Farofa Brasileira sem glúten Fast2eat

Farofa Brasileira sem glúten Fast2eat
Jump to Recipe

Pronto(a) para começar a cozinhar?

Bem-vindo(a) ao Fast2eat! Se você está procurando receitas fáceis de preparar, nutritivas, deliciosas e rápidas, então você está no lugar certo.

Se você não sabe o que é farofa, estou aqui para mudar a sua vida e apresentar-lhe este acompanhamento sem glúten delicioso!

Farofa é uma receita de farinha de mandioca torrada que está entre os pratos mais tradicionais do Brasil e normalmente é encontrada em restaurantes brasileiros em todo o mundo. Quando se trata de deliciosa comida brasileira, a farofa é um alimento básico testado e comprovado.

A farinha de mandioca é um ingrediente seco que exige gordura.

Podemos prepará-lo de várias maneiras diferentes; com manteiga, azeite de oliva, cebola, alho e linguiça (ou bacon), ou pode ser deliciosamente vegano com apenas azeite de oliva, cebola, alho e vegetais opcionais. Para esta receita, escolhi os ingredientes mais básicos e comuns. Tem poucos ingredientes e demora menos de 15 minutos. Veja as notas para as variações.

A farofa é uma coisa importante para nós e tem um lugar extraordinário em todas as casas brasileiras, dos mais pobres aos mais ricos.

É um prato barato e muito fácil de preparar. É delicioso e adiciona um toque saboroso a qualquer prato.

Por ser a farofa considerada o acompanhamento oficial do Brasil, você vai encontrá-la servida com refeições variadas.

Fica excepcionalmente delicioso quando se mistura a farofa com o caldo aromatizado da feijoada!

Use-a para cobrir arroz com feijão, frango assado, porco, carnes, como este churrasco feito na Air fryer.

Para o aperitivo mais épico do Brasil, sirva sobre linguiça frita!

Durante as férias, você pode usá-la para rechear aves. Pense nisso como uma versão do recheio americano com pão, mas com muitos sabores brasileiros. Ao contrário de muitos brasileiros, não recheio meu peru assado. Sirvo minha Farofa à parte, como acompanhamento. É também um acompanhamento delicioso para o presunto (tender). Esses são os dois pratos típicos de Natal no Brasil.

Sério, churrasco brasileiro não é igual sem farofa. Geralmente é servido em churrascos junto com o molho vinagrete brasileiro.

Também é comumente encontrado servido com guisados como a moqueca.

Algumas pessoas comem puro na colher! (essa é uma ótima maneira de me fazer feliz!)

Farofa adiciona uma textura e sabor incríveis aos pratos. O brasileiro come quase tudo com uma boa Farofa. Experimente e diga-me se gostou!

A farofa pode ser encontrada comercialmente temperada, produzida e embalada, embora a versão caseira seja muito mais saborosa.

E se você nunca experimentou, aposto que está se perguntando – que gosto tem de farofa? – Acho que é justo dizer que, no geral, a farofa tem uma textura “crocante”, semelhante à farinha de rosca ou a grãos grandes do tamanho de trigo de quibe ou cuscuz, mas com muito mais sabor e um sabor muito suave tostado. Também pode ser defumado se adicionar bacon ou linguiça e muito aromático, pois quase sempre tem manteiga, alho e cebola. O que o torna tão bom é que a farinha de mandioca absorve os sabores das coisas com que você cozinha. É muuuuito bom! Isso vai fazer você querer mais!

Espero que você ame farofa tanto quanto eu! Bom apetite!


Você fez esta receita?

Adoro saber a sua opinião sobre a minha receita! Comente abaixo com sua experiência, tire uma foto, use #fast2eat e nos marque no

Instagram, Facebook e Pinterest

Muito obrigada por ler, comentar, seguir e compartilhar.

Farofa brasileira sem glúten Fast2eat
Tempo de Preparo: 5 minutes
Tempo de cozedura: 10 minutes
Tempo Total: 15 minutes
Se você não é brasileiro, nunca foi ao Brasil, ou nunca comeu em restaurante brasileiro antes, é natural que provavelmente não saiba o que é farofa.
Se você ainda não experimentou, FAÇA! Vale muito a pena. É tão gostoso e delicioso!
É farinha de mandioca torrada com temperos. Crocante e cheio de sabores, e, melhor ainda, fica pronto em menos de 15 minutos!
Porções: 8 porções

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) Azeite
  • 2 colheres (sopa) Manteiga - ou mais a gosto
  • 1 Cebola - picadinha
  • 1 colher (sopa) Alho - 4 dentes picados - ou mais a gosto
  • 2 xícaras Farinha de mandioca
  • Sal - a gosto
  • Pimenta - opcional a gosto
  • Páprica - opcional a gosto
  • Salsinha - picada
  • Cebolinha - picada

