detalhado sobre como assar Brie e todas as maneiras de prepará-lo, confira nossa receita de Brie assado com massa folhada.

Opções de Massas para Brie assado

Tradicionalmente, a massa folhada envolve o Brie em receitas como essa, mas você também pode usar folhas de massa filo em camadas, ou massa de torta.

Massa caseira ou comprada?

Como eu, muitos cozinheiros domésticos optam por comprar folhas congeladas no supermercado em vez de fazer massa filo ou massa folhada do zero. No entanto, você pode usar massa folhada caseira para isso.

Massa fillo vs massa folhada: qual é a diferença?

A massa filo e a massa folhada são usadas para criar produtos de panificação, de sobremesas doces a tortas salgadas e doces. Eles têm usos semelhantes, mas não são a mesma coisa.

As principais diferenças entre as duas massas são o modo de preparo e o teor de gordura.

A massa fillo é super fina e uma versão mais leve, ideal para quem está de dieta e não quer exagerar. Seu uso consiste em misturar uma camada das folhas e pincelar com gordura – manteiga, óleo ou azeite.

A massa folhada, quando assada, cria “camadas” e fica cheia de gordura. Uma bomba calórica pra você que não quer sair da dieta, não recomendo, mas se você é do tipo que não liga pra isso, fique a vontade para usar.

Devido às diferenças significativas de espessura, seus ingredientes e como são feitas, elas não darão o mesmo resultado.

Enquanto a massa filo exige mais cuidados, a massa folhada é teoricamente mais simples de manusear, mas seu sabor e textura são mais pesados, com sabor mais gorduroso e amanteigado, enquanto a massa filo é mais leve e delicada.

Ambas são encontradas em supermercados e vendidas congeladas.

Massa filo (também é conhecida como Phyllo, fillo ou massa folhada laminada)

A massa filo tem o seu nome derivado do grego phyllo, que significa folha.

Fillo é uma massa fina como papel feita com óleo em vez de manteiga. As folhas delicadas são pinceladas com manteiga ou azeite, depois colocadas em camadas e assadas.

Fazer massa filo caseira é um trabalho de amor, pois leva tempo e habilidade para enrolar e esticar a massa em folhas grandes. A massa sem fermento é tradicionalmente feita apenas com farinha, água e uma pequena quantidade de óleo. As origens do filo não são claras, mas é comum nas cozinhas do Oriente Médio e dos Balcãs. Fillo é particularmente comum na Grécia, um ingrediente essencial em baklava e spanakopita.

Massa folhada (descendente da massa filo)

A massa folhada é frequentemente associada à culinária francesa. Provavelmente se originou na Espanha do século XVI.

A massa folhada é uma massa laminada leve e escamosa, o que significa que a manteiga é dobrada em uma massa magra (uma massa que não contém gordura) várias vezes para criar camadas alternadas de manteiga e massa. Ao assar, a umidade dos ingredientes vaporiza e separa as camadas da massa. Isso resulta em muitas camadas finas e uma textura arejada.

Como trabalhar com massa fillo

A massa fillo pode ser intimidante para algumas pessoas, mas acho que é muito fácil de trabalhar. Basta seguir essas dicas:

A massa fillo deve ser usada em temperatura ambiente e manuseada com cuidado, pois quebra facilmente.

Descongele a massa fillo com antecedência, na geladeira durante a noite ou por cerca de 12-14 horas, ou na bancada por cerca de uma hora.

Atenção: Nunca descongele no microondas.

Ao descongelar, não retire a massa fillo da embalagem.

Como seca facilmente, você deve sempre manter a parte que não está sendo usada coberta com um pano de prato limpo e úmido.

O maior segredo para trabalhar com massa fillo é, durante a montagem, colocar as folhas entre duas toalhas levemente úmidas (pano de prato ou papel toalha). Isso as manterá úmidas e evitará que quebrem enquanto você monta a torta. Após usar, certifique-se de colocar o pano de prato de volta por cima.

Importante: não molhe a toalha demais; apenas umedeça levemente.

Se as folhas se rasgarem? Seja gentil ao manusear, mas não entre em pânico se a massa rasgar. Algumas das minhas rasgaram e está tudo bem. Você ainda pode criar camadas da folha rasgada da melhor maneira possível. Não terá importância alguma, visto que todas as camadas estejam montadas. Não se preocupe, pois, as folhas vão se fundir durante o cozimento. O que eu gosto de cuidar é apenas a última folha, a de fora. Este é o que eu gostaria que fosse uma peça única e não rasgada.

