Como escolho um bom queijo Brie?

Como escolho um bom queijo Brie?

Tenha em mente que essas dicas são da minha própria experiência. Não sou uma organizadora de eventos, nem sou uma sommelier ou uma profunda conhecedora de queijos (turophile). Eu apenas adoro queijo, vinho e passar tempo com meus amigos.

Felizmente, o Brie é um daqueles queijos que dão sinais de que já passou do seu auge.

Ao comprar Brie, não seja tímido. Pegue-o e cutuque-o um pouco.

Você saberá que o Brie está maduro o suficiente quando os lados “cedem um pouco” se você os apertar com cuidado – não deve ser firme – o que indica maturidade. A parte superior e inferior serão firmes. A casca deve ter uma cor esbranquiçada.

Além disso, (se puder) dê uma cheirada. Se você detectar um toque de amônia, deixe-o. O odor é um sinal claro de que o queijo está estragado.

No entanto, existe uma variedade mais envelhecida conhecida como Brie noir ou Brie preto que tem um sabor e cheiro mais fortes.

Aqui estão as coisas para procurar:

  • Compre Brie que não tenham mais de 2,5 cm de espessura. Os mais grossos serão maduros demais nas bordas e pouco maduros no centro.
  • Deve parecer que o queijo está ligeiramente saliente na casca.
  • Um Brie maduro demais tem uma casca acastanhada e gomosa.
  • Se você está comprando apenas uma fatia de Brie, procure um interior macio com um brilho acetinado.
  • O exterior deve ser firme, enquanto o centro deve ser elástico, mas não aguado. O Brie não maduro suficiente parecerá rígido quando pressionado suavemente com o dedo, enquanto o Brie maduro demais parecerá muito macio e escorrendo ao toque.
  • O queijo deve ter um odor adocicado. Brie maduro demais vai cheirar a amônia.

Em caso de dúvida, dirija-se a sua queijaria local e deixe-o fazer a seleção para você.

Qual é a diferença entre duplo creme e triplo creme Brie?

Ao comprar Brie, você notará diferentes variações, como Double Crème (duplo creme), Triple Crème (triplo creme).

A principal diferença é a quantidade de creme usada para fazer o queijo. O creme extra é adicionado a esses queijos antes que a coalhada seja formada. A diferença está no teor de gordura e na textura.

O Brie de duplo creme é o método típico, e o queijo deve ter entre 60 a 75% de gordura do leite.

Triplo Creme adiciona creme adicional ao queijo para uma textura ainda mais macia e rica. Queijo de triplo creme (ou Fromage triple-crème) contém mais de 75% de gordura na matéria seca.

Nota: Embora o termo “triplo creme” possa parecer ultra decadente, esses queijos ricos e amanteigados não engordam tanto quanto você imagina. O teor de gordura no queijo é medido em partes por matéria seca e, como grande parte do queijo macio é na verdade o peso da água, os sólidos de gordura são significativamente menores do que no queijo duro, como o parmesão. O Brie de triplo creme é realmente menos gorduroso do que o mesmo peso de um Gruyère envelhecido, devido inteiramente ao teor de umidade.

Qual devo usar?

Para consumir em temperatura ambiente, eu usaria queijo triplo creme. Triple Crème teria mais creme. Isso torna o sabor do Brie mais amanteigado e dá uma textura mais cremosa.

Se você estiver derretendo o queijo, lembre-se de que a gordura da manteiga derrete a uma temperatura relativamente baixa (32 a 35°C/90 to 95°F). Mesmo com os estabilizantes presentes em quase todos os queijos de supermercado, um creme triplo ficará líquido e pegajoso quando aquecido. Procure rodas rotuladas como “creme triplo” para o Brie assado mais derretido. Caso contrário, certifique-se de evitar uma seleção que seja creme triplo. Depois de assado, ficará muito líquido quando aberto. Assim sendo, selecione creme duplo.

Qual é a diferença entre Camembert e Brie?