Modo de Preparar

  • Em uma frigideira grande, em fogo médio, adicione a manteiga e o óleo.
  • Adicione a cebola picada e refogue até ficar transparente, cerca de 2 min.
  • Nota: As cebolas precisam ser picadas finamente para dar sabor à farofa, em vez de competir em textura com ela.
  • Em seguida, adicione o alho e cozinhe até dourar.
  • Coloque a farinha de mandioca em uma panela grande e adicione esta mistura.
  • Tempere com páprica, sal e pimenta a gosto.
  • O segredo de uma boa Farofa é sempre a manteiga (e alho tostado). Se quiser adicione mais. Como diria Julia Child: “Com bastante manteiga, tudo é bom!
  • Abaixe o fogo para médio-baixo e deixe torrar, mexendo delicadamente e constantemente para torrar uniformemente e evitar queimar, por cerca de 3-5 minutos.
  • Assim que a farofa estiver bem e uniformemente tostada, retire do fogo. Para finalizar, adicione a salsa e a cebolinha e misture bem os ingredientes.
  • Transfira a farofa para um prato de servir e sirva quente ou em temperatura ambiente.

Notas

Farinha de mandioca
Para fazer a farofa, é preciso farinha de mandioca moída grosseiramente, com textura semelhante à do cereal farina.
A mandioca é um alimento básico na culinária brasileira e é usada de várias maneiras de norte a sul.
Na verdade, era usado muito antes de os portugueses colonizarem o país.
O índio brasileiro produzia sua própria farinha e a utilizava em muitas refeições.
Quando os portugueses colonizaram o Brasil, eles não tinham ideia do que era aquela farinha.
Mesmo assim, tornou-se um ingrediente essencial para os portugueses e escravos do país na época colonial.
Nos tempos atuais, a mandioca ainda é muito utilizada em diversos pratos, como o pirão e a farofa, e como acompanhamento do churrasco de picanha.
Ah, e a farofa também é um acompanhamento delicioso para peru assado e presunto ao mel, dois pratos típicos de Natal no Brasil.
Literalmente, toda parte da planta é aproveitada, das folhas às raízes - prova de que a mandioca é uma planta flexível.
Farinha de mandioca branca crua ou torrada?
Você pode encontrar farinha de mandioca crua ou torrada. A torrada tem um sabor mais forte, e costumo utilizá-la para fazer Farofa para economizar tempo. Porém, se você comprar a farinha de mandioca branca crua, comece torrando-a na frigideira. Em uma panela grande, asse em fogo baixo por cerca de 5 minutos ou até dourar. Retire imediatamente do fogo e reserve.
A farofa é sem glúten?
Sim!! A farofa é feita de farinha de mandioca naturalmente sem glúten.
Qual a diferença entre a farinha de mandioca e a farinha de tapioca?
Eles absolutamente NÃO são a mesmas coisa. Embora muitas receitas e embalagens usem esses nomes alternadamente, tapioca e mandioca são duas coisas diferentes.
Ambos os produtos são feitos de mandioca, uma longa raiz tuberosa frequentemente encontrada na culinária da América Latina e do Caribe.
A farinha de mandioca é uma farinha que incorpora toda a raiz. Para fazer a farinha, a raiz da mandioca é descascada, seca e moída na forma de farinha.
A farinha de mandioca é a raiz inteira com todos os seus nutrientes e fibra alimentar ainda intactos. Em essência, a farinha de mandioca é o verdadeiro alimento integral.
A farinha de tapioca é um amido extraído das raízes da mandioca. É constituído apenas pela parte amilácea (do amido) da planta.
Certifique-se de procurar farinha grossa de mandioca e não farinha de tapioca, pois não adianta.
A farinha fina definitivamente não é a mesma coisa. Se você tentar, basicamente irá absorver toda a gordura e “endurecer” e nunca obterá aquela textura crocante.
Guarde a sua farinha/amido de tapioca para fazer deliciosos pães de queijo!
Mandioca é a mesma coisa que aipim?
Sim, conforme mencionado acima, a farinha de mandioca é feita a partir da raiz da mandioca, também conhecida como aipim ou macaxeira.
Sobras
Depois de esfriar, a farofa pode ser armazenada na geladeira em um recipiente hermético por até 1 semana.
Variações
Existem inúmeras receitas de farofa. A receita pode variar dependendo do gosto individual do chef ou da região do Brasil onde é servido.
A maioria das receitas também contém quantidades variáveis de sal, carne defumada, algumas ervas, especiarias e condimentos para adicionar um sabor especial. Esta combinação de ingredientes proporciona um sabor rico em qualquer prato.
No entanto, os Chefs podem adicionar ou subtrair o que quiserem para fazer um prato de farofa personalizado.
Você pode ajustar a receita de acordo com seu gosto pessoal e adicionar sabores extras:
  • Alho, ervas e outras especiarias darão um cheiro suave e perfumado de nozes e levarão este acompanhamento para o próximo nível.
  • Linguiça defumada (ou bacon) em cubos é minha opção favorita; Eu sempre gosto de adicionar. Ele adiciona um crocante especial defumado à sua refeição. Se usar qualquer opção doce, o defumado da linguiça (ou bacon) compensa o sabor doce.
    • Não deixe de colocar a manteiga e o azeite para fritar a linguiça (ou bacon). Isso o torna realmente delicioso.
    • Em uma frigideira grande, leve ao fogo médio, acrescente manteiga, óleo e salsicha (ou bacon). Assim que a linguiça (ou bacon) estiver crocante e crocante, adicione as cebolas e refogue até ficarem transparentes, cerca de 2 minutos. Siga a receita básica a partir daqui.
    • Se você é vegano / vegetariano, pode simplesmente deixar o bacon de fora ou substituí-lo por salsicha vegana.
  • Nozes picadas ou amêndoas cortadas. Faz a Farofa ficar mais crocante e perfeita para ser servida com peru durante as festas de final de ano.
  • Frutas secas (geralmente passas) dão à farofa uma doçura sutil - Hidrate as passas em água morna por 5 minutos. Escorra antes de usar.
  • Ovos cozidos ou mexidos
  • Banana - para realmente aumentar as coisas, bananas são normalmente adicionadas à receita. Dá à farofa uma doçura sutil
  • Maçãs picadas
  • Azeitonas pretas picadas
  • Ameixas picadas
  • Couve
  • Carne seca
  • Óleo de dendê - Na Bahia, é comum que a farofa seja preparada com “óleo de dendê”, o que lhe confere um sabor mais forte e uma rica coloração amarela.
Onde posso comprar farinha de mandioca fora do Brasil?
A menos que você more em algum lugar com uma grande comunidade brasileira, portuguesa ou latina e haja uma loja brasileira, portuguesa ou latina perto de você, você provavelmente não a encontrará facilmente (ou de forma alguma) em sua mercearia local.
Felizmente, você pode comprá-lo na Amazon.
Uma vez que o encontrei em uma mercearia africana.
Se você não conseguir encontrar farinha de mandioca localmente, a farinha de milho é um bom substituto. Embora a autêntica farofa brasileira é feita com farinha de mandioca.

