Pão de purê de cenoura Fast2eat

Pão de purê de cenoura Fast2eat
Jump to Recipe

Pronto(a) para começar a cozinhar?

Bem-vindo(a) ao Fast2eat! Se você está procurando receitas fáceis de preparar, nutritivas, deliciosas e rápidas, então você está no lugar certo.

Esta receita faz um belo pão com uma cor vibrante, ótima textura e sabor.

A textura deste pão é úmida, um tanto leve e macia. Ele fatia lindamente, e quando torrado e amanteigado, é extremamente delicioso.

É perfeito para acompanhar uma refeição saudável ou para usar em sanduíches.

Eu queria tentar algo diferente, e a cor laranja do meu bolo de cenoura me fez pensar em pão de cenoura. Sim, o pão de cenoura pode ser salgado!

No entanto, não havia muitas receitas de pão de cenoura feito com fermento ou receitas de pão de cenoura salgado. Olhei e decidi fazer o meu quando não achei nada.

Vou te contar um segredo: Esta é uma adaptação da minha receita de pão de purê de batata.

Assim como o pão de batata, a massa também faz excelentes pãezinhos ou brioches coloridos.

Não confunda com um pão rápido (quick bread) de cenoura, que mais parece um bolo do que um pão, que usamos fermento em pó quimico e bicarbonato de sódio em vez de fermento para pão. A textura e a doçura também são diferentes. Este pão com fermento biológico não é tão doce quanto o pão rápido de cenoura com fermento químico.

Experimente o meu pão de páprica com queijo se quiser experimentar outro pão delicioso de cor laranja.

Ainda quero fazer pão roxo; Só não encontrei a batata roxa, ou cenoura roxa, para comprar e fazer. Outro que estou pensando também é um vermelho com beterraba, será que fica bom como esse bolo de beterraba?


Você fez esta receita?

Adoro saber a sua opinião sobre a minha receita! Comente abaixo com sua experiência, tire uma foto, use #fast2eat e nos marque no

Instagram, Facebook, Pinterest e Youtube

Muito obrigada por ler, comentar, seguir e compartilhar.

Pão de purê de cenoura Fast2eat

Pão de Pure de cenoura Fast2eat

Tempo de Preparo: 10 minutes
Tempo de cozedura: 3 hours 18 minutes
Tempo de espera: 15 minutes
Tempo Total: 3 hours 43 minutes
Não há nada como o cheiro de pão fresco assando, e este pão de cenoura tem um cheiro tão caseiro que não há nada parecido.
É uma cor laranja amarelada vibrante, proporcionando uma apresentação emocionante com um aumento de beta-caroteno fornecido pelas cenouras.
Porções: 20 fatias

Ingredientes

  • 1/2 xícara Leite - morno - 80-90°F/26-32°C
  • 1 Ovo - ligeiramente batido
  • 1 colher (sopa) Manteiga - Amolecida ou Margarina - temperatura ambiente
  • 3/4 xícara Batata - (cerca de 170g de cenoura cozida e amassada)
  • 3 1/4 xícaras Farinha de trigo para pão
  • 1 1/2 colher (sopa) Açúcar
  • 1 colher (chá) Sal
  • 1 3/4 colher (chá) Fermento biológico seco instantâneo

Modo de Preparar

Cozinhe, descasque, amasse a cenoura:

