Pronto(a) para começar a cozinhar?
Bem-vindo(a) ao Fast2eat! Se você está procurando receitas fáceis de preparar, nutritivas, deliciosas e rápidas, então você está no lugar certo.
Camarão com catupiry na Moranga é um famoso prato brasileiro composto por camarão cremoso servido dentro de uma grande abóbora — o prato perfeito para uma ocasião especial. Com um sabor incrível e uma apresentação rústica, mas também sofisticada, esta receita certamente impressionará a todos! É ÉPICO! Delicioso e tão reconfortante. Bem a tempo para as férias!
Esta receita é uma das receitas da minha mãe e de todas, o meu prato favorito. Sempre que vou ao Brasil, minha madrinha faz camarão com catupiry para mim.
Normalmente visto em jantares brasileiros, festas de Natal e Ano Novo, aniversários e bodas, “Camarão na moranga” é uma peça central de destaque para uma mesa de jantar chique. É uma das maneiras mais deliciosas de servir um grupo grande de convidados.
Camarão na moranga é uma receita tradicional brasileira que encanta a todos que o experimentam. Não só pelo seu sabor, mas também pela sua apresentação algo incomum, longe da tradicional panela ou travessa.
Ah, e não se preocupe! Embora possa parecer intimidante, o camarão na moranga é bem fácil de fazer. A única parte que precisa de um pouco de esforço é preparar a abóbora. Mas se você seguir os passos abaixo, será muito fácil.
A receita tradicional usa Catupiry, um queijo cremoso brasileiro para ser espalhado dentro da abóbora escavada antes de recheá-la com o creme de camarão, mas aqui, no Canadá e nos EUA, não é fácil encontrá-lo, então usei o cream cheese como substituto, e ficou perfeito!
Experimente! Você vai adorar!
Nós brasileiros apreciamos esta incrível receita de comida tradicional brasileira durante todo o ano! No entanto, aqui na América do Norte, você só consegue encontrar abóboras do outono ao inverno, a menos que encontre Kabocha, que é minha segunda escolha de abóbora para esta receita.
Vale ressaltar também que, caso não encontre uma abóbora, essa receita também pode ser feita em um refratário de vidro, que ainda fica deliciosa e linda. É assim que minha madrinha prepara para mim quando vou ao Brasil, e minha mãe fazia nas refeições do dia a dia!
Sirva com arroz e batata palha, tentando retirar um pouco da polpa úmida da abóbora.
Você também pode usar este camarão cremoso como recheio de quiche (empadão de camarão) usando esta receita de massa empadão de frango ou de quiche de três queijos e alho-poró.
Você fez esta receita?
Adoro saber a sua opinião sobre a minha receita! Comente abaixo com sua experiência, tire uma foto, use #fast2eat e nos marque no
Instagram, Facebook, Pinterest e Youtube
Muito obrigada por ler, comentar, seguir e compartilhar.
Ingredientes
Tempere o camarão
Prepare o caldo de camarão rápido (para um sabor extra, use este caldo de camarão com mirepoix https://fast2eat.com.br/shrimp-stock/)
- Camarão - cabeças, cascas e caudas
- 2 xícaras Água - fervendo
- 1 colher (sopa) Hondashi - caldo de sopa de peixe Bonito - opcional
- Sal - opcional a gosto
Prepare o creme de camarão
- 1 colher (sopa) Azeite - ou qualquer óleo vegetal
- 1 Cebola - grande picada
- 4 dentes Alho - esmagado – ou mais a gosto
- 1/2 xícara Molho de tomate - ou tomate picado
- 6 colheres (sopa) Farinha de trigo
- 3 xícara Leite
- Sal - a gosto
- Pimenta do reino - a gosto
- 1 xícara Creme de leite
Montagem
- 1 Abóbora - 1 Abóbora moranga média ou 4 mini abóboras para porções individuais elegantes - Opcional
- 250 g Catupiry - ou cream cheese ou requeijão – em temperatura ambiente
Decoração (opcional)
- Camarão VG
- Salsinha - e/ou Coentro
O Instacart está disponível apenas nos EUA no momento.
