Tudo sobre Brie

Tudo sobre Brie

Tenha em mente que essas dicas são da minha própria experiência. Não sou uma organizadora de eventos, nem sou uma sommelier ou uma profunda conhecedora de queijos (turophile). Eu apenas adoro queijo, vinho e passar tempo com meus amigos.

Macio e cremoso, com um sabor suave e profundamente satisfatório, o Brie é um item básico em qualquer reunião memorável. Se você é um novato neste maravilhoso queijo ou um verdadeiro veterano da tábua de queijos, deixe-nos fornecer algumas dicas e truques de especialistas sobre como comer Brie, assim como os franceses.

As dicas do Fast2eat, o método passo a passo para assar Brie e os aromas favoritos garantirão que este prato agradável ao público seja perfeito. Desde a história do Brie até como servi-lo, cozinhá-lo e emparelhá-lo. Use este guia para se informar e explorar receitas inspiradoras.

Você pode assar o Brie até que o meio derreta e fique viscoso, perfeito para mergulhar em torradas ou crudités (vegetais crus). Para uma verdadeira entrada espetacular, use-o para fazer um indulgente Brie para um fondue instantâneo ou asse o Brie inteiro em fillo, massa folhada, massa de torta ou pão.

Geralmente é comprado por roda inteira ou fatias. Embora seja um ótimo complemento para uma tábua de queijos com biscoitos, pode ser assado e compartilhado quando comprado inteiro. Faz um delicioso aperitivo quente, tal como Massa Folhada com Brie e Geleia Fast2eat, servido com acompanhamentos como mel, maple, frutas doces ou azedas, nozes, bolachas ou baguetes e champanhe.

Mergulhe e aprenda como usar e desfrutar do queijo mais icônico da França.

O que é Queijo Brie?

É aquele queijo mole amarelo esbranquiçado com o meio pegajoso que todo mundo gosta de comer.

O queijo Brie é um queijo de leite de vaca francês cremoso, macio e com alto teor de gordura, envolto em uma casca macia de mofo comestível.

O sabor é bastante delicado e fresco. O Brie tem um sabor suave, amanteigado e cremoso, o que o torna tão versátil para combinar e cozinhar.

É vendido em pequenas a grandes rodas e é assado inteiro, servido à temperatura ambiente ou fatiado e adicionado a sanduíches.

Seu apelo é que o queijo escorrerá deliciosamente de sua embalagem quando for cortado. Isso só acontecerá se o queijo estiver no pico da maturação.

Um pouco da história do Brie

Notavelmente, o queijo mais famoso da França é o Brie.

Provavelmente foi criado muitos séculos atrás por monges.

Este queijo cremoso e amanteigado era frequentemente presenteado como uma homenagem à realeza francesa. Ao longo da história, a “Rainha dos Queijos” permaneceu um marco nas festas e encontros.

É tradicionalmente feito na região de Le Brie, cerca de 1 hora a leste de Paris, na França, onde recebe seu nome. Tecnicamente, para ser chamado de “Brie”, ele deve ser um queijo vindo da região da cidade de Meaux, na França. No entanto, a palavra “Brie” é frequentemente usada coloquialmente na América do Norte se referindo a uma categoria geral de queijos de casca mole e amadurecidos feitos de leite de vaca e têm um sabor cremoso, relativamente suave e leitoso.

Como o Brie é feito?

Brie é tradicionalmente feito com leite de vaca. No entanto, você também pode encontrar Brie de leite de cabra.

O Brie é feito adicionando coalho ao leite cru e aquecido a 37°C/98,6°F para obter a coalhada e a maior parte de seu sabor. Uma vez que a textura perfeita é alcançada, ela é colocada nos moldes redondos, onde fica por cerca de 18 a 20 horas.

Terminado este processo, é retirado do molde, salgado e injetado com molde de queijo.

Brie é então envelhecido por cinco ou seis semanas. O processo de envelhecimento permite que a casca floresça, criando uma fina camada protetora.

Uma vez devidamente envelhecido, o Brie está pronto para ser apreciado!

O queijo Brie deve ser suave e levemente adocicado. Se envelhecido por vários meses a um ano, o sabor se torna mais forte. Se amadurecido demais, o queijo adquire sabores de amônia.

