Como guardar pão

Como guardar pão

Pronto(a) para começar a cozinhar?

Bem-vindo(a) ao Fast2eat! Se você está procurando receitas fáceis de preparar, nutritivas, deliciosas e rápidas, então você está no lugar certo.

Guardando o pão

Storing the breadTodo mundo sabe que a melhor maneira de comer pão caseiro é comê-lo no dia em que foi feito. É perfeito, mas nem sempre possível.

Se você não planeja comer logo após assá-lo, guarde corretamente para mante-lo fresco o máximo possível até a hora de comê-lo ou servi-lo.

Certifique-se de que o pão esfriou completamente antes de guardá-lo

Pão quente ou morno, quando armazenado, vai suar, o que pode deixar o pão empapado, fazendo com que mofe muito rapidamente.

A temperatura interna do pão deve atingir 35°C/95°F, o que normalmente leva de 2 a 3 horas em temperatura ambiente.

Como você armazena pão caseiro?

Você tem algumas opções que dependem das circunstâncias. A melhor escolha para armazenar pão depende de quando você planeja comê-lo.

  • Você pode armazenar o pão em temperatura ambiente (20-22°C/68-72°F), o que maximiza o tempo em que o pão permanece fresco e macio. Armazene o pão fresco hermeticamente fechado (sacos de plástico com fecho ou recipientes de plástico ou caixa de pão ou saco de pano) num local fresco e seco até 3-5 dias..
  • Para um armazenamento mais prolongado, coloque-o duplamente embrulhado no freezer.

Nunca guarde pão na geladeira

Um erro comum é guardar o pão na geladeira. Você pode pensar que ficará fresco porque é frio, mas a refrigeração causa o efeito oposto. Levará muito tempo para desenvolver o mofo. Ainda assim, infelizmente, ele secará e envelhecerá aproximadamente seis vezes mais rápido do que se você o deixasse em um saco plástico em cima do balcão em temperatura ambiente.

Quanto tempo dura o pão caseiro?

O pão caseiro sempre terá o melhor sabor no dia em que for feito. Ele tende a secar após cerca de 3 dias. Mas pode permanecer bom por até 3 a 5 dias se armazenado em condições ideais protegido do ar, mofo e insetos.

Por que o pão comprado em loja dura mais?

Pão caseiro não contém conservantes (uma coisa boa) encontrados em pão comprado em loja. No entanto, como não contém conservantes, não dura tanto quanto o pão comercial e tende a secar e envelhecer mais rapidamente do que o pão comercial.

Por que é melhor que pão com conservantes?

Existem muitas razões para cozinhar em casa, e a saúde é um exemplo. Você deseja evitar o pão do supermercado quando prefere pão saudável e nutritivo. Embora o pão de uma padaria seja um pouco melhor, ainda não é tão benéfico quanto o pão caseiro.

O pão caseiro é muito mais saudável do que o pão pronto. Não contém quaisquer ingredientes não naturais. Ao assar o seu próprio, você pode acomodar suas preferências pessoais adicionando, omitindo ou substituindo alguns ingredientes. E toda a sua família vai preferir o sabor do pão caseiro.

A única desvantagem do pão sem conservantes é que ele pode estragar muito mais rápido.

A solução inteligente é adotar a melhor abordagem ao armazenar o pão por alguns dias ou semanas.

O que faz com que o pão caseiro estrague mais rápido?

O pão dura mais se armazenado em temperatura ambiente.

O calor seca e promove o crescimento de fungos e bactérias quando úmido.

A luz ajuda alguns fungos a crescer.

Alta umidade alimenta o crescimento de fungos. Se desejar, especialmente para ambientes úmidos, coloque um talo de aipo no saco para manter o pão fresco por mais tempo.

O pão sem glúten é mais propenso a mofo do que o pão convencional.

Massa contendo ovos e leite é muito perecível.

Qualquer coisa que promova o crescimento bacteriano fará com que o pão estrague mais rápido. Isso significa que você não deseja adicionar manteiga ao topo do pão e deixar tudo descansar durante a noite. Isso também significa que você não deseja adicionar açúcar ou glacê ao topo de seu pão ou muffins, a menos que esteja prestes a comê-lo.

Não coloque o pão quente em um recipiente fechado; espere até que esfrie. Isso inclui uma caixa de pão fechada.

O vapor que sai do pão condensa em qualquer superfície ao seu redor. Ironicamente, é por isso que as caixas de pão têm orifícios de ventilação. Um pouco de ar não vai prejudicar o pão, mas muito o resseca.

O pão vai estragar mais rápido se você não amarrar o saco plástico. Torcer o saco plástico e dobrá-lo sob o pão é melhor do que deixar o saco aberto, mas ainda reduz a vida útil do pão.

Não guarde o pão na embalagem em cima da geladeira. Coloque-o no balcão ou em outro lugar. O calor residual da geladeira irá secá-lo mais rapidamente.

