Nhoque de mandioquinha com Pinçage (pure de tomate com Mirepoix) Fast2eat

Nhoque de mandioquinha com Pinçage (pure de tomate com Mirepoix) Fast2eat
Jump to Recipe

Pronto(a) para começar a cozinhar?

Bem-vindo(a) ao Fast2eat! Se você está procurando receitas fáceis de preparar, nutritivas, deliciosas e rápidas, então você está no lugar certo.

Além de ter uma bela cor, esse nhoque frito na frigideira também tem um sabor e uma textura incríveis.

Quando cozida, elas parecem que você adicionou um toque de açafrão; A mandioquinha fica bem amarela e desenvolve um sabor e aroma característicos de nozes e levemente adocicados, descritos como “uma mistura delicada de aipo, repolho e castanhas assadas”. A raiz cozida é macia, extremamente densa, crocante, com uma textura ligeiramente pegajosa.

É delicioso, e você vai adorar a facilidade com que esse prato fica pronto.

Frite o nhoque na manteiga, posso te dizer ser rápido e fácil, e se você tiver uma frigideira maior, pode colocar mais nhoque a cada vez que fritar, assim fica mais rápido.

Para o molho, use esse delicioso Pinçage (pure de tomate com Mirepoix). Simples e elegante e combina perfeitamente.

A mandioquinha (batata-baroa) é uma raiz vegetal comum no Brasil, e é muito, muito deliciosa… Eu adoro!

Você pode fazer todo tipo de coisa com mandioquinha, pão, escondidinho, sopas, purê, saladas, e esse delicioso nhoque.

O nhoque de mandioquinha é mais forte do que o normal com batata. Se você está em um país onde não consegue encontrar a mandioquinha, também pode prepará-la com diferentes tipos de purê de raízes, como aipim (mandioca/macaxeira), batata ou batata-doce, como substituto.

 


Você fez esta receita?

Adoro saber a sua opinião sobre a minha receita! Comente abaixo com sua experiência, tire uma foto, use #fast2eat e nos marque no

Instagram, Facebook, Pinterest e Youtube

Muito obrigada por ler, comentar, seguir e compartilhar.

Nhoque de mandioquinha com Pinçage (pure de tomate com Mirepoix) Fast2eat

Tempo de Preparo: 15 minutes
Tempo de cozedura: 20 minutes
Tempo Total: 35 minutes
Além de ter uma bela cor, esse nhoque frito na frigideira também tem um sabor e uma textura incríveis. É delicioso, e você vai adorar a facilidade com que esse prato fica pronto.
Para o molho, use esse delicioso Pinçage (pure de tomate com Mirepoix). Simples e elegante e combina perfeitamente.
Porções: 6 porções

Ingredientes

Para fritar

  • Manteiga

Modo de Preparar

  • Lave, descasque e corte cada mandioquinha (batata baroa) em 3 pedaços.
  • Você pode cozinhar por cerca de 15 minutos até ficar macio. Acho que cozinhar na água fervendo também pode funcionar, mas pode adicionar umidade extra à massa, então tome cuidado.
  • Transfira a mandioquinha para uma peneira grande e deixe a água escorrer bem.
  • Sobre uma tigela grande passe as mandioquinhas, ainda quentes, por um espremedor de batatas, ou amasse muito bem com um garfo.
  • O purê deve ser macio.
  • Tempere com sal, pimenta do reino e noz-moscada.
  • Adicione ¼ xícara da farinha para esfriar a mandioquinha - isso evita que, ao adicionar as gemas, elas cozinhem com o calor.
  • Adicione as gemas e amasse bem.
  • Adicione o resto da farinha aos poucos até chegar ao ponto.
  • A quantidade de farinha usada na receita pode variar - evite adicionar em excesso, pois a massa ainda absorverá a farinha durante a modelagem.
  • Para modelar o nhoque: polvilhe a bancada com farinha de trigo. Retire uma porção da massa e, com as mãos, faça rolos com cerca de 2,5 cm / 1 polegada (ou 1 cm / 0,4 polegadas se preferir menor) de diâmetro.
  • Com uma faca (ou espátula), corte os rolos em pedaços a cada 5 cm / 2 polegadas (ou 2 cm / 0,8 polegadas se preferir menor).
  • Transfira o nhoque para uma assadeira grande polvilhada com farinha e reserve.
  • Repita o processo com toda a massa.
  • Coloque uma frigideira antiaderente grande em fogo médio. Ao aquecer, adicione ½ colher de sopa de manteiga e adicione o nhoque. Deixe por 1 minuto de cada lado para dourar uniformemente.
  • Transfira para uma travessa e doure o restante do nhoque, adicionando manteiga a cada porção.
  • Regue o nhoque dourado com este delicioso molho Pinçage (extrato de tomate com Mirepoix). Sirva imediatamente.

