Pronto(a) para começar a cozinhar?
Bem-vindo(a) ao Fast2eat! Se você está procurando receitas fáceis de preparar, nutritivas, deliciosas e rápidas, então você está no lugar certo.
Camarões saborosos e macios são fáceis de preparar, mas fáceis de errar.
Aqui está o que você precisa para preparar camarão, para que eles fiquem exatamente como você quer.
Dicas para comprar camarão
Camarão fresco ou congelado?
O camarão “fresco” no gelo em seu mercado é tudo, menos fresco. Normalmente é congelado, depois descongelado, e você não sabe quanto tempo está parado, e o camarão pode estragar rapidamente; sua vida útil é bem curta. O camarão fresco deve ser cozido dentro de um ou dois dias após a compra.
Então, curiosamente, o camarão congelado é a escolha ideal. É congelado assim que é pescado, preservando o sabor mais fresco.
Você também economizará dinheiro e terá mais flexibilidade ao comprar camarões congelados com casca, podendo então descongelar logo antes de preparar.
Certifique-se de descongelá-los completamente antes de adicionar à marinada.
Com ou sem a casca?



O camarão congelado com a casca terá um pouco mais de sabor e melhor textura do que os descascados. Eles também são menos processados. Mas eu certamente entendo a conveniência do camarão descascado e limpo, então pegue o que puder.
E o limpo e pré-cozido?
Como já foi pré-cozido, o sabor não será tão intenso quanto fresco. Deve ser adicionado à receita no final do cozimento.
Selvagem ou cultivado?
Os camarões selvagens estarão livres de antibióticos e hormônios injetados, e são melhores para o meio ambiente.
Qual tamanho de camarão devo usar?
Na indústria de frutos do mar, os camarões são vendidos pela quantidade por libra – 26 a 30 (26/30) ou 16 a 20 (16/20), por exemplo.
No supermercado ou nas receitas, eles geralmente recebem nomes como grandes, extra grandes ou jumbo, mas eles não descrevem uniformemente a mesma contagem, pois não há um padrão para os nomes.
Para facilitar, use o guia a seguir – é a coisa mais próxima que encontramos de um padrão.
OBS.: Como não sei se no Brasil seguem a classificação internacional em libras ou foi adaptado para quilo. Coloquei a média do peso da unidade em gramas para facilitar os cálculos, caso seja vendido em unidades por quilo. Coloquei também os meus cálculos em quilo, seguindo os tamanhos por libra.
Encontre os números de contagem (como 21/25) na embalagem. Ele informa o número médio de camarões em um saco de 1 libra (454g).
Quanto menor o número, maior o camarão.
Você quer que seu camarão seja grande e suculento. Use o maior camarão (menor contagem) que encontrar. Se você os colocar em espetos, o Extra jumbo (16/20) é mais carnudo e mais fácil de trabalhar.
Você pode usar menor, se necessário, e a receita ainda será deliciosa.
Entre U-10 e 30 por libra: Eles têm mais sabor e textura mais firme porque são mais carnudos. Indicado para receitas onde o camarão é o destaque do prato.
Entre 16 a 30 camarões por libra: Eles são ideais para a maioria das receitas.
Entre 31 a 50 camarões por libra: São ótimos para receitas onde o camarão dá sabor e é importante no visual.
Entre 51 a 70 camarões por libra: Use em receitas onde os frutos do mar dão sabor ao preparo, mas não precisam aparecer no prato.
Quanto comprar?
Se a receita pedir 1 kg (2,2 libras) de camarão limpo, considere 30% a mais de peso (1,3 kg/2,86 lb).
1 kg (2,2 libras) de camarão com casca rende 700 g (1,54 lb) de camarão limpo + 300 g (10,58 onças) de casca e cabeça.
Mesmo que 500g (1 libra) de camarão limpo devam servir quatro, eu recomendo que você faça mais do que você acha que precisa. Eles são meio irresistíveis; você vai querer comê-los todos sozinho.
Como descongelar o camarão?
Existem duas maneiras de descongelar o camarão com segurança:
- O ideal é descongelar o camarão lentamente na geladeira durante a noite em uma peneira de malha fina, para que a água escorra deles.