Nunca guarde o pão em uma embalagem de papel. Esse papel deixa escapar a umidade e vai secar.

Como você pode prolongar naturalmente a vida útil do seu pão caseiro?

Como fazem os padeiros comerciais, o pão caseiro pode ficar macio e úmido por vários dias? Eles adicionam um ingrediente para mantê-lo assim?

Em teoria, adicionar sal ajudará a matar bactérias e mofo, mas isso altera a textura e o sabor do pão. A quantidade de gordura que seu pão contém afetará sua vida útil, pois a gordura atuará como conservante. Pão com gordura durará mais tempo. O pão francês estraga muito rápido. O pão integral dura mais tempo.

Infelizmente, você não pode adicionar nada ao pão para torná-lo tão estável quanto o pão comercial. Há algumas coisas, no entanto, que você pode fazer para garantir que o pão caseiro permaneça fresco.

Aqui estão algumas dicas para ajudar a manter seu pão fresco com mais sucesso.

É melhor guardar o pão em local fresco e escuro.

Nunca guarde o pão deixando-o aberto e exposto à atmosfera. Isso expõe o pão à secura, mofo, bactérias e tudo mais do qual você deseja protegê-lo. Isso também permite que as moscas pousem nele e os cães o lambam ou comam.

A boa notícia é que normalmente a caixa de pão é boa o suficiente. Além disso, colocar em um saco plástico em uma despensa ou armário escuro também é bom.

Recipiente de plástico hermético ou saco selável

Depois que o pão esfriar até a temperatura ambiente, ele precisa ser colocado em um recipiente fechado. Pode ser uma caixa de pão ou um saco plástico.

Isso não impedirá que partículas de mofo no ar causem o crescimento de mofo, mas permanecerá macio o maior tempo possível. A umidade natural do pão ficará presa dentro do plástico.

No entanto, esteja ciente de que armazenar o pão francês em um recipiente ou em um saco plástico fará com que as crostas amoleçam. O pão francês fica melhor armazenado em saquinhos de pano.

cloth bread bagBolsa/saquinhos de pano

Outra opção é uma bolsa de pano. Você pode encontrar sacos de pano feitos especificamente para armazenar pão ou fazer o seu próprio. Um saco de algodão manterá seu pão fresco se você armazená-lo por um curto período.

Caixa de pão

Use uma toalha de algodão ou linho para embrulhar o pão e coloque-o na caixa de pão.

Uma caixa de pão é uma boa escolha se você for usar o pão em poucos dias. Embora o pão não deva durar muito tempo, as caixas de pão mantêm o pão fresco por mais tempo do que outros métodos populares de armazenamento. Pode manter o seu pão fresco e saboroso entre 4 dias e 1 semana. Isso supondo que ele esteja armazenado adequadamente assim que você puder guardá-lo.

As caixas de pão são um pouco mais frescas, pois bloqueiam o sol e as luzes elétricas.

A caixa ideal vai deixar circular um pouco de ar, ser resistente e manter-se facilmente fechada. Ela tem uma tampa apertada para retardar a secagem do pão, deixando entrar ar suficiente para reduzir a condensação, retardando o desenvolvimento de mofo.

No entanto, as caixas de pão não devem ser consideradas parte da decoração da sua casa. Elas têm um propósito prático. Como o objetivo de uma caixa de pão é manter o pão fresco, existem locais melhores do que sua cozinha. Você não deve manter sua caixa de pão em uma bancada exposta ao calor da cozinha e à luz solar direta. Ao usar o fogão ou forno, o calor deixará a cozinha muito úmida para o pão. Ele perderá rapidamente o frescor e poderá desenvolver mofo.

Se você usar uma caixa de pão, encontre um local mais apropriado. Você pode ter um armário separado ou um armário em outra sala. O local escolhido deve ser fresco, escuro e livre de umidade e excesso de umidade.

Observação: colocar pão seco na caixa de pão significa que você não fará muito mais do que proteger o pão de pragas.

Certifique-se sempre de que a caixa de pão está limpa

Certifique-se sempre de que a caixa de pão esteja limpa de migalhas e detritos, pois a podridão dessas partículas de comida se espalhará para qualquer coisa que você colocar nela.

Se o seu pão estiver mofando muito mais rápido do que o esperado, você pode ter esporos de mofo na caixa do pão. Geralmente, esse é o caso se o problema começou a ocorrer e é mais provável em caixas de pão de madeira.

Nesse caso, você pode limpar a caixa de pão, desinfetá-la, deixá-la secar e depois voltar a usá-la. Ou você pode substituir a caixa de pão por uma limpa.

Saco de papel NÃO é uma boa opção

Paper bag Algumas pessoas usam sacolas de papel. Embora essa abordagem seja comum em padarias, você não gostará dos resultados de seu pão caseiro.

Se você usar papel, o ar entrará no saco. O pão ficará seco ou velho se não for consumido imediatamente.