Video

Notas

O que é Mirepoix ou Pincage?
Para começar, verifique meu artigo: Tudo sobre Mirepoix, Soffritto, Refogado e outras bases aromáticas. Eles iniciam receitas e lhes dão sabor.
A lista de aromáticos é longa e varia dependendo do prato a ser cozinhado.
Congelando o nhoque
Para congelar, é melhor fazer o nhoque menor do que fritar imediatamente. Faça rolos com cerca de 1 cm/0,4 polegadas de diâmetro. Com uma faca (ou espátula), corte os rolos em pedaços a cada 2 cm.
Depois de moldar os nhoques, distribua os nhoques crus em uma assadeira e coloque no freezer.
Depois de endurecido, transfira para um saco plástico e mantenha no freezer por até 3 meses.
Na hora de usar, vai do freezer para a panela: é só mergulhar em água fervente com sal.
Coloque uma panela grande com água em fogo alto. Assim que a água ferver, adicione 1 colher de sopa de sal.
Usando uma escumadeira, mergulhe cerca de 10 nhoques de cada vez na água fervente. Deixe cozinhar até que eles subam à superfície.
Unte uma assadeira grande com óleo. Retire o nhoque, escorra a água pela escumadeira e transfira para a assadeira untada com óleo.
Cozinhe o resto do nhoque.
O que é mandioquinha (batata-baroa)?
A mandioquinha (batata-baroa) é nativa da cordilheira dos Andes e é uma das raízes vegetais mais populares cultivadas comercialmente na América do Sul, especialmente no Brasil. Também pode ser encontrado em quantidades menores em Cuba, Porto Rico, Japão, Europa, América do Norte e Austrália.
As raízes da mandioquinha são muito duras para se comer crua. É mais adequado cozida, assada ou frita. Pode ser preparada da mesma maneira que as cenouras e as batatas.
Quando cozida, torna-se bem amarela e desenvolve um sabor e aroma característicos de nozes levemente adocicados, descritos como "uma mistura delicada de aipo, repolho e castanhas assadas".
A raiz cozida é macia, extremamente densa, crocante, com uma textura ligeiramente pegajosa.
Você pode fazer todo tipo de coisa com ela, pão, escondidinho, sopas, purê, saladas, nhoque...
É um dos tubérculos mais nutritivos e com baixo teor de carboidratos. A raiz de mandioquinha é uma excelente fonte de vitamina C e cálcio, contendo quatro vezes mais que a batata e contém um pouco de ferro. A raiz é altamente digerível (devido ao pequeno tamanho de seus grãos de amido), e também é uma boa fonte de fibra que pode ajudar a regular o sistema digestivo, e potássio, que ajuda a estabilizar os batimentos cardíacos. Ela contém propriedades antioxidantes para estimular o sistema imunológico.
A tonalidade amarela contém quantidades substanciais de pigmentos carotenóides, precursores da vitamina A, a tal ponto que o consumo excessivo de mandioquinha pode causar amarelecimento da pele, condição que não é considerada prejudicial.
Nomes comuns:
O nome arracacha (ou racacha) foi emprestado do Quechua em espanhol e é usado na região andina.
A planta também é chamada de:
  • Apio ou Apio criollo ("aipo crioulo") na Venezuela e em Porto Rico.
  • Zanahoria blanca ("cenoura branca") no Equador.
  • Virraca no Peru.
  • Mandioquinha ou batata-baroa na maioria das regiões do Brasil, mas outros nomes comuns em certas regiões desse país incluem batata-salsa, batata fiúza, cenourinha-branca e cenourinha-amarela ou simplesmente cenoura-amarela, entre outras. Seus nomes em português são geralmente derivados da semelhança da planta com outros vegetais e raízes bem conhecidos.
  • Às vezes é chamada de white carrot (cenoura branca) em inglês, mas esse nome pertence às variedades brancas da cenoura comum. Às vezes é chamada de Peruvian carrot (cenoura peruana) ou Peruvian parsnip (pastinaga peruana) em inglês.
Atenção: O formato é muito parecido com a cenoura branca (parsnip em inglês), mas a cor e o sabor são diferentes, a cenoura branca é mais branca e a mandioca é amarelada, cuidado para não cometer esse erro. Mandioquinha não é um vegetal comum nos países do norte.

