Dicas e sugestões de como usar uma máquina de fazer pão

Dicas e sugestões de como usar uma máquina de fazer pão

Este artigo é parte de “Tudo o que você precisa saber para começar a fazer pães maravilhosos usando uma máquina de pão“.

Todo mundo sabe que adoro fazer pão caseiro a partir do zero. Usando uma máquina de pão não poderia ser mais fácil e faz um pão fantástico! Uma máquina de pão combina conveniência com flexibilidade. Se você gosta de um pão fresco, mas não tem tempo ou espaço para preparar a partir do zero, uma máquina de pão é para você.

Se você nunca fez um pão caseiro antes, e achar as instruções muito pouco intimidadoras, encorajo você a experimentar. Pode parecer intimidante no início e os vários passos levam um pouco de tempo para aprender, mas, em geral, é realmente muito fácil.

A maneira mais simples de aprender a fazer pão é seguir uma receita básica. Experimente as Receitas de Pão Fast2eat (muito mais a ser publicado – continue checando), elas são infalíveis 😉 muito fácil e os pães são deliciosos.

Dicas e sugestões de como usar uma máquina de fazer pão

Enquanto as máquinas de pão oferecem pão recém-assado pressionando um botão, há dicas especiais para garantir sempre um pão de qualidade.

Dicas importantes de medidas

Usar medidas exatas é o segredo MAIS importante para fazer pão. Medir com precisão os ingredientes é fundamental para assar o pão com sucesso. Embora fazer pão pareça uma tarefa bem básica, na verdade é uma ciência e as proporções de ingredientes são críticas.

Leia as seguintes informações para entender melhor a importância que cada ingrediente desempenha no processo de preparação de pão.

Para Ingredientes Líquidos

Preencha uma colher de medida padrão ou copo de medida no nível indicado.

Com ingredientes líquidos, use apenas copos de medição com os xícara/ml/onças marcados claramente na lateral. Isto é, meça os ingredientes líquidos em copos de medição transparentes com marcas precisas.

Depois de preencher o copo de medição, coloque-o sobre uma superfície plana e visualize-o ao “Nível dos olhos”, não em ângulo, para garantir que a quantidade de líquido seja exata. Em seguida, verifique novamente. Todas as medidas devem ser precisas.

Para Ingredientes de Gorduras Sólidas

Preencha uma colher ou copo de medição padrão no nível indicado e nivele com uma faca ou espátula.

Para Ingredientes Secos

Use uma colher ou um copo de medição padrão – não uma colher de mesa ou uma xícara de chá ou café.

Com ingredientes secos, sempre “nivelar” a medida com a parte de trás de uma faca ou uma espátula para garantir que a medida seja exata. É importante que todos os ingredientes medidos devam ser nivelados, não arredondados ou amontoados.

Outra dica útil é nunca usar o copo de medida diretamente para retirar o conteúdo dos ingredientes (por exemplo, farinha). Encha o copo de medição com uma colher antes de nivelar. Ao “cavar”, você poderia adicionar até uma colher de sopa de ingrediente extra. Isso irá comprimir os ingredientes no copo e fazer com que a massa fique seca, o que resultará em um pão pequeno. Não bata ou agite o copo de medida para colocar mais farinha nele.

Antes de começar, verifique se você possui os seguintes equipamentos de medição:

  • Copos de medição de ingredientes líquidos
  • Copos de medição ingredientes secos
  • Colheres de medida

Gráfico de equivalência de medição

A tabela a seguir irá ajudá-lo a converter as medidas usadas nas receitas.

Por exemplo: 1/2 colher de sopa = 1 1/2 colheres de chá

Xícara Colher(es) de sopa Colher(es) de chá
1 16 48
7/8 14
(3/4 xícara + 2 colheres de sopa )
42
3/4 12 36
5/8 10
(1/2 xícara + 2 colheres de sopa )
30
1/2 8 24
3/8 6
(1/4 xícara + 2 colheres de sopa )
18
1/4 4 12
1/8 2 6
1 3
1/2 1 1/2

Não exceda a capacidade da sua máquina de pão

Certifique-se de que você não exceda a capacidade da sua máquina de pão para uma configuração específica. Se a fora de pão transbordar ou o elemento de aquecimento (resistência) fizer contato com massa ou geléia, pode estragar a máquina. Muitos manuais de máquinas de pão estão disponíveis online, caso não tenha o seu, pesquise online.