Não se preocupe se você esqueceu de fazê-lo e está com pouco tempo. - Você pode descongelá-los rapidamente em uma peneira colocada em uma tigela dentro da pia e correr água fria sobre os camarões até descongelar. Basta escorrer o camarão congelado em água fria em uma peneira.
Isso deve levar apenas alguns minutos, dependendo da quantidade e do tamanho do camarão que você está descongelando. Gire o camarão ocasionalmente para garantir que todos descongelem sob a água. A tigela também ajudará o camarão no fundo a descongelar.
Seque-os delicadamente com uma toalha de papel quando estiverem completamente descongelados.
Fique de olho no camarão; você não quer deixá-lo na água por muito tempo ou em água muito quente, pois pode cozinhar seu camarão.
Use apenas água fria. Nunca em água morna ou quente.
Como descascar e limpar o camarão?
Devo remover a casca?
Você pode cozinhar o camarão com ou sem a casca. Se você quiser descascar, comece puxando as pernas, e a casca deve escorregar facilmente.
Devo remover as caudas?
É uma questão de preferência pessoal deixar as caudas ou removê-las antes de grelhar. Eu costumo removê-las em refeições casuais, mas normalmente mantenho as caudas quando procuro uma apresentação melhor.
As caudas tornam mais fácil comer sem talheres. Deixe a cauda para fazer uma alça se estiver servindo camarão com molho.
E quanto ao trato digestivo escuro em forma de fio (também conhecido como veia ou tripa)?
O camarão tem um trato digestivo escuro (às vezes claro) em forma de fio correndo ao longo de suas costas curvas. Você precisa removê-lo após o descongelamento e antes de cozinhar o camarão; caso contrário, você pode obter um pouco de areia em sua refeição.
Veja como remover esse fio com ou sem tirar a casca:
- Se você for cozinhar o camarão na casca, use uma tesoura de cozinha ou uma pequena faca afiada para cortar a casca ao longo da parte de trás do camarão, da cabeça à cauda, para expor a veia, depois use a tesoura ou faca para retirar a veia.
- Se você removeu a casca, apenas corte uma fenda na parte de trás e remova a veia.
Se a veia quebrar, insira novamente um pouco mais abaixo em direção à cauda. Se você não conseguir encontrar a veia, não se preocupe com isso.
Se sobrar algum resíduo de areia, você pode enxaguá-lo facilmente em água corrente fria.
O que acontece se eu não retirar a veia o camarão?
Você não pode comer camarão que não foi retirada a veia se comer o camarão cru. A fina “veia” preta que a atravessa pode fazer mal. Esse é o intestino do camarão, que, como qualquer intestino, tem muitas bactérias. Mas cozinhar o camarão mata os germes.
Observe que a decisão de limpar o camarão é uma questão de preferência pessoal e estética, não de higiene, e a veia não é prejudicial ao corpo humano se ingerida. Às vezes é fácil de ver, e outras vezes é pouco visível. A maioria dos cozinheiros não se incomodará em limpar camarões de tamanho médio ou menor, a menos que pareçam particularmente sujos. Eu sempre limpo.
Devo lavar o camarão?
Lave o camarão para se certificar de que está tudo limpo.
Você pode limpar os camarões quando estiverem crus ou previamente cozidos.
Lave o camarão em água fria para remover quaisquer pedaços de casca soltos ou gosma do interior do camarão.
Dica de culinária japonesa: camarão limpo com fécula de batata (ou amido de milho)
Polvilhe um pouco de fécula de batata (ou amido de milho) e cubra o camarão. A fécula de batata (ou amido de milho) absorverá o cheiro e a sujeira do camarão. Lave o camarão em água corrente.
Agora você pode estar se perguntando por que usar fécula de batata (ou amido de milho) para limpar o camarão depois de remover a casca do camarão.
Às vezes, enxaguar o camarão em água corrente fria não é suficiente para limpar completamente o camarão. Os cozinheiros japoneses geralmente limpam os camarões com fécula de batata, esfregando-os juntos. A fécula de batata absorve muito bem o cheiro e as partículas sujas do camarão. Você verá como o amido fica sujo ao enxaguar o camarão.
Confira a diferença entre um enxaguado com fécula de batata e outro sem. Você vai se surpreender!
Posso armazenar camarão após a limpeza?
