Caldo de camarão com mirepoix Fast2eat

Caldo de camarão com mirepoix Fast2eat
Jump to Recipe

Pronto(a) para começar a cozinhar?

Bem-vindo(a) ao Fast2eat! Se você está procurando receitas fáceis de preparar, nutritivas, deliciosas e rápidas, então você está no lugar certo.

Se você gosta de camarão (e não é alérgico), sugiro fazer seu próprio caldo de camarão caseiro.

Caldo de camarão não é algo que muitas pessoas tendem a fazer em casa. No entanto, é a melhor maneira de extrair toneladas de sabor de suas cascas e caudas de camarão!

Acrescenta sabor extra aos seus pratos de frutos do mar – em vez de adicionar caldo de frango ou vegetais – mantendo um sabor de frutos do mar sem custo adicional.

Depois de fazer esse caldo, aposto que você nunca mais jogará as cascas de camarão fora!

Da próxima vez que você tiver um monte de cascas de camarão, NÃO as jogue fora. Utilize as cascas de camarão restantes para fazer um caldo incrivelmente saboroso! Este caldo de camarão é fácil de fazer, econômico e congelável. É uma ótima maneira de aumentar os sabores de sopas, ensopados e molhos.

Quando comprar o camarão peça para o peixeiro descascar, mas reservar as cabeças para você levar. Às vezes eles misturam as cabeças com as cascas. Não tem problema, coloque tudo na panela.

Eu gosto desta receita, pois é apenas despejar e ir – A panela de pressão faz todo o trabalho para você e permite que você faça esse caldo de frutos do mar sem cuidar dele como faria no fogão. Basta ligá-lo e deixá-lo fazer o seu trabalho!

Você pode tomar como sopa ou usá-lo para colocar em receitas de frutos do mar em vez de água.

Se você não tiver tempo para fazer o caldo quando estiver usando o camarão, não descarte as cascas. Coloque-os em um saco ou recipiente resistente para congelamento e congele-os para uso posterior. Se bem fechados, eles duram cerca de três meses até que você esteja pronto para eles.

A receita usa cascas de 500g/1 libra de camarão, mas pode ser ajustada dependendo do peso do seu camarão. Os temperos podem ser a gosto. Eu costumo improvisar com o que tenho em casa.

Se quiser, você pode congelar o caldo ou parte dele.

Aqui estão algumas ótimas receitas que ficariam ainda melhores com este caldo de camarão:


Você fez esta receita?

Adoro saber a sua opinião sobre a minha receita! Comente abaixo com sua experiência, tire uma foto, use #fast2eat e nos marque no

Instagram, Facebook, Pinterest e Youtube

Muito obrigada por ler, comentar, seguir e compartilhar.

Caldo de camarão com mirepoix Fast2eat

Caldo de camarão com mirepoix Fast2eat

Tempo de Preparo: 5 minutes
Tempo de cozedura: 25 minutes
Tempo Total: 30 minutes
Se você estiver fazendo um prato à base de frutos do mar que pede caldo, não precisa comprar. E não substitua por caldo de frango ou vegetais! Em vez disso, use um caldo de camarão caseiro. Então, da próxima vez que for descascar camarão, guarde as cascas e faça esse caldo rápido e fácil.
Porções: 6 xícaras

Ingredientes

  • 1 colher (sopa) Azeite
  • Cascas de camarão - cabeças, cascas e caudas de 500g/1 libra de camarão - lavadas
  • 1 Cebola - cortada em quartos com casca
  • 1 Cenoura - grande, picada grosseiramente
  • 1 talo Aipo - ou alho-poró - picado grosseiramente
  • 2 colheres (sopa) Alho - min 3 dentes, fresco, picado, grande ou amassado
  • 2 folhas Louro
  • 1/2 colher (chá) Pimenta do reino em grão - ou opcionalmente a gosto
  • 1/2 colher (chá) Sementes de coentro - ou opcionalmente a gosto
  • 2 colheres (sopa) Salsinha - picada ou seca
  • 1 ramo Tomilho
  • 1 ramo Cebolinha - picada ou seca
  • Sal - opcional a gosto
  • 3 colheres (sopa) Vinho branco - ou suco de limão/cascas/cunhas ou vinagre – opcional
  • 6 xícaras Água - ou o suficiente para cobrir - temperatura ambiente

