Como fermentar (deixar crescer) a massa de pão?

Como fermentar (deixar crescer) a massa de pão?

Pronto(a) para começar a cozinhar?

Bem-vindo(a) ao Fast2eat! Se você está procurando receitas fáceis de preparar, nutritivas, deliciosas e rápidas, então você está no lugar certo.

A fermentação — às vezes referido como crescimento — é o processo que permite o acúmulo de dióxido de carbono na massa, expandindo a massa a medida que cresce.


Primeira fermentação – Deixe crescer até dobrar


Como fermentar massa de pãoCubra com filme plástico ou pano de prato em uma assadeira e deixe descansar por pelo menos 30 a 90 minutos em local morno até dobrar de tamanho.

Tempos de fermentação

O tempo de fermentação varia conforme o tipo de massa que você usa, o tamanho do pão, a temperatura da cozinha, o clima e a umidade. Uma boa indicação de que cresceu o suficiente é se a massa dobrou de tamanho.

Pode variar de 30 minutos, em um ambiente quente, a 90 minutos, em um ambiente frio.

O tipo de massa determinará o período de crescimento necessário

A massa que contém leite ou produtos lácteos fermentará mais rapidamente do que a massa sem esses ingredientes. Isso ocorre porque o leite e os laticínios aceleram o processo de fermentação. Portanto, se essa massa for deixada crescer por muito tempo, ela pode facilmente estragar. A massa não deve conter leite ou outros derivados em sua composição caso você queira deixá-la fermentando por períodos prolongados.

A massa doce pode ser agonizantemente lenta. Porque o açúcar atrai a água e, quando está na massa do pão, retira a umidade do fermento — deixando o fermento com sede e incapaz de crescer. Se você estiver usando fermento normal não formulado para massa doce, o tempo de crescimento será maior em 30 minutos ou mais para cada crescimento.

A temperatura ambiente desempenhará um papel na rapidez com que ela sobe

Se o ar do ambiente estiver frio, a fermentação ocorrerá lentamente e a massa crescerá em um ritmo mais lento, exigindo mais tempo.

Se a massa for colocada em um local quente, ela fermentará rapidamente e não precisará de muito tempo para crescer o suficiente.

Temperatura de fermentação

Alguns problemas ocorrem quando a massa não está na temperatura certa ou não teve tempo suficiente para fermentar — isso ocorre porque o fermento não consegue concluir seu trabalho.

Um local quente e sem correntes de ar é recomendado para a fermentação, pois a temperatura estimula as reações do fermento.

A temperatura fria retardará a reação e uma temperatura muito quente iniciará o processo de cozimento e matará o fermento.

A temperatura ideal para fermentação é 26-30°C/80–85°F.

Fermentando na bancada

Para evitar que uma pele se forme do lado de fora, cubra a forma com um pano de prato limpo (use um úmido – mas não molhado).

Use uma toalha grande de algodão com uma superfície lisa. Não use uma toalha felpuda. Ele grudará na massa e achatará o pão. Uma consequência ainda pior é que você pode acabar com o pão cravejado de pedaços de fiapos.

Você também pode usar um filme plástico borrifado com borrifador de cozinha ou azeite para evitar que grude quando crescer e deixe crescer em um local quente.

O tipo e o tamanho do filme plástico ou toalha usado para cobrir a massa também são importantes. Certifique-se de que é grande o suficiente para cobrir toda a massa, ou você terá uma forma de “crosta” e a massa não crescerá mais.

Fermentando em forno ligeiramente aquecido

Se o ambiente estiver frio e você quiser garantir que a massa cresça, pode colocá-la em um forno levemente aquecido.

  • Deixando a massa na bancada, aqueça o forno na temperatura mínima de 76°C/170°F por APENAS UM MINUTO e desligue-o — Isso é crucial! Defina um cronômetro para não esquecer. Mais de um minuto é muito tempo.
  • Leve a massa ao forno ligeiramente aquecido.
  • Cubra a massa com um pano de prato limpo ou um filme plástico borrifado com borrifador de cozinha.
  • Certifique-se de que permaneça úmido e coloque uma panela com água quente no ponto mais baixo do forno.
  • Defina o temporizador para 45 minutos.
  • Relaxe.
  • Quando o temporizador acabar, retire a massa do forno.

Fermentando na geladeira

Se não conseguir assar a massa nas horas seguintes após a sovar, se o tipo de massa permitir, pode colocá-la na geladeira e deixar crescer lentamente. Uma temperatura mais baixa evitará que a massa estrague por crescer muito ou azedar durante a fermentação.

Além disso, existem tipos de massa que você deve colocar na geladeira para o processo de fermentação ou refrigerar quando terminar de crescer.

O frio da geladeira retardará o crescimento do fermento o suficiente para lhe dar 24 horas de espaço para respirar.

Deve ter fermentado lentamente durante a noite, mas precisa de algum tempo para crescer. De manhã, retire a massa e deixe-a atingir a temperatura ambiente antes de assar.

  • Cerca de uma a duas horas na bancada
  • Ou leve ao forno levemente aquecido (76°C/170°F por APENAS UM MINUTO e DESLIGUE) por cerca de 30 minutos.

Como saber se a massa está pronta

A massa deve ficar macia e almofadada.

Você saberá que sua massa está perfeitamente fermentada se você cutucá-la.

Antes de trabalhar no formato, verifique. Enfarinhe os dedos indicador e médio e cutuque suavemente as laterais da massa.

  • Se a indentação voltar, você saberá que precisa de um pouco mais de tempo.
  • Se voltar lentamente, está pronto para ser moldado.
  • Você saberá que sua massa está super-fermentada se, quando cutucada, ela nunca voltar.