Se as bordas ficarem secas? Não se preocupe. Não importa, a menos que você esteja fazendo rolos de massa fillo ou charutos. Basta pegar nas folhas e pincelar com a mistura de azeite e manteiga. É por isso que geralmente gosto de pincelar as bordas bem e generosamente, mais do que no centro.

Azeite e manteiga derretida

Não deixe de passar manteiga e azeite nas camadas de massa fillo. Para obter o sabor máximo e para que ela cozinhe até um belo marrom dourado, pincele uma quantidade generosa da mistura de azeite e manteiga para que cada camada fique bem embebida.

Se quiser, pode untar com um pouco mais de moderação para deixar isso mais saudável.

Se você quiser manter o lado saudável, sempre pode ajustar a mistura para ter mais azeite do que manteiga. Eu gosto de usar uma proporção maior de azeite de oliva na manteiga para pincelar as folhas de massa fillo.

Eu tive uma boa experiência usando apenas azeite de oliva para revestir a massa fillo, como nesta Spanakopita (Torta Grega de Espinafre com Queijo Feta) e esse Goulash Egípcio (Torta folhada de linguiça e queijo).

Trabalhando com massa folhada

Para garantir uma textura leve e escamosa, certifique-se de que a massa esteja fria para garantir que as bolsas de gordura ainda estejam intactas e não derretidas na próxima camada.

Ao desenrolar, use uma pressão suave. Não empurre com muita força, ou as camadas se fundem e se tornam densas.

A massa folhada é mais fácil de fazer do que a massa fillo, mas ainda pode ser uma tarefa trabalhosa. Fazer massa folhada caseira pode ser uma prática de paciência, pois exige muitas idas à geladeira para manter a massa fria e permitir que o glúten se forme.

Se você nunca usou massa folhada comprada em loja antes, é um sonho! Ele está localizado na seção de freezer de seu supermercado e é maravilhosamente fácil de trabalhar.

Nota: Embora a maioria das receitas de Brie assadas exijam envolver uma grande folha de massa folhada ao redor do queijo, resultando em uma camada inferior espessa e pastosa que não cozinha, se você colocar o Brie entre dois pedaços menores de massa e apertar as bordas com um garfo. Isso sela o queijo e cria camadas superiores e inferiores uniformes, que incham e formam uma crosta dourada e escamosa.

Pastry Brie & Jam Bites Fast2eatMassa Folhada com Brie e Geleia

Um aperitivo super fácil que não decepciona no departamento de sabor.
Tão fácil de fazer. Muito, muito gostoso de comer.

Experimente estes copinhos únicos como aperitivo antes de uma refeição especial, ou guarde-os para o final do jantar surpreendentemente diferente. Eles são doces e salgados, cremosos e crocantes – e muito viciantes!

São muuuuito simples. Também é muuuuito gostoso e perfeito para um aperitivo rápido de última hora.

Veja receita aqui.

Pizza

Claro, não podemos falar de pão e bolachas sem tocar na pizza. Um clássico de fim de semana, a pizza é um daqueles alimentos que você não se cansa – há infinitas variações de coberturas a molhos e queijos. Se você está procurando uma ideia de jantar fácil e elevada para uma noite de encontro, Brie, pêra doce, presunto prosciutto e azeitonas pretas salgadas fazem uma Pizza gourmet para uma abordagem sofisticada dos sabores clássicos de pizza.

É perfeito com massa de pizza branca, massa de pizza integral, massa de pizza italiana com alho e parmesão, massa de pizza de tapioca (sem glúten) and massa de pizza sem glúten.

Experimente Brie com cogumelos, alecrim e azeite na sua próxima noite de pizza para um toque de ervas em um prato clássico.

Com carne

Não há dúvida de que este queijo é absolutamente delicioso com carne. Na verdade, você pode pensar em adicionar Brie à sua entrada de carne, quase como incorporar a manteiga. A suavidade do Brie é uma tela ideal para o perfil de sabor defumado e salgado das carnes (Filé mignon com Brie). A textura cremosa mantém as marinadas enquanto complementa a textura salgada das carnes para uma combinação delicada, mas complicada.

Experimente este Filet mignon com Brie.

Sanduíches e wraps

Sirva como refeições de sanduíches e wraps.