Modo de Preparar
Tempere o camarão
- Tempere o camarão (descascado) com sal, suco de limão, tomilho, coentro (capriche no coentro), HonDashi (caldo de sopa bonito), Paprika, salsinha e cebolinha.
Prepare o caldo rápido de camarão
- Nota: Se tiver tempo, recomendo que use este caldo de camarão com mirepoix para um sabor extra.
- Dê às cabeças, cascas e caudas de camarão uma lavagem rápida em água fria primeiro.
- Coloque as cabeças, conchas e caudas em uma panela pequena com água suficiente para cobrir as conchas. Adicione sal e HonDashi (Sopa de Peixe Bonito) para melhorar o sabor.
- Cozinhe tudo descoberto até que a água fique com uma cor laranja clara, cerca de 10 a 15 minutos.
- Bata as cascas e a água no liquidificador e depois coe todo o sólido.
- Use o caldo em sua receita de camarão para um impulso extra de sabor.
Prepare o Creme de camarão
- Em uma panela grande, aqueça o óleo, adicione os camarões temperados e refogue os camarões até ficarem rosados.
- Atenção: Tenha cuidado para não cozinhar demais os camarões, ou eles ficarão duros e emborrachados. Eles vão cozinhar rápido! Todos os camarões devem parecer rosa com caudas vermelhas. Eles devem parecer um pouco brancos, mas muito branco significa que você cozinhou demais o camarão.
- Retire os camarões e reserve.
- Se necessário, adicione uma colher de sopa de azeite na panela; adicione a cebola e cozinhe até ficar levemente translúcida, por cerca de 2-3 minutos.
- Adicione o alho e cozinhe até perfumado, cerca de 30-60 segundos.
- Adicione o molho de tomate e cozinhe por 5 min.
- Adicione a farinha dissolvida no leite e o caldo de camarão (para cada 1 xícara de leite + 1 xícara de caldo de camarão, use 2-3 colheres de sopa de farinha branca), sal e pimenta a gosto.
- Mexa até ferver e engrossar.
- Adicione o creme de leite e retire do fogo.
- Acrescente o coentro fresco. Reserve.
Montagem (com a Moranga)
- Lave e seque a abóbora.
- Corte um círculo ao redor do caule da abóbora. Você vai querer que seja largo o suficiente para que você possa encaixar facilmente uma colher de servir mais tarde. Reserve a tampa com o caule.
- Retire as sementes com uma colher. Raspe-o para baixo para que a polpa da abóbora fique bonita e limpa.
- Você pode colocar a abóbora no microondas por 5-10 minutos, se quiser. Um palito deve ser capaz de penetrar sem muita resistência. Tenha cuidado para não cozinhar demais, pois pode desmoronar. Se se formar água dentro da abóbora, retire-a antes de adicionar o recheio.
- Dica: Você pode torrar as sementes para um lanche saboroso! Veja nas notas.
- Com uma colher, espalhe o catupiry (ou cream cheese - certifique-se de que está amolecido) dentro da abóbora, tentando cobrir todas as áreas internas (laterais e fundo) da abóbora com o catupiry (ou cream cheese).
- Coloque a abóbora em um prato que possa ir ao forno.
- Despeje o camarão na abóbora, depois o creme de camarão e depois o camarão novamente.
- Nota: Evite tirar a abóbora do lugar após recheá-la para que o fundo não quebre com o peso do recheio.
- Finalize com o catupiry (ou cream cheese).
- Nota: Algumas pessoas também gostam de finalizá-lo com uma camada de muçarela ou queijo parmesão ralado antes de colocá-lo no forno para um delicioso efeito gratinado!