Modo de Preparar

Preparando na panela de pressão

  • Adicione o óleo e as cascas de camarão à panela. Refogue as cascas dos camarões até ficarem rosadas e liberarem um aroma incrível.
  • Em seguida, adicione a cebola, a cenoura, o aipo e o alho e refogue os legumes até começarem a amolecer.
  • Adicione água fria, sementes de coentro, folhas de louro, salsa, tomilho, cebolinha, pimenta, vinho e sal a gosto. Mexa para combinar.
  • Importante: é importante não encher a panela acima de 2/3 da capacidade total porque ela libera líquido enquanto cozinha e você não quer que sua panela de pressão fique cheia demais.
  • Feche a tampa da panela de pressão e cozinhe por 10-15 minutos em alta pressão.
  • Liberação Natural – Após terminar o ciclo de cozimento, deixe a panela de pressão liberar a pressão naturalmente. Isso leva menos de 20 minutos.
  • Nota: Não há problema se sua panela de pressão for para a configuração “manter quente”. Isso não afetará o tempo que leva para liberar a pressão.
  • Abra a panela e remova qualquer espuma ou detritos da parte superior do caldo.

Preparando na panela no fogão

  • Adicione o óleo e as cascas de camarão a uma panela grande e de fundo pesado em fogo médio.
  • Cozinhe e mexa as cascas dos camarões até ficarem rosadas e liberarem um aroma incrível.
  • Em seguida, adicione cebola, cenoura, aipo e alho e cozinhe até que os vegetais comecem a amolecer.
  • Adicione água fria, sementes de coentro, folhas de louro, salsa, tomilho, cebolinha, pimenta, vinho e sal a gosto. Mexa para combinar.
  • Tampe a panela, deixando a tampa um pouco inclinada, e deixe ferver.
  • Nota: Após a fervura inicial, cozinhe em fogo brando, pois a agitação do fogo alto pode quebrar a proteína e turvar o caldo.
  • Reduza o fogo e cozinhe levemente por 20-30 minutos.
  • Quanto mais tempo o caldo ferver, mais concentrado será o sabor.

Coe o caldo

  • Usando uma escumadeira, retire os pedaços maiores dos legumes e as cascas de camarão.
  • Coloque uma peneira de malha fina sobre uma tigela grande ou panela e despeje o caldo pela peneira. Esprema bem para extrair todo o caldo e sabor das cascas de camarão e legumes.
  • Descarte as cascas e os legumes.
  • Use imediatamente ou esfrie antes de refrigerar ou congelar.
  • Se você gosta de um caldo bem claro, coe novamente em uma peneira de malha fina.
  • Dica: eu particularmente não gosto de usar um coador de malha fina para a primeira coagem porque os pedaços grandes de legumes e cascas tendem a entupi-lo e dificultar a limpeza.

Video

Notas

Armazenando

Na geladeira

Você pode armazená-lo na geladeira por até 3 dias.

Congelando

Você pode congelar esse caldo em recipientes seguros para congelamento e armazená-lo para usar mais tarde.
Você também pode congelar o caldo em bandejas de cubos de gelo para facilitar o armazenamento e o descongelamento.
Despeje o caldo na bandeja de cubos de gelo e congele. Uma vez sólido, remova os cubos da bandeja e transfira-os para sacos resseláveis ou recipientes seguros para congelamento.
Ele vai ficar bom no congelador por até 6 meses.
Descongele durante a noite na geladeira.

Congelamento de cascas de camarão

Se suas cascas de camarão não forem suficientes para fazer o caldo, coloque-as em um saco ou recipiente para congelamento e congele até que esteja pronto para usar.
Eu guardo as cascas de camarão quando faço pratos de camarão que não precisam de caldo e as guardo no freezer. Depois, quando tenho o suficiente, uso para fazer caldo – não precisa descongelar, coloco congelado.
Armazenados adequadamente, elas duram cerca de três meses.

Posso dobrar a receita?

Claro! Se a sua panela de pressão for grande o suficiente, sinta-se à vontade para aumentar a quantidade de camarão, vegetais e água. O tempo de cozimento permanece o mesmo.
Você pode adicionar mais água se quiser. Apenas certifique-se de não passar a marca de ⅔.

Cor dourada

Use cebola amarela para fazer este caldo de camarão; as cascas da cebola ajudam a aprofundar a cor do caldo, dando-lhe uma bela cor dourada.