• Combine Brie, cebola caramelizada e geleia de damasco e asse em um panini.
• Brie combina bem com cranberries e peru delicadamente fatiado, mostarda com mel aumenta a doçura e alface romana adiciona uma crocância recheada dentro de uma deliciosa tortilha de trigo integral.
• Crie um sanduíche de almoço com influência francesa aquecendo suas fatias de baguete no forno. Asse por dez minutos para obter o pão torrado. Em seguida, adicione o queijo cortado para fazer um sanduíche pegajoso, adicione seu presunto favorito e cubra com rúcula; você também pode adicionar tomates cereja cortados ao meio ou uma redução de balsâmico para um sabor extra.

Leia mais:

Tudo sobre Brie

Potenciais benefícios do Brie para a saúde

Como escolho um bom queijo Brie?

Melhor maneira de comer Brie

Variações de sabores e comidas para harmonizar com Brie

Como assar Brie

Como servir Brie assado

O que beber com Brie?

Como fazer antecipadamente e armazenar Brie


O Brie é um queijo clássico com uma textura e história rica a condizer! Certamente adicionará um toque indulgente e sofisticado a qualquer refeição, tábua de queijos ou lanche sem ser muito avassalador. Uma vez que você sabe como comer Brie, há infinitas opções para usar seu sabor cremoso e desejável. Vá em frente e experimente o Brie de novas maneiras e compartilhe suas criações conosco marcando @fast2eatbr nas suas redes sociais.


Você fez uma receita do Fast2eat?

Adoro saber a sua opinião sobre a minha receita! Comente abaixo com sua experiência, tire uma foto, use #fast2eat e nos marque no

Instagram, Facebook, Pinterest e Youtube

Muito obrigada por ler, comentar, seguir e compartilhar.

go to top

Confira o que eu estive preparando!

Receitas mais recentes

Brie assado com massa folhada Fast2eat
Um queijo Brie cremoso e saboroso escorrendo de uma crosta dourada e amanteigada – o que poderia ser melhor? Este Brie assado é um aperitivo impressionante fácil, luxuoso, irresistível e agradável para uma festa com o mínimo de esforço. A montagem é simples: coloque o queijo Brie inteiro na folha de massa folhada, cubra, enrole, pincele e leve ao forno até derreter!
Veja esta receita
Brie assado com massa folhada Fast2eat
Filé mignon com Brie Fast2eat
Para muitos, existe uma relação direta entre comida sofisticada e esforço. Sem medo, tenha um prato de bife de filé mignon requintado com Brie em menos tempo do que o necessário para pedir uma pizza. O queijo derrete por todo o topo do bife, dando-lhe um molho cremoso que é simplesmente divino.
Veja esta receita
Massa Folhada com Brie e Geleia Fast2eat
Um aperitivo fácil extraordinário tão fácil de fazer e muito, muito saboroso para comer.
Veja esta receita

Quer mais? Confira meu livro de receitas!

Você sabia que pode fazer mais do que pão na máquina de fazer pão? Meus livros de receitas explicam como fazer massa de pizza, massa fresca, bolo e, claro, pão em uma máquina de fazer pão. Com mais de 130 receitas, há algo para todos!

Não tem máquina de pão? Sem problemas! O livro contém um guia para converter todas as receitas da máquina de pão em receitas manuais. O guia também permite que você converta receitas manuais que talvez já tenha em receitas de máquina de pão.

Confira “Bread Machine Foolproof Recipes” (“Receitas infalíveis para máquinas de fazer pão”) e “Bread Machine Tips and Tricks” (“Dicas e truques para máquinas de fazer pão”) na Amazon!

 

 

 

 

 

“Como associada da Amazon, ganho com compras qualificadas.”


go to top

Faminto por mais? Siga-nos nas Redes Sociais!

Postamos novas receitas todas as sextas-feiras! Mantenha-se atualizado seguindo-nos no

Instagram, Facebook, Pinterest e Youtube!


Tem uma pergunta e/ou comentário? Por favor comente abaixo! Dessa forma, outros leitores poderão ver as respostas à sua pergunta e se beneficiarão dos seus comentários.

Estou ansiosa para ouvir de você nos comentários.

go to top

 
Comments

No comments yet.

 
error

Já que você está aqui, posso pedir um favor? Seria muito bom se você pudesse por favor compartilhar esta receita (ou artigo) em suas mídias sociais. São apenas alguns cliques para você... mas significa o mundo para mim. Siga Fast2eat no Instagram, Facebook e Pinterest. Muito obrigada!!!