- Coloque a tampa da abóbora e asse em forno pré-aquecido a 180 C (356 F) por cerca de 15-30 minutos. O queijo deve ser bom e derretido, e a abóbora dentro é macia e fácil de cavar.
- Nota: O tempo de cozedura da abóbora varia muito consoante o seu tamanho. Uma torta de abóbora pequena deve cozinhar rapidamente, mas uma de 4kg/8lb levaria mais tempo. Continue testando a maciez para evitar cozinhar demais.
- Tenha cuidado para não cozinhar demais os camarões, pois eles podem ficar emborrachados.
- Tenha cuidado para não cozinhar demais a abóbora, pois ela pode desmoronar.
Montagem (com refratário)
- Nota: se não tiver abóbora, faça em um refratário.
- Cubra as laterais e o fundo do refratário com cream cheese.
- Despeje o camarão na caçarola, depois o creme de camarão e novamente o camarão.
- Finalize com o catupiry (ou cream cheese).
- Asse em forno pré-aquecido a 180C (356F) por cerca de 15 minutos até que o queijo esteja derretido e dourado.
Servindo
- Retire do forno e polvilhe com cebolinha fresca picada, salsinha e/ou coentro.
- Cave fundo com sua colher de servir para retirar muito queijo derretido e polpa de abóbora macia.
- Embora este prato já seja uma refeição, muitas vezes é servido com arroz branco e batata palha. Uma salada de folhas verdes também vai bem. A rúcula é excelente com este prato.
Decoração (opcional)
- Se desejar para a apresentação, você pode ir além e decorar a abertura da abóbora pendurando alguns camarões VG (fritos ou apenas cozidos em água salgada) na borda superior.
Video
Notas
Qual abóbora usar?
Este prato é tradicionalmente feito em abóbora moranga. A abóbora brasileira Moranga é com nervuras, rosa claro a salmão, pesando cerca de 2-4 kg (4-8 libras). A variedade Moranga nem sempre é fácil de encontrar na América do Morte, mas há muitas abóboras que podem ser efetivamente usadas para este prato. Para fins de apresentação, opte por uma abóbora laranja ou de cores vivas que destacará a cor do recheio, como uma abóbora heirloom com nervuras laranja chamada Rouge Vif d'Etampes (abóbora Cinderela). É a mais parecida com a Moranga aqui na América do Norte. Para fins de sabor, opte por uma abóbora que tenha um sabor cremoso e doce, como pie pumpkin, Kabocha ou algumas das variedades doces das heirloom. Uma abóbora laranja profunda de cerca de 1,5 kg com costelas também é uma boa opção. Outra variedade saborosa de heirloom que funcionaria bem é a variedade Long Island Cheese. A abóbora Long Island Cheese é uma bela cor marrom-amarelada e é densa e com sabor de nozes. Outra opção se você estiver fazendo isso para os convidados para um jantar é usar pequenas mini-abóboras que chegam aos supermercados durante a temporada de Ação de Graças. Elas fazem belos pratos individuais para encontros de outono. Uma pequena dessas, recheado com camarão e queijo, é perfeito para uma pessoa. NUNCA use os tipos de Jack-o-Lantern laranja brilhante. Lembre-se, aquelas abóboras laranja gigantes que você vê no supermercado em outubro na América do Norte não são tão saborosas e devem ser usadas apenas para esculpir decorações de Halloween!Dica para comprar a abóbora
Tudo começa com a abóbora certa. Para exibir a abóbora para servir, procure a abóbora mais bonita e redonda que encontrar. Compre uma abóbora sem machucados, para não correr o risco de estar podre por dentro. Escolha uma abóbora opaca com um talo seco. Se o caule estiver verde, significa que não amadureceu.Qual queijo usar?