  • Descasque a cenoura, corte-a em grandes pedaços, cubra-a com água em uma panela, leve a ferver e cozinhe por cerca de 10-15 minutos até que um garfo entre facilmente nas cenouras. Drene, esfrie e amasse. Eu uso um mixer para ser mais rápido.
  • Adicione os ingredientes na ordem acima (ou seguindo a ordem e o método especificados no manual da sua máquina de pão. - a minha é: PRIMEIRO, ingredientes líquidos; SEGUNDO, ingredientes secos; ÚLTIMO, fermento). Nota: Com um dedo ou uma faca, faça um pequeno "buraco" no meio da farinha. Adicione fermento ao buraco, certificando-se de que o fermento não entre em contato com os ingredientes líquidos.
  • Insira cuidadosamente a forma na Máquina de pão e feche suavemente a tampa. Conecte o cabo de alimentação a uma tomada de parede.
  • Selecione a configuração de pão "Basic (básico)". Se disponível Escolha a cor da crosta (eu costumo definir o Medium (Médio), mas se você preferir definir Light (Claro) ou Dark (Escuro)) e tamanho do pão (2LB) e Pressione o botão Iniciar.
  • Cuidado: não use a programação (Delay Timer)* em receitas com ingredientes que possam estragar, tais como ovos ou leite. Mais informações em: "Usando a programação (Delay Timer)"
  • É sempre uma boa ideia abrir a tampa da máquina de pão durante o segundo ciclo de amassar (geralmente após 10 minutos) e verificar a consistência da bola de massa.
    A massa está "perfeita" quando a aparência é de uma bola redonda lisa, é suave ao toque, deixa um pequeno resíduo no dedo e o fundo da forma está limpa, sem resíduo de massa.
    Se estiver muito seco, adicione o líquido morno uma colher de chá de cada vez até que pareça certo.
    Se parecer muito úmido, adicione farinha uma colher de sopa de cada vez até que pareça certo.
    Se tiver farinha dos lados da forma, use uma espátula de silicone para limpar a farinha da forma.
    Importante: Isso só pode ser feito durante o ciclo de amassar. NÃO remova a forma, MANTENHA ela presa na máquina. NÃO desligue a máquina para ajustar a massa.
  • Opcional: Para untar o pão, Passe gema de ovo no topo, no início do tempo de cozimento ou no meio.
  • Quando o ciclo estiver completo, pressione o botão de parada e desconecte a máquina da tomada. Abra a tampa e, usando luvas térmicas protetoras, segure firmemente a alça da forma e puxe suavemente a forma para cima e para fora da máquina. CUIDADO: A máquina de pão e a forma devem estar muito quentes! Sempre lide com cuidado.
  • Passe uma espátula em volta para ajudar a soltar da forma.
  • Vire o pão em uma grade de resfriamento ou superfície limpa e balance suavemente até que o pão caia no suporte.
  • Deixe esfriar por cerca de 15 minutos antes de cortar.
  • Para cortar fatias perfeitas use sempre um cortador de pão com uma faca elétrica.

Fazendo a massa usando uma máquina de pão e assando no forno

  • Adicione os ingredientes na ordem acima (ou seguindo a ordem e o método especificados no manual da sua máquina de pão. - a minha é: PRIMEIRO, ingredientes líquidos; SEGUNDO, ingredientes secos; ÚLTIMO, fermento). Nota: Com um dedo ou uma faca, faça um pequeno "buraco" no meio da farinha. Adicione fermento ao buraco, certificando-se de que o fermento não entre em contato com os ingredientes líquidos.
  • Insira cuidadosamente a forma na Máquina de pão e feche suavemente a tampa. Conecte o cabo de alimentação a uma tomada de parede. Selecione a configuração Coloque a máquina em "massa" e comece.
  • Divida a massa com a forma desejada de um ou dois pães grandes ou em pãezinhos pequenos. Coloque o(s) pão(s) em formas untadas. Eu uso papel de manteiga culinário. Como uma opção, você pode recheá-los com queijo, ou qualquer recheio de sua escolha.
  • Dica: se estiver fazendo pequenas bolas, deixe um grande espaço entre elas, pois eles crescem muito. Cubra e deixe crescer uma segunda vez por 40 minutos ou até dobrar de volume.
  • Pré-aquecer o forno a 350-400F (175-200 C). Enquanto isso (opcional) unte os pães com gema de ovo. Asse por 30 a 40 minutos ou até dourar.
  • Espere esfriar por cerca de 5-10 minutos antes de cortar.
  • Sirva de preferência quente.