Geralmente, é melhor cozinhar o camarão cru imediatamente, após a limpeza, ou você pode armazená-lo na geladeira por até 24 horas até que queira cozinhá-lo.
O que fazer com as cascas de camarão
Não jogue fora essas cascas de camarão. Guarde-as em um saco zip-lock e congele-as para fazer caldo de frutos do mar caseiro.
É gostoso. Sim, é um sabor específico, não apenas um substituto para caldo de galinha, mas experimente em risoto, sopas ou molho de panela, e você ficará convencido.
O caldo de camarão pode parecer um tipo de coisa “apenas para restaurante”, mas é incrivelmente fácil de fazer em casa.
Veja a receita de caldo de camarão fácil (veja as notas de mirepoix)
2 colheres de óleo (ou manteiga)
1/4 xícara de cebola em cubos
1/4 xícara de cenoura em cubos
1/4 xícara de aipo em cubos
1 saco de cascas de camarão
Temperos (ervas frescas ou secas, pimenta, pimenta em pó, ou qualquer coisa que você quiser)
6 xícaras de água
Instruções:
Faça a base aromática de mirepoix – Refogue a cebola, a cenoura e o aipo no azeite até ficarem macios e translúcidos.
Dê às cabeças, cascas e caudas de camarão uma lavagem rápida em água fria primeiro. Em seguida, adicione as cascas dos camarões e cozinhe por cerca de 2 minutos até ficarem rosados e perfumados.
Se você quiser temperos adicionais, adicione-os agora.
Adicione água (com água suficiente para cobrir as cascas), deixe ferver e cozinhe descoberto até que a água adquira uma cor laranja clara, por pelo menos 15 minutos a 1 hora.
Em seguida, coe todas as cascas.
- Se quiser uma consistência mais espessa, bata tudo no liquidificador e coe em uma peneira, pressionando com uma colher de silicone para liberar todo o sabor.
- Se preferir um caldo líquido mais leve, coe o líquido em uma peneira, pressionando as cascas com uma colher de silicone para garantir que todo o sabor seja liberado.
Use o caldo em sua receita de camarão para um toque extra de sabor.
Você pode comer camarão pré-cozido direto da embalagem?
O camarão pré-cozido congelado é seguro para comer se vier de uma fonte respeitável. Você pode cozinhá-los um pouco para aquecê-los à temperatura de servir e integrá-los com um molho ou especiarias ou assim por diante, mas você pode descascá-los e comê-los se quiser.
Como marinar camarão?
Quanto tempo para marinar o camarão?
O tempo é essencial quando se trata de marinar alimentos, e se você está tentando criar a receita perfeita e rica com camarão, pode estar se perguntando qual é o tempo máximo de marinada.
O objetivo de marinar a carne é ajudar a garantir que ela absorva os sabores e quebre qualquer dureza. As marinadas são projetadas para garantir que as carnes duras fiquem suculentas e macias antes de consumi-las. Muitas vezes, marinar os alimentos durante a noite é uma ótima maneira de ajudá-los a absorver os sabores. Em alguns casos, a carne pode ser marinada em um molho altamente ácido por um dia ou até mais.
O camarão, no entanto, nunca deve ser duro e não precisa desse tratamento. A carne é porosa e absorverá rapidamente os sabores da marinada, o que significa que você geralmente não precisa deixá-la por muito tempo para garantir que a carne fique macia, suculenta e deliciosa. Muitas vezes, alguns minutos em uma marinada serão suficientes.
Então, quanto tempo você pode marinar camarão? Dependendo da marinada, os ingredientes da marinada fazem uma grande diferença, quanto mais ácido o molho, mais rápido ele afetará a textura do camarão e menos tempo o camarão precisa marinar.
- Se for ácido (limão, laranja, vinagre, etc.), por apenas alguns minutos, idealmente 30 minutos na geladeira, mas apenas 10 minutos deve ficar bom. Mais do que isso e o ácido começará a quebrar a delicada carne do camarão e torná-la mole. Os camarões não devem ser deixados em um molho ácido por mais de meia hora se você quiser mantê-los macios e evitar que fiquem moles. Nunca deixe o camarão marinar em um molho ácido por mais de 2 horas. O ácido pode cozinhar o camarão sem necessidade de calor, o que acontece com um longo tempo de marinada.