Você pode usar um saco de papel se colocá-lo em uma caixa de pão, mas um saco de papel por si só não manterá seu pão fresco. Em vez de macio, ficará seco. Se você não quer pão velho e sem gosto, este é um método de armazenamento a ser evitado.

Guardar o pão num local quente

Em um saco plástico

Seria melhor não armazenar o pão em um saco plástico em um local muito mais quente do que a temperatura ambiente padrão (20-22°C/68-72°F).

Se o pão ainda não tiver expelido o excesso de umidade antes de ser colocado em um saco, ele se tornará um terreno fértil para o mofo. E o dano é agravado por temperaturas mais altas.

Em um saco de papel (ou pano)

Se você armazenar o pão em um saco de papel (ou de pano), ele poderá ser comestível por até 12 horas num local quente a cerca de 38°C/100°F.

Observe que ele deve ser selado. Se for exposto ao ar a essa temperatura, secará e promoverá o crescimento de fungos e bactérias por causa das temperaturas mais altas. Por esse motivo, você não deseja armazenar o pão em um forno quente.

Isso significa que você pode armazenar o pão no mesmo local quente em que deixou a massa crescer, embora precise ser protegido do mofo e das bactérias do ar.

Você pode armazenar pão em uma gaveta de aquecimento?

Suponha que você acabou de fazer pãezinhos ou um pedaço de pão francês. Você quer manter o pão quente até o jantar. A parte difícil é manter a textura perfeita.

Coloque o pão em uma gaveta do forno aquecido a até 50-60°C/110-120°F. No entanto, ele precisa ser coberto (com papel ou pano) para ajudar a manter sua umidade.

E, idealmente, você coloca o pão lá imediatamente depois de assá-lo, para que ainda esteja basicamente esfriando. Então você pode colocá-lo na mesa pouco antes de servir a todos.

Conservar o pão a uma temperatura mais fria

Em temperaturas mais frias, você corre o risco de o pão secar mais rápido do que o desejado se não for coberto adequadamente. Isso ocorre porque cristaliza ou envelhece mais rapidamente do que em temperaturas mais quentes – abaixo da temperatura ambiente (20-22°C/68-72°F).

Novamente, Nunca guarde seu pão na geladeira

O pior cenário é guardar o pão na geladeira. Em teoria, colocar o pão na geladeira o manterá seguro para comer por mais tempo, pois você retardará o crescimento de fungos e bactérias; no entanto, o amido cristalizará e o pão envelhecerá mais rapidamente. Você acaba com pão seco que é seguro para comer, mas adequado apenas para pudim de pão, recheio e alguma outra receita alternativa em vez de sanduíches.

Resumindo, NÃO tente colocar o pão na geladeira para prolongar sua vida útil. Congele ou armazene em local fresco e seco à temperatura ambiente.


Você fez uma receita do Fast2eat?

Adoro saber a sua opinião sobre a minha receita! Comente abaixo com sua experiência, tire uma foto, use #fast2eat e nos marque no

Instagram, Facebook, Pinterest e Youtube

Muito obrigada por ler, comentar, seguir e compartilhar.

go to top

Confira o que eu estive preparando!

Receitas mais recentes


Quer mais? Confira meu livro de receitas!

Você sabia que pode fazer mais do que pão na máquina de fazer pão? Meus livros de receitas explicam como fazer massa de pizza, massa fresca, bolo e, claro, pão em uma máquina de fazer pão. Com mais de 130 receitas, há algo para todos!

Não tem máquina de pão? Sem problemas! O livro contém um guia para converter todas as receitas da máquina de pão em receitas manuais. O guia também permite que você converta receitas manuais que talvez já tenha em receitas de máquina de pão.

Confira “Bread Machine Foolproof Recipes” (“Receitas infalíveis para máquinas de fazer pão”) e “Bread Machine Tips and Tricks” (“Dicas e truques para máquinas de fazer pão”) na Amazon!

 

 

 

 

 

“Como associada da Amazon, ganho com compras qualificadas.”


go to top

Faminto por mais? Siga-nos nas Redes Sociais!

Postamos novas receitas todas as sextas-feiras! Mantenha-se atualizado seguindo-nos no

Instagram, Facebook, Pinterest e Youtube!


Tem uma pergunta e/ou comentário? Por favor comente abaixo! Dessa forma, outros leitores poderão ver as respostas à sua pergunta e se beneficiarão dos seus comentários.

Estou ansiosa para ouvir de você nos comentários.

go to top

Você é o(a) mestre da cozinha da sua casa? E, o mais importante, você ama cozinhar?

Se a resposta for sim e SIM!, então Fast2eat adoraria apresentar você!

Saiba mais

 
Comments

No comments yet.

 
error

O https://fast2eat.com/ (em inglês) está com uma interface mais moderna e novos artigos revisados. Enquanto estamos fazendo a tradução para o português você pode acessar o conteúdo que ainda não está disponível aqui em inglês ou usando o tradutor do seu navegador.