Video

Notas

É sempre uma boa ideia abrir a tampa da máquina de pão durante o segundo ciclo de amassar (após aproximadamente 10 minutos) e verificar a consistência da bola de massa.
A massa está "perfeita" quando a aparência é de uma bola redonda lisa, é suave ao toque, deixa um pequeno resíduo no dedo e o fundo da forma está limpa, sem resíduo de massa.
  • Se estiver muito seco, adicione o líquido morno uma colher de chá de cada vez até que pareça certo.
  • Se parecer muito úmido, adicione farinha uma colher de sopa de cada vez até que pareça certo.
  • Se tiver farinha dos lados da forma, use uma espátula de silicone para limpar a farinha da forma.
Importante: Isso só pode ser feito durante o ciclo de amassar. NÃO remova a forma, MANTENHA ela presa na máquina. NÃO desligue a máquina para ajustar a massa.

O clima pode afetar seus ingredientes
Se você mora em um clima úmido, é provável que precise de pelo menos a quantidade recomendada de farinha, talvez até de 1/4 a 1/2 xícara a mais. A massa de pão deve ser pegajosa, mas ainda assim gerenciável, principalmente após o primeiro crescimento. Enquanto você está amassando, a massa deve se unir e se afastar dos lados da tigela, deixando a tigela praticamente limpa. Normalmente, pretendo manter o fundo da massa ainda preso à tigela. Tente não adicionar muita farinha, pois seu pão será mais denso. Quando você pega a massa, um pouco gruda nos dedos. Após o primeiro crescimento, será mais fácil de manusear!

Você também pode fazer este pão sem o auxílio de uma máquina de fazer pão, ou fazer a massa em uma máquina de fazer pão e assar no forno.
Simplesmente faça a massa usando o método usual (à mão, batedeira ou máquina de pão); deixe-a crescer até ficar inchada e modele-a em forma de tronco; e coloque-o em uma assadeira levemente untada com 8 1/2 x 4 1/2 polegadas (21,5 x 11,5 cm). Deixe o pão subir, coberto, até que esteja coroado cerca de 2,5 cm sobre a borda da forma. Se desejar, pincele o pão depois de crescido com a clara de ovo batida e polvilhe com sementes. Asse em forno pré-aquecido a 350°F/175°C por 35 minutos ou até que a temperatura interna registre 190°F/88°C em um termômetro de leitura instantânea . Retire o pão do forno, da forma e deixe esfriar em uma grelha de pão.

Como você pode saber se o pão está totalmente cozido?
Eu gosto de usar um termômetro de comida. O meu é digital, por isso é muito fácil de usar. O pão totalmente cozido terá 190-200°F/88-93°C. As receitas de pão que incluem leite precisarão cozinhar até 200°F/93°C, mas como esse não é necessário, retiro-o assim que atingir 190°F/88°C. O topo será marrom dourado.

Veja também:


* "A ingestão dietética prolongada de glúten não foi associada ao risco de doença cardíaca coronária. No entanto, evitar o glúten pode resultar em um consumo reduzido de grãos integrais benéficos, o que pode afetar o risco cardiovascular. A promoção de dietas sem glúten entre pessoas sem doença celíaca não deve ser encorajada" (traduzido do original em inglês: “Long term dietary intake of gluten was not associated with risk of coronary heart disease. However, the avoidance of gluten may result in reduced consumption of beneficial whole grains, which may affect cardiovascular risk. The promotion of gluten-free diets among people without celiac disease should not be encouraged.” disponível em: http://www.bmj.com/content/357/bmj.j1892)

* Conteúdo e imagens baseadas no Manual do Usuário das máquinas de pão Sunbeam e Oster CKSBBR9050-033 retirado de http://pdfstream.manualsonline.com/4/4d6633cb-086c-4456-b7d7-5abde3447520.pdf
 

“Como associada da Amazon, ganho com compras qualificadas.As compras feitas usando esses links não têm custo extra e fornecem alguns centavos para Fast2eat.”