- Se a sua marinada não for ácida (azeite, alho, ervas e especiarias), você pode marinar por uma hora ou mais. Algumas pessoas recomendam um período mais longo para marinar o camarão, e até oito horas podem ser boas no tipo certo de marinada. Em ambos os casos, deixe marinar na geladeira até que esteja pronto para cozinhar.
Lembre-se de que a carne de um camarão é delicada e uma marinada rapidamente começará a decompô-la. Se deixado por muito tempo, o camarão marinado ficará mole e desagradável. Quanto mais tempo for deixado, mais mole ele se tornará e mais a textura se degradará.
Se precisar, você pode preparar a marinada com antecedência e mantê-la na geladeira até que esteja pronto para adicionar os camarões.
O tamanho dos camarões faz diferença?
Se você estiver marinando camarões grandes, lembre-se de que eles precisarão ficar mais tempo no molho para penetrar na carne do camarão adequadamente. Camarões pequenos costumam ser menos satisfatórios e saborosos, mas absorvem o molho mais rapidamente.
Dê aos camarões grandes um pouco mais de tempo, até meia hora (ácidos) ou uma hora (não ácidos), para marinar. Isso garantirá que os sucos sejam absorvidos adequadamente e os camarões fiquem deliciosamente suculentos!
Quanto tempo você pode deixar o camarão em temperatura ambiente?
Se a sua receita diz que os camarões só precisam marinar por meia hora ou mais, você pode deixá-los em temperatura ambiente se quiser, mas é melhor mantê-los na geladeira. Isso aumenta a segurança dos alimentos e minimiza o risco de intoxicação alimentar.
Não deixe os camarões marinados na superfície da cozinha durante a noite, mesmo que você cubra a tigela. Os camarões precisam ser mantidos refrigerados para impedir que bactérias transmitidas por alimentos se formem dentro deles, e se você esquecer de colocá-los na geladeira, eles não estarão seguros para comer no dia seguinte.
Quer o camarão esteja cru ou cozido, não deve ser deixado à temperatura ambiente por mais de duas horas ou uma hora se o tempo estiver quente. Se a temperatura em sua casa exceder 32°C/90°F, coloque os camarões na geladeira o mais rápido possível para garantir que eles não comecem a criar bactérias.
Você deve remover as caudas de camarão antes de marinar?
Provavelmente não fará uma diferença significativa. O único problema é que, se você marinar os camarões primeiro, poderá descobrir que as caudas são escorregadias e difíceis de remover.
Você pode marinar camarão congelado?
Você pode estar se perguntando se pode economizar tempo colocando camarões congelados diretamente em uma marinada.
É melhor não fazer isso. Os camarões congelados liberarão água à medida que descongelam, diluindo a marinada. Isso também significa que os camarões estão úmidos e não absorverão a marinada tão efetivamente quanto se estivessem secos, e você terminará com um sabor fraco e insatisfatório.
Idealmente, você quer que os camarões estejam bem e secos antes de colocá-los na marinada, para que eles absorvam o máximo possível.
Você pode marinar camarão já cozido?
Sim! É melhor marinar camarão cru, mas se você comprou camarão já cozido ou não sentiu vontade de cozinhá-lo, o camarão cozido é perfeitamente aceitável para marinar.
Para melhores resultados, deixe o camarão cozido marinando por pelo menos algumas horas e até a noite toda, mas omita o suco de limão até que esteja pronto para servir.
Outras dicas para o sucesso
Seque o camarão antes de misturar com a marinada. Isso garante que o molho grude nos frutos do mar.
Misture o camarão delicadamente para garantir que cada pedaço esteja coberto com a marinada. Uma tigela grande ou saco plástico funciona bem.
Reserve uma colher de sopa da marinada para finalizar. Acrescenta um sabor leve e brilhante no final do cozimento.
Quais ingredientes você deve usar na marinada?
Azeite ou Manteiga
Eu uso azeite, mas você pode substituí-lo por uma quantidade igual de manteiga derretida, se quiser.
Isso ajudará a distribuir os sabores das especiarias e ervas secas uniformemente sobre o camarão.
A gordura também protegerá o alho fresco da queima e melhorará seu sabor.