A receita pede um ingrediente típico brasileiro, o requeijão, um queijo cremoso. O melhor tipo de requeijão usado no Brasil, o Catipury, não é facilmente encontrado na maioria dos supermercados da América do Norte. Em vez disso, o cream cheese ou o queijo mascarpone são um ótimo substituto.Agente espessante
Eu uso farinha de trigo dissolvida em leite e caldo de camarão. Para cada 1 xícara de leite + 1 xícara de caldo de camarão, use 2-3 colheres de sopa de farinha de trigo. Esta mistura ajudará a engrossar o creme. Algumas pessoas usam amido de milho, mas julgo que é melhor com farinha. No entanto, se você precisar omitir o glúten, poderá usar amido de milho.Creme de leite
Os brasileiros usam creme de leite que vem em lata. Eu uso creme de leite fresco! Não experimentei fazer este prato com leite não lácteo, mas já vi outras receitas com leite de coco! No entanto, se você precisar tornar este prato menos calórico, pode usar leite evaporado sem gordura ou omitir o creme.Qual tipo de camarão?
Se você não mora à beira-mar e não tem acesso a um bom mercado de peixes que vende frutos-do-mar frescos, compre camarão congelado, pois esse será o camarão mais fresco que você poderá obter. Apesar da opinião popular, o camarão congelado é geralmente mais fresco que o camarão “fresco”. Quando os pescadores pegam camarões, eles imediatamente os jogam no gelo, congelando-os pouco tempo após saírem da água. A exibição de camarões “frescos” que você vê no balcão de peixes? Esses são provavelmente os mesmos camarões congelados que foram descongelados no mercado. E não há como saber quantos dias eles estão parados lá, ficando menos frescos a cada minuto. Você encontrará vários tipos e tamanhos de camarão no supermercado. Com ou sem cabeça, com ou sem casca, com a veia removida ou intacta, com ou sem cauda, o que pode ser bastante intimidante! Camarão branco ou rosa funcionará nesta receita! Eu prefiro o sabor dos que eu descasco e removo as caudas. Eu também gosto de usar as cascas e caudas para fazer o caldo para dar um sabor extra. Mas você pode comprá-los já descascados e limpos, se preferir. Certifique-se de não comprar camarões pré-cozidos, pois eles quase sempre estão cozidos demais, o que significa que serão emborrachados e bastante sem gosto. Quanto ao tamanho, atenha-se ao médio ou grande. Você quer que cada concha tenha muito camarão em vez de apenas um ou dois enormes. Você também pode pegar alguns camarões VG (com a cabeça, com a casca) e cozinhar para decorar a abóbora no final.Como descongelar camarão congelado?
Você precisa descongelar o camarão congelado antes de usá-lo nesta receita! Basta colocá-los em uma peneira e colocá-los em água fria até descongelar. Alternativamente, deixe-os descansar em uma tigela de água fria até descongelar. Em seguida, seque-os com uma toalha de papel e use-os o mais rápido possível, pois eles perderão o frescor à medida que se ficam parados.Fazendo com antecedência
Se for fazer com antecedência, aqueça o creme de camarão em uma panela e depois despeje na abóbora no máximo 15 minutos antes da hora de servir; e leve ao forno até que o queijo esteja derretido e quente. No entanto, reaquecer o camarão é sempre um risco. Tente não cozinhar demais o camarão, pois ele ficará duro se cozido demais. Camarão emborrachado vai estragar todo o prato!Quanto tempo as sobras duram na geladeira?
As sobras, se armazenadas em um recipiente hermético, duram até 3 dias. Você vai querer retirar o máximo possível do fundo e das laterais da abóbora. Você pode guardar a polpa da abóbora com o creme de camarão em um recipiente e descartar a casca grande da abóbora.Como faço para reaquecê-lo?
Reaqueça as sobras em uma panela em fogo médio-baixo, adicionando mais creme de leite (ou leite) conforme necessário para retornar à consistência original. Tente não cozinhar demais o camarão, pois ele ficará duro se cozido demais.Posso congelar?