Como você consegue uma refeição rápida e nutritiva na mesa no final de um dia atarefado?

Eu adoro criar refeições rápidas e saudáveis que podem fazer uma enorme diferença.

Refeição: Aperitivos & Entradas, Café da manhã & Brunch
Culinária : American, Americana, Brasileira
Keyword: Assar pão, Basic/white cycle (básico/branco), Breadmaker, Brunch, caseiro, Cenoura, Dough cycle (massa), Fácil, fácil de preparar, lanche, Máquina de fazer pão, Máquina de pão, Panificação, Panificadora, Pão, Pão caseiro, pão de cenoura, Pão de pure de cenoura, pão de sanduíche, Pão feito na máquina, Pão fofinho, pão fofo, Purê de cenoura, Sanduíches, sem nozes

Informação nutricional

Calories: 99kcal | Carbohydrates: 18g | Protein: 4g | Fat: 1g | Saturated Fat: 1g | Polyunsaturated Fat: 1g | Monounsaturated Fat: 1g | Trans Fat: 1g | Cholesterol: 10mg | Sodium: 133mg | Potassium: 61mg | Fiber: 1g | Sugar: 2g | Vitamin A: 888IU | Vitamin C: 1mg | Calcium: 15mg | Iron: 1mg

As informações nutricionais são calculadas usando um banco de dados de ingredientes e devem ser consideradas uma estimativa. Nos casos em que várias alternativas de ingredientes são fornecidas, a primeira listada é calculada para nutrição. Guarnições e ingredientes opcionais não estão incluídos.

Lembre-se nos seguirTire uma foto, use #Fast2eat e marque @Fast2eatbr no Instagram.
Compartilhe no Facebook

go to top

Confira o que eu estive preparando!