Para uma máquina de pão de 2 lb NÃO exceda 4 1/2 xícaras de ingredientes secos.

Ordem dos ingredientes

O SEGUNDO segredo mais importante para fazer pão:

Adicione ingredientes na forma na ordem exata indicada na receita, ou seguindo o manual da sua máquina.

Leia todas as receitas completas (de cima até em baixo) e lembre-se:

  • PRIMEIRO: ingredientes líquidos
  • SEGUNDO: ingredientes secos
  • ÚLTIMO: fermento – Cave um buraco raso nos ingredientes secos e colocar o fermento no buraco para que não haja absolutamente nenhum contato entre o fermento e os líquidos ou sal. Isso é especialmente importante quando você está usando a opção de programação (“Delay Bake”). Você não quer que o fermento seja ativado muito antes do início do processo!

Nota: Esta informação é para a maioria das máquinas de pão, leia atentamente as instruções da sua máquina e siga as instruções para adicionar e colocar as camadas de ingredientes.

Colocação Importa

As frutas e as nozes são adicionadas mais tarde, após a máquina ter completado a primeira mistura.

Coloque frutas secas, vegetais e especiarias secas longe dos ingredientes líquidos na forma. Se absorverem água, eles podem prejudicar a química do pão.

Temperatura dos ingredientes

Além disso, para garantir uma atividade de fermentação ideal, certifique-se de que os ingredientes estão à temperatura ambiente (ou seja, entre 80-90° F / 27-32° C), a menos que esteja escrito de outra forma. Temperaturas muito frias ou muito altas podem afetar a forma como o pão cresce e assa.

Verifique a bola de massa

Este é um segredo bem conhecido de pessoas que fazem pão na forma convencional. Enquanto amassam a mistura na mão, eles ajustam a consistência da massa adicionando um pouco de farinha ou um pouco de água até que a bola da massa esteja bem. Embora a máquina de pão amasse a massa para você, esse segredo ainda é válido.

Fazer mudanças na massa é fácil. Isso só pode ser feito durante o ciclo de amassar. NÃO remova a forma, MANTENHA ela presa na máquina. NÃO desligue a máquina para ajustar a massa.

Aqui está o que você deve fazer:

Abra a tampa da máquina de pão durante o segundo ciclo de amassar e verifique a consistência da bola de massa.

A massa está “perfeita” quando a aparência é suave, é suave ao toque, deixa um pequeno resíduo no dedo e o fundo da forma está limpa, sem resíduo de massa.

Se tiver farinha dos lados da forma, use uma espátula de silicone para limpar a farinha da forma.

Se a bola da massa estiver molhada

Toque na massa. Se parecer pouco pegajosa e há um ligeiro resíduo de massa sob a lâmina de amassar, não é necessário nenhum ajuste.

Se a massa estiver muito pegajosa ou molhada, agarrando-se aos lados da forma, e é mais como uma massa de panqueca que uma massa de pão, polvilhe farinha, adicione uma colher de sopa de farinha por vez, até que a bola de massa pareça lisa, redonda e seca, e circule bem na forma. Deixe que a farinha esteja completamente misturada na massa antes de fazer mais ajustes. Polvilhe um pouco mais de farinha, se necessário. Para evitar que o calor escape, abra a tampa da panificadora apenas para adicionar farinha.

Se a bola da massa estiver muito seca

Se a bola da massa parecer dura, escamosa ou seca, a máquina de pão parece estar balançando muito, ou você ouve sua máquina de pão começar a fazer sons de “pancadas”, a bola da massa está muito seca. Para corrigir este problema, simplesmente polvilhe água morna, uma colher de chá de cada vez, até que a bola da massa pareça suave, redonda e seco, e circule bem na forma. Tenha cuidado para não adicionar muita água. Deixe que a água seja completamente misturada na massa antes de fazer quaisquer ajustes adicionais e mantenha a tampa fechada para manter o calor no máquina.

Para assar em altitudes elevadas

Se você mora acima de 3000 pés / 900 metros de altitude, você provavelmente já sabe como ajustar outras receitas como bolos e muffins. Altitudes mais elevadas tendem a:

  • deixar a farinha mais seca
  • fazer crescer a massa mais rapidamente

Para compensar, para preparar pão em alta altitude, recomendamos o seguinte:

Se a massa estiver seca demais

Aumente a quantidade de água para a receita, às vezes até 2 a 4 colheres de sopa. por xícara.

