Pronto(a) para começar a cozinhar?
Bem-vindo(a) ao Fast2eat! Se você está procurando receitas fáceis de preparar, nutritivas, deliciosas e rápidas, então você está no lugar certo.
Convertendo uma receita de máquina de pão em uma receita manual
Suponha que você adora uma receita de panificadora, mas a sua máquina de pão está quebrada. Ou você precisaria de mais espaço em sua cozinha para outro gadget.
Felizmente, é relativamente fácil fazer qualquer receita de pão à mão, mesmo que seja escrita para uma máquina de fazer pão.
Para obter melhores resultados, aqui estão as etapas básicas para fazer a maioria dos pães com fermento à mão:
1. Teste o fermento
A fermentação é um método para garantir que o fermento esteja vivo e pronto para trabalhar na massa.
Teste o fermento
2. Junte os ingredientes e misture bem
Misture todos os ingredientes (adicione qualquer coisa muito fria ou muito quente por último).
Use inicialmente a mesma quantidade de líquidos e farinha conforme originalmente indicado na receita.
À medida que for trabalhando a massa, preste muita atenção à sua consistência e ajuste a receita conforme necessário, adicionando pequenas quantidades de farinha ou líquido para obter a consistência certa.
3. Sove a massa até ficar lisa e macia
Sovar a massa é onde a maioria dos “padeiros” novatos encontra seus maiores desafios.
Sovar é o processo de desenvolver a massa em uma bola lisa e elástica.
Sove a massa
4. Deixe crescer até dobrar
Cubra com filme plástico ou pano de prato em uma assadeira e deixe descansar por pelo menos 30 a 90 minutos em local morno até dobrar de tamanho.
Deixe crescer
5. Soque gentilmente ou dobre a massa para liberar bolhas de ar
É essencial tirar todo o ar da massa, ou você pode acabar com grandes bolsas de ar feias no pão, e ninguém quer isso.
Socar gentilmente e dobrar afetam a textura da massa de maneiras diferentes.
dobre a massa
6. Modele a massa
Quando sua bola de massa estiver pronta para ser moldada, você deve considerar o que vai assar no forno.
As receitas variam, então você já deve ter uma ideia. Existem tantas opções para moldar o pão. Com apenas algumas dicas de técnicas de modelagem e alguns exemplos de designs divertidos, você estará no caminho certo para fazer pão de nível profissional em pouco tempo!
Modele a massa
7. Coloque a massa em uma forma de pão ou em uma assadeira
Se estiver fazendo um pão de forma tradicional, borrife uma forma de pão com spray antiaderente, modele a massa para caber na forma de pão e coloque-a dentro.
Se estiver fazendo um pão redondo, pãezinhos ou “cobra”, prepare uma assadeira com papel manteiga e forme os pãezinhos como desejar. Você pode usar forminhas de muffin como opção.
8. Deixe crescer novamente até quase dobrar
Depois de terminar a forma final, você deve deixar a massa fermentar um pouco mais na bandeja do forno antes de assar.
Deixe crescer novamente
9. Acabamento da crosta – esmaltes, lavagens e coberturas (opcional)
Agora é a hora de fazer isso se você estiver cobrindo pães com sementes. Prepare esmaltes, lavagens e coberturas enquanto o forno está pré-aquecendo.
O acabamento da crosta é o toque especial do pão caseiro que o deixa tão gostoso com um aspecto lindo! Acrescenta sabor, afeta a aparência, e crocância da crosta, proporciona um acabamento atraente e adiciona umidade ao pão.
Se você não usar esmaltes ou lavagens, seu pão ficará com uma crosta mais fosca ou farinhenta. A lavagem dá uma cor bonita e um pouco de brilho.
Acabamento da crostaCoberturasPão artesanal
10. Asse o pão
Embora os ingredientes do pão afetem sua crosta até certo ponto, o cozimento é indiscutivelmente um fator mais significativo para saber se o pão é crocante, ou macio.
Ajustar a temperatura do forno e o tempo de cozimento pode produzir efeitos diferentes no pão, principalmente na crosta.
Assando o pão
11. Deixe o pão esfriar
O resfriamento adequado pode afetar a qualidade do pão.