Existem várias variedades de Brie, pois pode ser feito com leite integral ou parcialmente desnatado, amadurecido por durações variadas e contém ervas e especiarias adicionadas.

Essas mudanças podem alterar significativamente seu sabor e textura. Por exemplo, um período de amadurecimento mais longo resulta em um queijo mais macio e tangível.

Leia mais:

Tudo sobre Brie

Potenciais benefícios do Brie para a saúde

Como escolho um bom queijo Brie?

Melhor maneira de comer Brie

Variações de sabores e comidas para harmonizar com Brie

Como assar Brie

Como servir Brie assado

O que beber com Brie?

Como fazer antecipadamente e armazenar Brie


O Brie é um queijo clássico com uma textura e história rica a condizer! Certamente adicionará um toque indulgente e sofisticado a qualquer refeição, tábua de queijos ou lanche sem ser muito avassalador. Uma vez que você sabe como comer Brie, há infinitas opções para usar seu sabor cremoso e desejável. Vá em frente e experimente o Brie de novas maneiras e compartilhe suas criações conosco marcando @fast2eatbr nas suas redes sociais.


Você fez uma receita do Fast2eat?

Adoro saber a sua opinião sobre a minha receita! Comente abaixo com sua experiência, tire uma foto, use #fast2eat e nos marque no

Instagram, Facebook, Pinterest e Youtube

Muito obrigada por ler, comentar, seguir e compartilhar.

go to top

Confira o que eu estive preparando!

Receitas mais recentes

Brie assado com massa folhada Fast2eat
Um queijo Brie cremoso e saboroso escorrendo de uma crosta dourada e amanteigada – o que poderia ser melhor? Este Brie assado é um aperitivo impressionante fácil, luxuoso, irresistível e agradável para uma festa com o mínimo de esforço. A montagem é simples: coloque o queijo Brie inteiro na folha de massa folhada, cubra, enrole, pincele e leve ao forno até derreter!
Veja esta receita
Brie assado com massa folhada Fast2eat
Filé mignon com Brie Fast2eat
Para muitos, existe uma relação direta entre comida sofisticada e esforço. Sem medo, tenha um prato de bife de filé mignon requintado com Brie em menos tempo do que o necessário para pedir uma pizza. O queijo derrete por todo o topo do bife, dando-lhe um molho cremoso que é simplesmente divino.
Veja esta receita
Massa Folhada com Brie e Geleia Fast2eat
Um aperitivo fácil extraordinário tão fácil de fazer e muito, muito saboroso para comer.
Veja esta receita

Quer mais? Confira meu livro de receitas!

Você sabia que pode fazer mais do que pão na máquina de fazer pão? Meus livros de receitas explicam como fazer massa de pizza, massa fresca, bolo e, claro, pão em uma máquina de fazer pão. Com mais de 130 receitas, há algo para todos!

Não tem máquina de pão? Sem problemas! O livro contém um guia para converter todas as receitas da máquina de pão em receitas manuais. O guia também permite que você converta receitas manuais que talvez já tenha em receitas de máquina de pão.

Confira “Bread Machine Foolproof Recipes” (“Receitas infalíveis para máquinas de fazer pão”) e “Bread Machine Tips and Tricks” (“Dicas e truques para máquinas de fazer pão”) na Amazon!

 

 

 

 

 

“Como associada da Amazon, ganho com compras qualificadas.”


go to top

Faminto por mais? Siga-nos nas Redes Sociais!

Postamos novas receitas todas as sextas-feiras! Mantenha-se atualizado seguindo-nos no

Instagram, Facebook, Pinterest e Youtube!


Tem uma pergunta e/ou comentário? Por favor comente abaixo! Dessa forma, outros leitores poderão ver as respostas à sua pergunta e se beneficiarão dos seus comentários.

Estou ansiosa para ouvir de você nos comentários.

go to top

 
Comments

No comments yet.

 
error

Já que você está aqui, posso pedir um favor? Seria muito bom se você pudesse por favor compartilhar esta receita (ou artigo) em suas mídias sociais. São apenas alguns cliques para você... mas significa o mundo para mim. Siga Fast2eat no Instagram, Facebook e Pinterest. Muito obrigada!!!