Se o Pão cresce muito

A redução da pressão do ar em altitudes elevadas faz com que os gases de fermento se expandam mais rapidamente e a massa cresça mais rapidamente. A massa pode subir tanto que, quando começa a assar, ele entrará em colapso devido ao excesso de estiramento da estrutura de glúten.

Para diminuir o aumento da massa:

  • reduza a quantidade de fermento. Para cada colher de chá de fermento, tente reduzir o fermento em 1/8 a 1/4 colher de chá de cada vez, até encontrar o montante certo
  • reduza a quantidade de açúcar. Para cada colher de sopa de açúcar, reduza o montante em 1 a 2 colheres de chá por vez, até encontrar o montante certo
  • Você também pode reduzir a quantidade de líquido em uma ou ou duas colheres de chá por vez, até encontrar o montante certo 

Importante: algumas experiencias serão necessárias ao usar sua máquina de pão em altitudes elevadas.

Aguarde 15 minutos

Para obter melhores resultados, aguarde quinze minutos antes de cortar; o pão precisa de tempo para esfriar.

Armazenando – Mantendo o seu pão fresco

Não há conservantes no seu pão caseiro, portanto armazene o pão depois de frio em uma bolsa de plástico levemente selada por até 3 dias. Se desejar, coloque uma haste de aipo no saco para manter o pão fresco por mais tempo. Armazenar na geladeira faz com que o pão resseque mais rápido.

Congelando

A massa pode ser congelada após o primeiro crescimento, molde as bolas e congele. Uma vez congelados, coloque-os em sacos fechados (ziploc). Ao descongelar, siga as etapas de preparação após o primeiro crescimento.

Para congelar o pão fresco, deixe esfriar completamente antes de ensacar (em saco plástico duplo) e congelar.

Retire o pão do congelador e deixe descongelar na geladeira até não estar mais congelado (pelo menos 6 horas ou durante a noite para um pão inteiro e 2 a 3 horas para fatias individuais). Aqueça o seu forno em 380F (190C) e esquente o pão por 3 a 5 minutos.

A massa crua dura 6 meses e assada 3 meses.

Usando a programação (Delay Timer)

Você pode “atrasar” o tempo que sua máquina começa a preparar o pão, para ter um pão fresco quando você se levanta pela manhã ou quando chega do trabalho.

Recomendamos que, antes de usar a programação (Delay Timer), você experimente algumas receitas. Use receitas que tenham produzido bons resultados para você no passado.

Importante: Você não pode usar a programação (Delay Timer) para configurações de preparo rápido – pão em menos de 1 hora (“Express Bake”).

Antes de usar a programação (Delay Timer):

  1. Adicione todos os ingredientes da receita à forna.
  2. Selecione a configuração correta para o tipo de pão que você está fazendo (francês, doce, etc.).
  3. Selecione a cor.

Cuidado: não use receitas com ingredientes que possam estragar, tais como ovos ou leite.

Para definir a programação (Delay Timer):

  1. Conte quantas horas e minutos há entre agora e quando quiser pão pronto, assado. Por exemplo, se for 8:00 da manhã. e você quer pão pronto para jantar às 6:00 da tarde. Isso é 10 horas.
  2. Use o botão “Temporizador para cima” (“Timer Up”) para avançar o tempo em incrementos de 10 minutos. No nosso exemplo, você fará isso até o temporizador ler “10:00.” Se necessário, use o botão “Temporizador para baixo”  (“Timer Down”) para diminuir o tempo. (Para avançar rapidamente o tempo, basta pressionar e manter pressionado os botões “Timer Up / Down”)
    Importante: Se você cometeu um erro ou deseja começar de novo, pressione e mantenha pressionado o botão “Iniciar/Parar” (“Start/Stop”) até ouvir um sinal sonoro. O visor mostrará a configuração original e o tempo de ciclo. O temporizador de atraso é cancelado e você pode começar de novo.
  3. Quando a programação (Delay Timer) estiver definida onde você deseja, certifique-se de pressionar o botão “Iniciar/Parar” (“Start/Stop”). O sinal de dois pontos (:) piscará para indicar que está funcionando e seu pão estará pronto no horário planejado.

Observação: As horas e minutos de atraso serão adicionados aos tempos pré-programados para o programa específico. O tempo indicado no visor é o tempo até o final do ciclo.