Novamente, quando reaquecido, o camarão inevitavelmente ficará mais duro do que quando foi recém-cozido. Mas, sim, você pode congelar as sobras! Quando estiver pronto para comer, descongele durante a noite na geladeira e reaqueça no fogão.O que fazer com as sementes de abóbora
Se desejar, reserve sementes de abóbora para assar com suas especiarias favoritas para um lanche saudável que pode ser armazenado em um recipiente hermético por até 1 semana. Para assá-los, comece por retirá-los e lavá-los. Seque bem as sementes para evitar aumentar o tempo de cozimento. Espalhe as sementes de abóbora em uma única camada em uma assadeira forrada com papel toalha. Deixe descansar por 1 a 2 horas, ou até secar completamente. Após seco, misture com azeite e seus temperos favoritos. As ideias de tempero incluem sal, alho, páprica e pimenta-do-reino. Em seguida, asse em forno de 160-180˚C/325-350˚F, mexendo ocasionalmente, por 12 a 30 minutos ou até dourar e ficar crocante. Deixe esfriar completamente antes de guardar. Após torrar as sementes, há muito o que fazer com elas. Considere comê-los direto do forno como um lanche, enfeitar uma sopa ou cobrir uma salada. Quando se trata de sementes, você pode ser criativo de como deseja usá-las. Alguns podem adicioná-los aos tacos para uma crocância ou misturá-los ao homus.O que é Hondashi®?
Hondashi® é um tempero à base de peixe bonito para quem gosta de deixar as preparações ainda mais saborosas, estimulando também uma alimentação balanceada e repleta de sabor. Hondashi® garante o sabor autêntico de peixe às preparações e pode ser utilizado nas mais variadas receitas com peixes, frutos-do-mar, receitas orientais e caldos à base de peixe, conferindo um sabor delicioso e cheio de personalidade!Equipamentos - Clique para comprar
“Como associada da Amazon, ganho com compras qualificadas.As compras feitas usando esses links não têm custo extra e fornecem alguns centavos para Fast2eat.”
Como você consegue uma refeição rápida e nutritiva na mesa no final de um dia atarefado?
Eu adoro criar refeições rápidas e saudáveis que podem fazer uma enorme diferença.
Informação nutricional
As informações nutricionais são calculadas usando um banco de dados de ingredientes e devem ser consideradas uma estimativa. Nos casos em que várias alternativas de ingredientes são fornecidas, a primeira listada é calculada para nutrição. Guarnições e ingredientes opcionais não estão incluídos.
Confira o que eu estive preparando!
Receitas mais recentes
****ADD recipe-roundup-items**********
Quer mais? Confira meu livro de receitas!
Você sabia que pode fazer mais do que pão na máquina de fazer pão? Meus livros de receitas explicam como fazer massa de pizza, massa fresca, bolo e, claro, pão em uma máquina de fazer pão. Com mais de 130 receitas, há algo para todos!
Não tem máquina de pão? Sem problemas! O livro contém um guia para converter todas as receitas da máquina de pão em receitas manuais. O guia também permite que você converta receitas manuais que talvez já tenha em receitas de máquina de pão.
Confira “Bread Machine Foolproof Recipes” (“Receitas infalíveis para máquinas de fazer pão”) e “Bread Machine Tips and Tricks” (“Dicas e truques para máquinas de fazer pão”) na Amazon!
“Como associada da Amazon, ganho com compras qualificadas.”
Faminto por mais? Siga-nos nas Redes Sociais!
Postamos novas receitas todas as sextas-feiras! Mantenha-se atualizado seguindo-nos no
Instagram, Facebook, Pinterest e Youtube!
Tem uma pergunta e/ou comentário? Por favor comente abaixo! Dessa forma, outros leitores poderão ver as respostas à sua pergunta e se beneficiarão dos seus comentários.
Estou ansiosa para ouvir de você nos comentários.