“Como associada da Amazon, ganho com compras qualificadas.As compras feitas usando esses links não têm custo extra e fornecem alguns centavos para Fast2eat.”

Como você consegue uma refeição rápida e nutritiva na mesa no final de um dia atarefado?

Eu adoro criar refeições rápidas e saudáveis que podem fazer uma enorme diferença.

Refeição: Almoço, Jantar, Prato principal
Culinária : Brasileira, Francesa, Italiana
Keyword: batata baroa, Fácil, fácil de preparar, Gourmet, mandioquinha, Mirepoix, Mirepoix Marinara, molho de tomate mirepoix, nhoque, nhoque de batata baroa, Nhoque de batata baroa com Mirepoix, Nhoque de batata baroa com Pinçage, nhoque de batata baroa vegano, Nhoque de mandioquinha com Mirepoix, Nhoque de mandioquinha com Pinçage, nhoque de mandioquinha vegano, nhoque grelhado, nhoque na frigideira, Pinçage

Informação nutricional

Calories: 422kcal | Carbohydrates: 94g | Protein: 7g | Fat: 2g | Saturated Fat: 1g | Polyunsaturated Fat: 1g | Monounsaturated Fat: 1g | Cholesterol: 65mg | Sodium: 238mg | Potassium: 36mg | Fiber: 4g | Sugar: 5g | Vitamin A: 87IU | Calcium: 12mg | Iron: 1mg

As informações nutricionais são calculadas usando um banco de dados de ingredientes e devem ser consideradas uma estimativa. Nos casos em que várias alternativas de ingredientes são fornecidas, a primeira listada é calculada para nutrição. Guarnições e ingredientes opcionais não estão incluídos.

Lembre-se nos seguirTire uma foto, use #Fast2eat e marque @Fast2eatbr no Instagram.
Compartilhe no Facebook

go to top

Confira o que eu estive preparando!