A massa do pão não deve fermentar por muito tempo

Quando a massa é deixada em condições quentes por longos períodos ou durante a noite, quer contenha laticínios ou não, ela ficará azeda devido à fermentação excessiva.

Além do sabor, a textura do pão também sofrerá modificações significativas. Pode ficar muito denso, quebradiço ou pegajoso, em vez de ter uma textura macia, mas mastigável.

É falso acreditar que quanto mais você deixar a massa crescer, maior ficará o seu pão. Pelo contrário, uma massa que leveda muito tempo produzirá um pão menor.

Pouca fermentação ou excesso de fermentação

Em termos de qualidade, a fermentação define o sabor do pão resultante.

Sua massa pode ter pouca fermentação ou excesso de fermentação.

Fique de olho nisto. Esta etapa é crucial.

Com pouca fermentação, você terá pão pegajoso ou achatado

Se a massa não fermentar o suficiente, seu pão ficará compacto e menor do que deveria.

Se tiver excesso de fermentação, pode cair ou ter um grande buraco no meio

Com o excesso de fermentação, o pão terá pouca resistência, resultando em um pão murcho ou esfarelado. Esta massa irá desmoronar durante o cozimento ou assim que você a pegar. Considerando que a massa costuma ser amassada mais uma vez após levedada para dar a forma desejada, isso não será possível com uma massa muito crescida.

Você pode só perceber seu erro após cortar o pão assado.

O que você faz se esqueceu a massa e ela tiver excesso de fermentação ou crescida demais?

Quando a massa estiver fermentado por muito tempo e as bolhas de ar estourarem. O processo de fermentação pode afetar o sabor do futuro pão depois de tantas horas.

Para resgatar a massa super-fermentada, pressione a massa para remover o gás e, em seguida, remodele e deixe crescer novamente.


Segunda fermentação – Deixe crescer novamente até quase dobrar


Segunda fermentaçãoDepois de terminar a forma final, você deve deixar a massa fermentar um pouco mais na bandeja do forno antes de assar.

Cubra com um pano de prato. Deixe crescer em um lugar quente até dobrar de tamanho, aproximadamente 30 a 90 minutos. O tempo de crescimento depois de moldado e colocado na assadeira varia de acordo com a receita, temperatura e nível de umidade da sua cozinha. A duração do processo influenciará seu produto final.

Uma boa indicação de que cresceu o suficiente é se a massa cresceu um pouco, cerca de 2,5 cm, acima do topo da forma ou se dobrou de tamanho. Pode variar de 30 minutos, para um pão pequeno, a 90 minutos, para um pão de forma.

A temperatura ideal de crescimento é 26-30°C/80–85°F.

Levar à geladeira para fermentação lenta depois de modelar

Se você ficar sem tempo para assar o pão depois de moldá-lo, borrife um filme plástico com spray antiaderente e cubra a massa do pão.

Coloque-o na geladeira. O frio da geladeira retardará o crescimento do fermento o suficiente para lhe dar 24 horas de espaço para respirar.

Deve ter subido lentamente durante a noite, mas precisa de algum tempo para subir. De manhã, retire a massa e deixe-a atingir a temperatura ambiente antes de assar.

  • Cerca de uma a duas horas na bancada
  • Ou leve ao forno levemente aquecido (76°C/170°F por APENAS UM MINUTO e DESLIGUE) por cerca de 30 minutos.

Você fez uma receita do Fast2eat?

Adoro saber a sua opinião sobre a minha receita! Comente abaixo com sua experiência, tire uma foto, use #fast2eat e nos marque no

Instagram, Facebook, Pinterest e Youtube

Muito obrigada por ler, comentar, seguir e compartilhar.

go to top

Confira o que eu estive preparando!

Receitas mais recentes


Quer mais? Confira meu livro de receitas!

Você sabia que pode fazer mais do que pão na máquina de fazer pão? Meus livros de receitas explicam como fazer massa de pizza, massa fresca, bolo e, claro, pão em uma máquina de fazer pão. Com mais de 130 receitas, há algo para todos!

Não tem máquina de pão? Sem problemas! O livro contém um guia para converter todas as receitas da máquina de pão em receitas manuais. O guia também permite que você converta receitas manuais que talvez já tenha em receitas de máquina de pão.

Confira “Bread Machine Foolproof Recipes” (“Receitas infalíveis para máquinas de fazer pão”) e “Bread Machine Tips and Tricks” (“Dicas e truques para máquinas de fazer pão”) na Amazon!

 

 

 

 

 

“Como associada da Amazon, ganho com compras qualificadas.”


go to top

Faminto por mais? Siga-nos nas Redes Sociais!

Postamos novas receitas todas as sextas-feiras! Mantenha-se atualizado seguindo-nos no

Instagram, Facebook, Pinterest e Youtube!


Tem uma pergunta e/ou comentário? Por favor comente abaixo! Dessa forma, outros leitores poderão ver as respostas à sua pergunta e se beneficiarão dos seus comentários.

Estou ansiosa para ouvir de você nos comentários.

go to top

Você é o(a) mestre da cozinha da sua casa? E, o mais importante, você ama cozinhar?

Se a resposta for sim e SIM!, então Fast2eat adoraria apresentar você!

Saiba mais

 
Comments

No comments yet.

 
error

O https://fast2eat.com/ (em inglês) está com uma interface mais moderna e novos artigos revisados. Enquanto estamos fazendo a tradução para o português você pode acessar o conteúdo que ainda não está disponível aqui em inglês ou usando o tradutor do seu navegador.