Receitas mais recentes

Bolo de Cenoura Fast2eat
É uma receita super simples e rápida e as cenouras são batidas no liquidificador, por isso é completamente suave. As cenouras adicionam a suavidade sutil perfeita e uma bela cor laranja.
Veja esta receita
Soufflé de Cenoura Fast2eat
A melhor parte deste prato, ao contrário de um suflê tradicional, é que é incrivelmente fácil de fazer; você não tem que bater nenhuma clara de ovo. Basta ferver as cenouras até ficarem macias, bata-as no processador de alimentos ou no liquidificador com os outros ingredientes, despeje a mistura em uma caçarola e leve ao forno.
Tem tudo o que você adora nos suflês: uma textura arejada e delicada que quase derrete na boca e, claro, a doçura e a cor viva das cenouras.
Veja esta receita
Pão de Pure de Batata Fast2eat
Esse pão de Batata tem a crosta mais maravilhosa, estrutura leve, mas firme, as batatas tendem a fazer os pães um pouco mais fofinhos e mais macios…. com uma crosta firme e muitos pequenos buracos de ar.
Veja esta receita
Pão sem glúten com flocos de batata Fast2eat
Flocos de batata trazem um sabor rico e textura que muitas vezes falta na maioria dos pães sem glúten. Este pão é macio e tem um sabor maravilhoso que está tão perto do pão normal.
Veja esta receita
Pão de Batata Maravilhoso Fast2eat
Este é o melhor pão de Batata de todos! É surpreendentemente fácil de fazer e é perfeito para sanduíches, queijo quente e torradas da manhã! Não tem como dar errado com este. É incrível.
Veja esta receita
Pão sem glúten com flocos de batata Fast2eat
Flocos de batata trazem um sabor rico e textura que muitas vezes falta na maioria dos pães sem glúten. Este pão é macio e tem um sabor maravilhoso que está tão perto do pão normal.
Veja esta receita
Pão de batata baroa (mandioquinha) Fast2eat
Pão de batata baroa (mandioquinha) é fofo e cheiroso como uma nuvem de mandioquinha. Um pão fofinho e dourado cheio de sabor! Faça esta receita para o café da manhã, brunch ou lanche da tarde ou para a lancheira escolar!
Veja esta receita
Pão integral de batata Fast2eat
Este Pão integral de Batata vai agradar até os críticos mais exigentes!
Tem uma ótima textura; este pão integral de batata macio e úmido é bom com qualquer jantar ou apenas com um pouco de manteiga espalhado sobre ele.
Veja esta receita
Pão de páprica com queijo Fast2eat
Esta receita de pão caseiro tem a proporção perfeita de páprica, manteiga e queijo para tornar este pão o favorito de todos. É fácil de fazer, cheio de queijo, e o sabor é incrível. É realmente um ótimo pão.
Veja esta receita
Pão de páprica com queijo Fast2eat
Pão de ervas e tomate seco Fast2eat
Cheio de sabor dos tomates secos, ervas e uma pitada de pimenta do reino fresca, este pão é um ótimo ponto de partida para quem procura adicionar algo um pouco extra às suas receitas de pão do dia a dia.
Os tomates secos dão um pouco de cor e têm um belo sabor doce e picante.
Veja esta receita
Pão de ervas e tomate seco Fast2eat
Baguetes de alho parmesão Fast2eat
Essas baguetes macias ao estilo Olive Garden em casa são de longe um dos maiores prazeres da vida! Elas enchem a cozinha com um aroma tentador ao assar e são maravilhosas servidas quentes. Elas irão definitivamente satisfazer em casa seus desejos por baguetes no estilo restaurante e, certamente, criarão memórias.
Veja esta receita
Pão suíço Fast2eat
Este Pão Suíço contém ovos, leite e manteiga, o que lhe confere uma bela textura macia. Tem um exterior brilhante e crocante e um interior que consegue ser fofo e macio.
Esta receita tradicional de pão suíço trará o sabor dos Alpes direto para a sua cozinha.
Veja esta receita
Pãezinhos do Texas Roadhouse Fast2eat
Os melhores pãezinhos caseiros deliciosos, macios e fofinhos que derretem na boca e têm o mesmo gosto das bisnaguinhas do Texas Roadhouse! Eles são uma adição incrível a qualquer refeição.
Se você já foi ao Texas Roadhouse e experimentou esses pãezinhos macios e fofinhos, sabe por que todo mundo fica louco por seu sabor reconfortante. Se ainda não foi, está na hora de experimentar esses sabores em casa.
Veja esta receita

Quer mais? Confira meu livro de receitas!

Você sabia que pode fazer mais do que pão na máquina de fazer pão? Meus livros de receitas explicam como fazer massa de pizza, massa fresca, bolo e, claro, pão em uma máquina de fazer pão. Com mais de 130 receitas, há algo para todos!

Não tem máquina de pão? Sem problemas! O livro contém um guia para converter todas as receitas da máquina de pão em receitas manuais. O guia também permite que você converta receitas manuais que talvez já tenha em receitas de máquina de pão.

Confira “Bread Machine Foolproof Recipes” (“Receitas infalíveis para máquinas de fazer pão”) e “Bread Machine Tips and Tricks” (“Dicas e truques para máquinas de fazer pão”) na Amazon!

 

 

 

 

 

“Como associada da Amazon, ganho com compras qualificadas.”


go to top

Faminto por mais? Siga-nos nas Redes Sociais!

Postamos novas receitas todas as sextas-feiras! Mantenha-se atualizado seguindo-nos no

Instagram, Facebook, Pinterest e Youtube!


Tem uma pergunta e/ou comentário? Por favor comente abaixo! Dessa forma, outros leitores poderão ver as respostas à sua pergunta e se beneficiarão dos seus comentários.

Estou ansiosa para ouvir de você nos comentários.

go to top

 
Comments

No comments yet.

 
error

Já que você está aqui, posso pedir um favor? Seria muito bom se você pudesse por favor compartilhar esta receita (ou artigo) em suas mídias sociais. São apenas alguns cliques para você... mas significa o mundo para mim. Siga Fast2eat no Instagram, Facebook e Pinterest. Muito obrigada!!!