Importante: Ao usar a programação (Delay Timer) durante períodos de tempo quente, você pode reduzir o líquido na sua receita em 1 ou 2 colheres de sopa. Isto é para evitar que a massa suba demais. Você também pode reduzir o sal por 1/8 ou 1/4 de colher de chá e tente cortar a quantidade de açúcar que você usa em 1/4 de colher de chá por vez.

Ingredientes frescos em primeiro lugar com a função de atraso de cozimento

Cuidado: NUNCA use a programação (Delay Timer) ao usar ingredientes perecíveis, como leite, ovos, frutas, iogurte, queijo, etc.!

Use Ingredientes Frescos

Certifique-se sempre de que os ingredientes estão frescos. Os motivos são:

Farinha – Se você armazenou sua farinha há muito tempo, pode estar úmida, de absorver a umidade ou seca, dependendo da área do país em que você mora. Recomendamos o uso de farinha de pão fresca.

Fermento – Fermento fresco é provavelmente o ingrediente mais importante na preparação de pão. Se o fermento não estiver fresco, seu pão pode não crescer. É melhor comprar fermento novo do que correr o risco com um fermento que foi armazenado há muito tempo.

Se você não tem certeza do frescor de seu fermento, você pode testar se o fermento está a fresco antes de usar:

  1. Basta encher um copo com água morna, depois adicione e mexa 2 colheres de chá de açúcar.
  2. Polvilhe algumas colheres de chá de fermento na superfície da água e aguarde.
  3. Após 15 minutos, o fermento deve espumar e deve haver um odor distinto. Se nenhuma das reações acontece, o fermento está velho e deve ser jogado fora.

Botão “Iniciar/Parar (“Start/Stop”)

Importante: Não pressione o Botão “Iniciar/Parar (“Start/Stop”) ao fazer pão porque isso cancelará todo o ciclo e você precisará começar do zero.

go to top


Veja também:


Faminto por mais? Um novo artigo e/ou receita todas as sextas! Volte sempre para verificar!!!

* “A ingestão dietética prolongada de glúten não foi associada ao risco de doença cardíaca coronária. No entanto, evitar o glúten pode resultar em um consumo reduzido de grãos integrais benéficos, o que pode afetar o risco cardiovascular. A promoção de dietas sem glúten entre pessoas sem doença celíaca não deve ser encorajada” (traduzido do original em inglês: “Long term dietary intake of gluten was not associated with risk of coronary heart disease. However, the avoidance of gluten may result in reduced consumption of beneficial whole grains, which may affect cardiovascular risk. The promotion of gluten-free diets among people without celiac disease should not be encouraged.” disponível em: http://www.bmj.com/content/357/bmj.j1892)


* Conteúdo e imagens baseadas no Manual do Usuário das máquinas de pão Sunbeam e Oster CKSBBR9050-033 retirado de http://pdfstream.manualsonline.com/4/4d6633cb-086c-4456-b7d7-5abde3447520.pdf


Depois de fazer minhas receitas, adoraria ver suas criações, por favor, me avise! Deixe um comentário abaixo, tire uma foto e marque-a nas suas mídias sociais preferidas com hashtag #Fast2eat.

Todos os textos e fotografias no Fast2eat são protegidos por direitos autorais. Você pode compartilhar minhas receitas e fotos através das mídias sociais, desde que você vincule de forma proeminente para a publicação original. Você não precisa pedir minha permissão para vincular ao conteúdo publicado aqui, mas você precisa da minha permissão para publicar minhas receitas e fotos. Não use nenhum material deste site sem obter permissão prévia. Se você quiser publicar esta receita em seu site, por favor, inclua o link para esta postagem. E lembre-se, quando você adaptar minha receita, reconheça a fonte com “adaptado de …” informando a fonte com o link da minha receita.

Obrigada por ler e compartilhar.


Tem uma pergunta e/ou comentário?
Deixe um comentário público aqui. Dessa forma, outros leitores poderão ver as respostas à sua pergunta e/ou se beneficiarão dos seus comentários.
Role para baixo e você encontrará o formulário de comentário. Os comentários são verificados quase que diariamente de segunda a sexta e respondidos o mais rápido possível.
Por favor, não me envie por e-mail com perguntas ou comentários da receita. Não consigo acompanhá-los! Estou ansiosa para ouvir de você nos comentários.

go to top

 
Comments

No comments yet.

 
error

Já que você está aqui, posso pedir um favor? Seria muito bom se você pudesse por favor compartilhar esta receita (ou artigo) em suas mídias sociais. São apenas alguns cliques para você... mas significa o mundo para mim. Muito obrigada!!!