E, principalmente se você estiver usando uma churrasqueira ao ar livre, ela fornece um excelente revestimento protetor para os camarões, mantendo-os carnudos e suculentos à medida que desenvolvem uma leve carbonização na grelha.
Qualquer cítrico funcionaria
Sinta-se à vontade para usar raspas de limão e suco de limão. Laranja ou toranja também oferecem um toque agradável.
Sabor Asiático
O molho de soja é um substituto maravilhoso para o suco de limão. Se fizer isso, omita o sal na receita.
Mel ou açúcar mascavo
O mel faz toda a diferença! Adiciona um sabor sutilmente doce que torna o camarão mais viciante.
O açúcar mascavo é uma excelente alternativa para o mel. Os grânulos de açúcar irão se dissolver naturalmente ao mexer a marinada.
Use sua páprica favorita
Use o nível de tempero que preferir. Páprica suave ou picante serve. A páprica defumada daria um toque de sabor defumado sem precisar ligar a grelha.
Molho de pimenta
Se você é fã de comida apimentada, sinta-se à vontade para adicionar alguns traços de seu molho de pimenta favorito para uma marinada picante viciante.
Importante: Descarte qualquer resto de marinada de camarão cru para segurança alimentar adequada, pois não pode ser reutilizada.
Como preparar o camarão?
Usando espetos, o camarão marinado pode ser grelhado, assado, ou salteado.
Existem muitas outras maneiras de preparar camarão.
- Empanado e frito
- Cozido
- Refogado
- Escalfado
- Frito
- Cozido
Não importa a maneira que você escolher, cozinhe o camarão por 2-3 minutos de cada lado em fogo médio-alto ou até ficar rosa e opaco. Você sabe que eles estão prontos quando as caudas começam a enrolar.
Por que devo usar espetinhos?
Você pode grelhar uma receita de camarão sem usar um espeto.
Mas como evitar que o camarão caia na grelha ou cozinhe demais acidentalmente? Se você tentar assá-los sem espeto, corre o risco de esses carinhas caírem pelas grades da grelha quando você for virá-los.
Espetar o camarão é a maneira mais fácil de cozinhá-lo!
Isso significa que você pode virá-los todos simultaneamente para que cozinhem uniformemente. Eu uso um pegador para segurar e virar meu camarão.
Você pode usar espetos de metal ou de madeira. Se você usar madeira, mergulhe-os em água antes de grelhar.
Por que devo mergulhar os espetos?
Mergulhe os espetos na água antes de colocar os camarões para que eles queimem menos na grelha.
Basta mergulhar os espetos em um pouco de água morna e deixá-los de molho enquanto você prepara o camarão.
Como colocar camarão no espeto?
Você quer ter certeza de que seu camarão está bom e seguro no espeto para que eles não caiam ou passem pelas grades da grelha.
O camarão fica ótimo quando você passa pelo corpo e depois novamente logo atrás da cauda. Você pode cozinhar o camarão com ou sem a cauda; isso é apenas uma preferência pessoal. Passar pela parte inferior e superior do camarão manterá o camarão confortável para que ele não rode ao girá-lo na grelha.
Dica: Se você quiser um camarão mais suculento, coloque os camarões juntos, enquanto aqueles que preferem camarão crocante e torrado vão querer colocar os camarões ligeiramente separados.
Quanto tempo para cozinhar o camarão?
O camarão cozinha muito rapidamente, por isso é imperativo observar o camarão para evitar cozinhar demais.
Normalmente leva de 1 a 3 minutos por lado. Se você tiver camarões maiores, eles demorarão um pouco mais para cozinhar, mas ainda grelharão rapidamente. Você só precisará virar o camarão uma vez enquanto cozinha.
Como você sabe que seu camarão está pronto?
Você será capaz de dizer quando os camarões estiverem prontos porque eles passarão de cinza e flácido para rosa com uma cauda vermelha brilhante, opaca e enrolada em forma de C.
Se você estiver grelhando camarão no espeto, terá que prestar mais atenção à cor do que ao enrolamento. Eles estão cozidos demais se começarem a enrolar.
E no que diz respeito à textura, o camarão cozido deve ter uma textura ligeiramente firme e crocante o suficiente com a mordida (com resistência suficiente aos dentes, mas deve dar lugar a uma mordida suave).