Ambos são queijos macios com texturas cremosas semelhantes. Camembert tem um sabor e aroma mais pungente, terroso e fermentado, semelhante ao cogumelo. O Brie é mais suave, com um paladar amanteigado, noz e frutado. O Brie é mais denso com cerca de 65% de gordura do leite e o Camembert é menos denso com cerca de 45% de gordura do leite.

Leia mais:

Tudo sobre Brie

Potenciais benefícios do Brie para a saúde

Como escolho um bom queijo Brie?

Melhor maneira de comer Brie

Variações de sabores e comidas para harmonizar com Brie

Como assar Brie

Como servir Brie assado

O que beber com Brie?

Como fazer antecipadamente e armazenar Brie


O Brie é um queijo clássico com uma textura e história rica a condizer! Certamente adicionará um toque indulgente e sofisticado a qualquer refeição, tábua de queijos ou lanche sem ser muito avassalador. Uma vez que você sabe como comer Brie, há infinitas opções para usar seu sabor cremoso e desejável. Vá em frente e experimente o Brie de novas maneiras e compartilhe suas criações conosco marcando @fast2eatbr nas suas redes sociais.


Você fez uma receita do Fast2eat?

Adoro saber a sua opinião sobre a minha receita! Comente abaixo com sua experiência, tire uma foto, use #fast2eat e nos marque no

Instagram, Facebook, Pinterest e Youtube

Muito obrigada por ler, comentar, seguir e compartilhar.

go to top

Confira o que eu estive preparando!

Receitas mais recentes

Brie assado com massa folhada Fast2eat
Um queijo Brie cremoso e saboroso escorrendo de uma crosta dourada e amanteigada – o que poderia ser melhor? Este Brie assado é um aperitivo impressionante fácil, luxuoso, irresistível e agradável para uma festa com o mínimo de esforço. A montagem é simples: coloque o queijo Brie inteiro na folha de massa folhada, cubra, enrole, pincele e leve ao forno até derreter!
Veja esta receita
Brie assado com massa folhada Fast2eat
Filé mignon com Brie Fast2eat
Para muitos, existe uma relação direta entre comida sofisticada e esforço. Sem medo, tenha um prato de bife de filé mignon requintado com Brie em menos tempo do que o necessário para pedir uma pizza. O queijo derrete por todo o topo do bife, dando-lhe um molho cremoso que é simplesmente divino.
Veja esta receita
Massa Folhada com Brie e Geleia Fast2eat
Um aperitivo fácil extraordinário tão fácil de fazer e muito, muito saboroso para comer.
Veja esta receita

Quer mais? Confira meu livro de receitas!

Você sabia que pode fazer mais do que pão na máquina de fazer pão? Meus livros de receitas explicam como fazer massa de pizza, massa fresca, bolo e, claro, pão em uma máquina de fazer pão. Com mais de 130 receitas, há algo para todos!

Não tem máquina de pão? Sem problemas! O livro contém um guia para converter todas as receitas da máquina de pão em receitas manuais. O guia também permite que você converta receitas manuais que talvez já tenha em receitas de máquina de pão.

Confira “Bread Machine Foolproof Recipes” (“Receitas infalíveis para máquinas de fazer pão”) e “Bread Machine Tips and Tricks” (“Dicas e truques para máquinas de fazer pão”) na Amazon!

 

 

 

 

 

“Como associada da Amazon, ganho com compras qualificadas.”


go to top

Faminto por mais? Siga-nos nas Redes Sociais!

Postamos novas receitas todas as sextas-feiras! Mantenha-se atualizado seguindo-nos no

Instagram, Facebook, Pinterest e Youtube!


Tem uma pergunta e/ou comentário? Por favor comente abaixo! Dessa forma, outros leitores poderão ver as respostas à sua pergunta e se beneficiarão dos seus comentários.

Estou ansiosa para ouvir de você nos comentários.

go to top

 
Comments

No comments yet.

 
error

Já que você está aqui, posso pedir um favor? Seria muito bom se você pudesse por favor compartilhar esta receita (ou artigo) em suas mídias sociais. São apenas alguns cliques para você... mas significa o mundo para mim. Siga Fast2eat no Instagram, Facebook e Pinterest. Muito obrigada!!!