Remova os pães assados para as gradinhas de esfriar. Deixá-los na forma para esfriar pode resultar em uma crosta de fundo encharcada.
Deixe descansar por pelo menos 15 a 30 minutos antes de cortar o pão.
Nunca esfrie o pão no forno. Suponha que o tempo de cozimento termine e o pão esteja no forno. Se você desligar o forno e deixar o pão esfriar no forno ainda próximo da temperatura de cozimento, você vai secar e possivelmente queimar o pão.
Embrulhe os pães apenas quando estiverem totalmente frios. Se você embrulhar quente, formará condensação, causando uma crosta encharcada e promovendo a deterioração.
Deixe o pão esfriar
12. Fatie o pão
Quando seu pão estiver pronto para fatiar, use uma faca elétrica ou uma faca serrilhada afiada com profundidade serrilhas. Isso tornará mais fácil e preciso cortar fatias uniformes.
O pão fatiado permite que o ar entre em contato com mais pão, o que faz com que o pão seque e envelheça mais rapidamente. Espere para cortar o pão até que esteja pronto para comê-lo para obter os melhores resultados.
Se pretende armazenar o pão, corte apenas a quantidade a ser consumida.
Fatie o pão
13. Guarde o pão
Depois de assar o pão, você precisa mantê-lo fresco o maior tempo possível até a hora de comê-lo ou servi-lo.
Armazene-o, bem embrulhado, em local fresco e seco à temperatura ambiente por vários dias ou congele-o para um armazenamento mais prolongado.
Nunca guarde pão na geladeira. Um erro comum é guardar o pão na geladeira. Você pode pensar que ficará fresco porque é frio, mas a refrigeração causa o efeito oposto. Levará muito tempo para desenvolver o mofo. Ainda assim, infelizmente, ele secará e envelhecerá aproximadamente seis vezes mais rápido do que se você o deixasse em um saco plástico em cima do balcão em temperatura ambiente.
Guarde o pão
14. Congele pão (opcional)
Se quiser preservar o sabor e as propriedades do pão, o ideal é congelá-lo. Mesmo que pareça estranho, congelar é melhor do que colocar pão na geladeira.
Congele tudo o que você acha que não vai comer dentro de 2 a 3 dias.
O pão congelado terá o mesmo sabor do pão acabado de assar. Congelar o pão parará seu relógio por alguns meses. Você reiniciará o relógio quando descongelá-lo.
Congele pão
Você fez uma receita do Fast2eat?
Adoro saber a sua opinião sobre a minha receita! Comente abaixo com sua experiência, tire uma foto, use #fast2eat e nos marque no
Instagram, Facebook, Pinterest e Youtube
Muito obrigada por ler, comentar, seguir e compartilhar.
Confira o que eu estive preparando!
Receitas mais recentes
Quer mais? Confira meu livro de receitas!
Você sabia que pode fazer mais do que pão na máquina de fazer pão? Meus livros de receitas explicam como fazer massa de pizza, massa fresca, bolo e, claro, pão em uma máquina de fazer pão. Com mais de 130 receitas, há algo para todos!
Não tem máquina de pão? Sem problemas! O livro contém um guia para converter todas as receitas da máquina de pão em receitas manuais. O guia também permite que você converta receitas manuais que talvez já tenha em receitas de máquina de pão.
Confira “Bread Machine Foolproof Recipes” (“Receitas infalíveis para máquinas de fazer pão”) e “Bread Machine Tips and Tricks” (“Dicas e truques para máquinas de fazer pão”) na Amazon!
“Como associada da Amazon, ganho com compras qualificadas.”
Faminto por mais? Siga-nos nas Redes Sociais!
Postamos novas receitas todas as sextas-feiras! Mantenha-se atualizado seguindo-nos no
Instagram, Facebook, Pinterest e Youtube!
Tem uma pergunta e/ou comentário? Por favor comente abaixo! Dessa forma, outros leitores poderão ver as respostas à sua pergunta e se beneficiarão dos seus comentários.
Estou ansiosa para ouvir de você nos comentários.
Você é o(a) mestre da cozinha da sua casa? E, o mais importante, você ama cozinhar?
Se a resposta for sim e SIM!, então Fast2eat adoraria apresentar você!