Como obter um caldo de camarão realmente claro

Esta receita de caldo de camarão produzirá um caldo rico, e saboroso, mas terá uma cor bastante particular.
Em vez de um marrom escuro e profundo como caldo de carne ou frango, ele terá um tom alaranjado que algumas pessoas acham um pouco estranho. Eu realmente gosto desse visual e uso assim.
Se você tiver um problema com um tom levemente laranja e amarelo em seu caldo, não é muito difícil remover algumas das cores.
Coe o caldo de camarão em uma gaze depois de coar a maioria dos sólidos. A gaze ajudará a remover algumas das cores extras do caldo sem retirar nenhum sabor, perfeito para quando você procura um caldo mais transparente e mais atraente.

Como você pode usar o caldo de camarão?

Todo mundo está familiarizado com o uso de caldo de frango, carne bovina ou suína como uma espécie de ingrediente de caldo capaz de ser usado em praticamente qualquer aplicação salgada quando o líquido é necessário.
O caldo de camarão tem um sabor muito distinto de camarão, mas o interessante é que não é intensamente de peixe. Ao contrário do caldo de peixe caseiro, que só pode ser usado para criar uma sopa de peixe, o caldo de camarão pode adicionar um toque delicioso a quase qualquer prato.
Você pode usar o caldo de camarão caseiro para substituir o caldo de peixe comprado em lojas e até mesmo o suco de marisco.
Embora possa ser usado para fazer um incrível prato ou sopa de camarão, também pode ser usado como base líquida para alguns macarrões caseiros. Ou use-o no lugar do caldo de galinha para qualquer receita em que alguns sabores de camarão não entrem em conflito com os ingredientes já presentes.
O caldo de camarão é uma boa base para receitas com camarões que levam molho, como risotos, paella, bisque, gumbo, tortas, camarão com catupiry, moquecas, bobós, sopas e o que mais você quiser. O caldo dá muito mais sabor aos pratos.
Ou você pode simplesmente despejá-lo em um copo, adicionar um pouco de sal e apreciá-lo como um simples lanche de sopa de baixa caloria!
O caldo de camarão é extremamente versátil, e mesmo que você não planeje fazer algo como sopa de camarão, você definitivamente deve fazer algum caldo na próxima vez que comer camarão em casa.

Substituições

Você pode usar conchas de marisco (por exemplo, caranguejo, lagosta) ou cabeças de camarão.
Se você guardar restos de vegetais, use-os nesta receita! As cascas externas das cebolas ajudam a dar a este caldo sua bela cor dourada rica.

Caldo de camarão simples

Se você não tem tempo para fazer o caldo usando mirepoix, prepare este caldo de camarão que leva apenas 15 minutos, e não há necessidade de cortar legumes.

Tempo de preparação

O tempo de preparação não inclui o tempo para descascar o camarão.

“Como associada da Amazon, ganho com compras qualificadas.As compras feitas usando esses links não têm custo extra e fornecem alguns centavos para Fast2eat.”

Como você consegue uma refeição rápida e nutritiva na mesa no final de um dia atarefado?

Eu adoro criar refeições rápidas e saudáveis que podem fazer uma enorme diferença.

Refeição: Aperitivos & Entradas, Sopa
Culinária : Americana, Brasileira, Canadense
Keyword: Caldo, Caldo de camarão, Caldo de camarão com mirepoix, Mirepoix

Informação nutricional

Calories: 46kcal | Carbohydrates: 4g | Protein: 1g | Fat: 2g | Saturated Fat: 0.4g | Polyunsaturated Fat: 0.3g | Monounsaturated Fat: 2g | Sodium: 27mg | Potassium: 109mg | Fiber: 1g | Sugar: 1g | Vitamin A: 1862IU | Vitamin C: 5mg | Calcium: 29mg | Iron: 0.4mg

As informações nutricionais são calculadas usando um banco de dados de ingredientes e devem ser consideradas uma estimativa. Nos casos em que várias alternativas de ingredientes são fornecidas, a primeira listada é calculada para nutrição. Guarnições e ingredientes opcionais não estão incluídos.

Lembre-se nos seguirTire uma foto, use #Fast2eat e marque @Fast2eatbr no Instagram.
Compartilhe no Facebook

go to top

Confira o que eu estive preparando!