Receitas mais recentes

Nhoque de espinafre e ricota Fast2eat
Como pequenas almofadas de alegria! Super delicioso e que derrete na boca. O nhoque com ricota é muito mais leve do que a versão com batata. Nesta versão ultra verde de espinafre, a massa é cremosa, leve e untuosa, com textura almofadada. Tem a proporção perfeita de espinafre para ricota e é ainda mais saboroso com queijo parmesão. Este é o nhoque de que o Popeye se orgulharia.
Veja esta receita
Canelone alla Fiorentina (espinafre e ricota) Fast2eat
Este é um clássico vegetariano. Leve e delicado, o Canelone alla Fiorentina é um prato tradicional da cozinha italiana recheado com ricota e espinafre e outros complementos saborosos. Uma receita clássica e infalível e favorita da família. Com seu saboroso recheio de ricota e espinafre, um prato delicado sabe satisfazer até quem não gosta muito de carne.
Veja esta receita
Pinçage (Mirepoix com extrato de tomate) Fast2eat
Pinçage é simplesmente mirepoix com pasta de tomate. É uma ótima opção para adicionar mirepoix a molhos. “Mirepoix”, ou seus semelhantes, são o que os chefs chamam de “aromáticos”, a mistura inebriante de vegetais e temperos na base de muitos pratos de temperatura quente em todo o mundo.
Um molho à base de tomate simples e infalível, de amplo uso.
Veja esta receita
Molho Bechamel (branco) Fast2eat
É o melhor molho para usar com qualquer lasanha e para servir sobre massas! Também é usado como base para outros molhos e uma variedade de receitas rápidas e caseiras, e é um molho versátil e essencial, fácil de fazer.
Veja esta receita
Lasanha Cremosa de Frango Fast2eat
O macarrão de lasanha direto ao forno não apenas economizam tempo – eles realmente ajudam a melhorar o sabor da lasanha. Eles são melhores do que aqueles que requerem cozimento prévio. Não precisam ser cozidos mas precisam estar completamente cobertos de molho quente.
Veja esta receita
Lasanha de Queijo e Presunto Fast2eat
Lasanha feita com presunto e queijo em Molho Bechamel (branco) e esse delicioso Pinçage (pure de tomate com Mirepoix).. Esta combinação clássica vem acompanhada de excelentes resultados nesta saborosa lasanha.
Veja esta receita
Abóbora spaghetti (Spaghetti Squash) Fast2eat
Abóbora spaghetti (Spaghetti Squash) é tão gostosa que você não sentirá falta da massa!
Veja esta receita
Escondidinho de mandioquinha (batata-baroa) com carne seca Fast2eat
O famoso Escondidinho de mandioquinha (batata-baroa) com carne seca é uma caçarola caseira e reconfortante que combina uma deliciosa combinação de camadas de purê de mandioquinha e um saboroso recheio de carne seca. É uma delícia e você vai adorar a facilidade com que este prato fica pronto.
Veja esta receita
Pão de batata baroa (mandioquinha) Fast2eat
Pão de batata baroa (mandioquinha) é fofo e cheiroso como uma nuvem de mandioquinha. Um pão fofinho e dourado cheio de sabor! Faça esta receita para o café da manhã, brunch ou lanche da tarde ou para a lancheira escolar!
Veja esta receita

Quer mais? Confira meu livro de receitas!

Você sabia que pode fazer mais do que pão na máquina de fazer pão? Meus livros de receitas explicam como fazer massa de pizza, massa fresca, bolo e, claro, pão em uma máquina de fazer pão. Com mais de 130 receitas, há algo para todos!

Não tem máquina de pão? Sem problemas! O livro contém um guia para converter todas as receitas da máquina de pão em receitas manuais. O guia também permite que você converta receitas manuais que talvez já tenha em receitas de máquina de pão.

Confira “Bread Machine Foolproof Recipes” (“Receitas infalíveis para máquinas de fazer pão”) e “Bread Machine Tips and Tricks” (“Dicas e truques para máquinas de fazer pão”) na Amazon!

 

 

 

 

 

“Como associada da Amazon, ganho com compras qualificadas.”


go to top

Faminto por mais? Siga-nos nas Redes Sociais!

Postamos novas receitas todas as sextas-feiras! Mantenha-se atualizado seguindo-nos no

Instagram, Facebook, Pinterest e Youtube!


Tem uma pergunta e/ou comentário? Por favor comente abaixo! Dessa forma, outros leitores poderão ver as respostas à sua pergunta e se beneficiarão dos seus comentários.

Estou ansiosa para ouvir de você nos comentários.

go to top

 
Comments

No comments yet.

 
error

Já que você está aqui, posso pedir um favor? Seria muito bom se você pudesse por favor compartilhar esta receita (ou artigo) em suas mídias sociais. São apenas alguns cliques para você... mas significa o mundo para mim. Siga Fast2eat no Instagram, Facebook e Pinterest. Muito obrigada!!!