“Como associada da Amazon, ganho com compras qualificadas.As compras feitas usando esses links não têm custo extra e fornecem alguns centavos para Fast2eat.”

Veja as ofertas e descontos especiais da Amazon para leitores Fast2eat.

Amazon.com.brConfira Ofertas no Brasil
Amazon.comConfira Ofertas nos Estados Unidos
Amazon.caConfira Ofertas no Canada
Refeição: Acompanhamento
Culinária : Brasileira
Keyword: acompanhamento, acompanhamento de feijoada, Acompanhamento fácil, Brasil, caseiro, comida Brasileira, comida caseira, Fácil, fácil de preparar, farinha de mandioca, farofa tradicional, madioca, Rápido, rápido e fácil, receita Brasileira, refeição em 30 minutos, refeições de 30 minutos, sem amendoim, Sem glúten, sem grãos, sem lactose, sem laticínios, sem nozes, Sem ovos, sem soja, tradicional farofa Brasileira

Informação nutricional

Calories: 159kcal | Carbohydrates: 28g | Protein: 1g | Fat: 5g | Saturated Fat: 2g | Polyunsaturated Fat: 1g | Monounsaturated Fat: 2g | Trans Fat: 1g | Cholesterol: 8mg | Sodium: 28mg | Potassium: 31mg | Fiber: 1g | Sugar: 2g | Vitamin A: 89IU | Vitamin C: 3mg | Calcium: 53mg | Iron: 2mg
Lembre-se nos seguirTire uma foto, use #Fast2eat e marque @Fast2eatbr no Instagram.
Compartilhe no Facebook Compartilhe no Twitter

go to top

Confira o que eu estive preparando!