Receitas mais recentes

 

Cuscuz marroquino com camarão Fast2eat
O camarão e o cuscuz neste prato se complementam muito bem. Perfeito se você quiser uma refeição fácil, leve e rápida. Esta maravilha vai impressionar amigos e familiares e satisfazer até os comensais mais famintos.
Veja esta receita
Cuscuz marroquino com camarão Fast2eat
Espetinhos de camarão fáceis Fast2eat
Minha família não se cansa desses espetinhos de camarão grelhados fáceis. Os camarões são misturados em uma deliciosa marinada mediterrânea com alho, limão, especiarias e mistura de ervas, depois enfiados em palitos e cozidos à perfeição em menos de 5 minutos. Maravilhosamente suculento e cheio de sabor.
Veja esta receita
Salada mediterrânea de camarão e grão de bico Fast2eat
Esta salada mediterrânea de camarão com alho ervas e grão de bico com um molho mediterrâneo arrojado é super rápida, requer o mínimo de esforço e cheio de ingredientes saudáveis que toda a família vai adorar.
Veja esta receita
Camarão e Couve de Bruxelas com Mel e Alho Fast2eat
Este simples refogado saudável é um dos meus favoritos recentemente. A incrível combinação de sabores de couve de Bruxelas caramelizada com mel, camarão com alho e óleo de gergelim é fácil, rápida, saborosa e irresistível! E tudo pronto em 20 minutos! Nada melhor do que uma refeição fácil, deliciosa e saudável!
Veja esta receita
Fajitas de camarão Fast2eat
Estas Fajitas de Camarão fazem uma refeição que agrada a todos quando você está com pouco tempo, mas procura o sabor máximo. Você não vai querer parar de comê-las!
Esta receita é realmente tão fácil de fazer e deliciosa! Com apenas algumas mexidas e cortes para a preparação, o processo de cozimento é realmente rápido.
Camarão tenro cozido na perfeição com todos os sabores do seu prato favorito de restaurante mexicano. Agora você pode comer o mesmo camarão de restaurante mexicano no conforto da sua casa!
Veja esta receita
Molho de Camarão para Massas ou Abóbora Spaghetti Fast2eat
Esta receita de molho de camarão é ótima para diversas ocasiões e é certo que irá fazer sucesso. É rápido e fácil. Use camarão jumbo se você quiser torná-lo impressionante!
Veja esta receita
Frango cozido desfiado e caldo de frango Fast2eat
Uma receita de frango rápida e fácil, perfeita para iniciantes ou experientes! Frango cozido em líquido quente. Este é um método rápido ideal para cozinhar peitos de frango. Cozinhe em grandes lotes e congele para usar em pratos conforme você precisar, ter uma carne branca pronta para comer à mão é a melhor economia de tempo.
Veja esta receita
Frango cozido desfiado e caldo de frango Fast2eat

Quer mais? Confira meu livro de receitas!

Você sabia que pode fazer mais do que pão na máquina de fazer pão? Meus livros de receitas explicam como fazer massa de pizza, massa fresca, bolo e, claro, pão em uma máquina de fazer pão. Com mais de 130 receitas, há algo para todos!

Não tem máquina de pão? Sem problemas! O livro contém um guia para converter todas as receitas da máquina de pão em receitas manuais. O guia também permite que você converta receitas manuais que talvez já tenha em receitas de máquina de pão.

Confira “Bread Machine Foolproof Recipes” (“Receitas infalíveis para máquinas de fazer pão”) e “Bread Machine Tips and Tricks” (“Dicas e truques para máquinas de fazer pão”) na Amazon!

 

 

 

 

 

“Como associada da Amazon, ganho com compras qualificadas.”


go to top

Faminto por mais? Siga-nos nas Redes Sociais!

Postamos novas receitas todas as sextas-feiras! Mantenha-se atualizado seguindo-nos no

Instagram, Facebook, Pinterest e Youtube!


Tem uma pergunta e/ou comentário? Por favor comente abaixo! Dessa forma, outros leitores poderão ver as respostas à sua pergunta e se beneficiarão dos seus comentários.

Estou ansiosa para ouvir de você nos comentários.

go to top

 
Comments

No comments yet.

 
error

Já que você está aqui, posso pedir um favor? Seria muito bom se você pudesse por favor compartilhar esta receita (ou artigo) em suas mídias sociais. São apenas alguns cliques para você... mas significa o mundo para mim. Siga Fast2eat no Instagram, Facebook e Pinterest. Muito obrigada!!!