Não cozinhe demais o camarão. Se você cozinhá-los demais, eles perdem a suculência e ficam emborrachados.
O que acontece se você comer camarão mal cozido?
Vibrio (ou Vibrio vulnificus) é uma bactéria marinha encontrada em criaturas marinhas. Isso deixa os humanos doentes com uma doença chamada vibriose. Você pode se infectar com esse germe comendo frutos do mar crus ou não cozidos. Mas você também pode ser infectado se uma ferida entrar em contato com frutos do mar crus ou mal cozidos ou seus sucos.
Você pode cozinhar camarão antes do tempo?
Se tiver pouco tempo, pode misturar a marinada com até 5 dias de antecedência. A marinada pode ser armazenada em um recipiente hermético na geladeira até que esteja pronto para uso. Tenha em mente; que é apenas a marinada, NÃO a marinada com o camarão.
Você pode marinar o camarão com antecedência, mas tome cuidado para não fazer isso por mais de 2 horas, pois o ácido do limão acabará cozinhando o camarão.
O camarão cozido pode ser armazenado na geladeira com segurança por até 3-4 dias, mas recomendo que você os sirva assim que estiverem cozidos para obter o melhor sabor e textura.
Como armazenar sobras?
Se sobrar alguns camarões, guarde-os em um recipiente hermético na geladeira. Eles vão manter por 3-4 dias.
Para armazenar sobras de espetinhos de camarão grelhados, retire-os dos espetos.
Você também pode congelá-los por cerca de 3 meses em recipientes seguros para congelamento. É melhor congelá-los dentro de 1-2 horas após grelhar para evitar o crescimento de bactérias.
Você pode apreciá-lo frio como aperitivo ou sobre uma salada ou reaquecer no microondas ou em uma frigideira com um pouco de azeite.
O que acontece se você deixar o camarão cozido durante a noite?
Deixado por muito tempo à temperatura ambiente, qualquer bactéria que o cozimento não destruiu começa a se multiplicar novamente. Quando isso acontece, o camarão cozido permanece adequado apenas por um curto período antes que o crescimento de bactérias atinja níveis que podem deixá-lo doente se você o comer.
Você pode comer camarão cozido depois de 5 dias?
Devidamente armazenado, o camarão cozido dura de 3 a 4 dias na geladeira. Para prolongar ainda mais a vida útil do camarão cozido, congele-o; congele em recipientes herméticos cobertos ou sacos de congelamento resistentes, ou embrulhe bem com papel alumínio resistente ou filme de freezer.
Você gostou deste artigo?
Adoro saber a sua opinião sobre as minhas receitas e artigos!
Comente abaixo com sua experiência, tire uma foto, use #fast2eat e nos marque no
Instagram, Facebook, Pinterest e Youtube
Muito obrigada por ler, comentar, seguir e compartilhar.
Confira o que eu estive preparando!
Receitas mais recentes
Quer mais? Confira meu livro de receitas!
Você sabia que pode fazer mais do que pão na máquina de fazer pão? Meus livros de receitas explicam como fazer massa de pizza, massa fresca, bolo e, claro, pão em uma máquina de fazer pão. Com mais de 130 receitas, há algo para todos!
Não tem máquina de pão? Sem problemas! O livro contém um guia para converter todas as receitas da máquina de pão em receitas manuais. O guia também permite que você converta receitas manuais que talvez já tenha em receitas de máquina de pão.
Confira “Bread Machine Foolproof Recipes” (“Receitas infalíveis para máquinas de fazer pão”) e “Bread Machine Tips and Tricks” (“Dicas e truques para máquinas de fazer pão”) na Amazon!
“Como associada da Amazon, ganho com compras qualificadas.”
Faminto por mais? Siga-nos nas Redes Sociais!
Postamos novas receitas todas as sextas-feiras! Mantenha-se atualizado seguindo-nos no
Instagram, Facebook, Pinterest e Youtube!
Tem uma pergunta e/ou comentário? Por favor comente abaixo! Dessa forma, outros leitores poderão ver as respostas à sua pergunta e se beneficiarão dos seus comentários.
Estou ansiosa para ouvir de você nos comentários.