Receitas mais recentes

Feijoada Fast2eat
Feijoada é feita com uma variedade de produtos de porco e bovino salgados e defumados, refogados com cebola, alho e temperos até que tudo esteja tenro e saboroso. Um farto cozido de feijão preto que vai aquecer a sua alma! É servido com arroz, couve refogada, rodelas de laranja e coberto com farofa. É extremamente popular no Brasil. Muitas vezes é chamado de prato nacional do Brasil.
Veja esta receita
Arroz Branco Fast2eat Recipe
O arroz é uma parte muito importante da gastronomia brasileira e é servido pelo menos uma vez por dia. Aqui, pode estar sua resposta para fazer arroz delicioso, soltinho e fofo em casa.
Veja esta receita
Bife Suculento Perfeito na Air Fryer Fast2eat
Realmente não é preciso habilidade para criar o bife perfeito quando ele é cozido na air fryer (fritadeira a ar), é difícil acreditar que o bife pode sair tão surpreendentemente suculento e delicioso. Sem bagunça, sem salpicos de óleo, apenas o bife saboroso, preparado com perfeição!
Veja esta receita
Batata Doce Frita na Air Fryer Fast2eat
Você sabia que havia uma maneira de as batatas fritas serem realmente mais saudáveis? Fazer frituras de batata-doce na Air Fryer (fritadeira a ar) é muito mais saudável do que fritar e reduz a gordura e as calorias, sem sacrificar o sabor.
Veja esta receita
Presunto defumado (Tender) com molho de laranja Fast2eat
Assar um tender pode parecer um empreendimento monumental, mas confie em mim, não é. Usando um presunto/tender defumado cozido pode simplificar todo o processo.
Veja esta receita
Lombinho de Porco Marinado em Estilo Coreano Fast2eat
Uma receita inspirada coreana de lombo de porco marinado. Fácil, rápido e delicioso.
Veja esta receita
Escondidinho de mandioquinha (batata-baroa) com carne seca Fast2eat
O famoso Escondidinho de mandioquinha (batata-baroa) com carne seca é uma caçarola caseira e reconfortante que combina uma deliciosa combinação de camadas de purê de mandioquinha e um saboroso recheio de carne seca. É uma delícia e você vai adorar a facilidade com que este prato fica pronto.
Veja esta receita
Bolo de Aipim (Mandioca/Macaxeira) Fast2eat
Na maioria das receitas, o escondidinho é coberto com mandioca e queijo triturados. Eu prefiro aberta, por isso sempre brinco que o meu é aparecidinho 😉
Veja esta receita
Bolo de Aipim com Coco Fast2eat
Uma receita brasileira muito tradicional para um bolo sem glúten delicioso e molhadinho feito de aipim (macaxeira/mandioca) fresco e coco.
Veja esta receita
Bolo de Cenoura Fast2eat
É uma receita super simples e rápida e as cenouras são batidas no liquidificador, por isso é completamente suave. As cenouras adicionam a suavidade sutil perfeita e uma bela cor laranja.
Veja esta receita
Bolo de Chocolate Fast2eat
Este é o Bolo de chocolate mais rápido, fácil e surpreendente. Este é o bolo de chocolate com o qual você sempre sonhou! É tudo o que um bolo de chocolate deve ser.
Veja esta receita
Quindim Fast2eat
Não demora muito para se preparar, e na verdade é bastante fácil, mas peneirar as gemas e assar o quindim em banho-maria são duas etapas cruciais na receita.
Veja esta receita

Quer mais? Confira meu livro de receitas!

Você sabia que pode fazer mais do que pão na máquina de fazer pão? Meus livros de receitas explicam como fazer massa de pizza, massa fresca, bolo e, claro, pão em uma máquina de fazer pão. Com mais de 130 receitas, há algo para todos!

Não tem máquina de pão? Sem problemas! O livro contém um guia para converter todas as receitas da máquina de pão em receitas manuais. O guia também permite que você converta receitas manuais que talvez já tenha em receitas de máquina de pão.

Confira “Bread Machine Foolproof Recipes” (“Receitas infalíveis para máquinas de fazer pão”) e “Bread Machine Tips and Tricks” (“Dicas e truques para máquinas de fazer pão”) na Amazon!

 

 

 

 

 

“Como associada da Amazon, ganho com compras qualificadas.”


go to top

Faminto por mais? Siga-nos nas Redes Sociais!

Postamos novas receitas todas as sextas-feiras! Mantenha-se atualizado seguindo-nos no

Instagram, Facebook e Pinterest


Tem uma pergunta e/ou comentário? Por favor comente abaixo! Dessa forma, outros leitores poderão ver as respostas à sua pergunta e se beneficiarão dos seus comentários.

Estou ansiosa para ouvir de você nos comentários.

go to top

 
Comments

No comments yet.

 
error

Já que você está aqui, posso pedir um favor? Seria muito bom se você pudesse por favor compartilhar esta receita (ou artigo) em suas mídias sociais. São apenas alguns cliques para você... mas significa o mundo para mim. Siga Fast2eat no Instagram, Facebook e Pinterest. Muito obrigada!!!