A couve é normalmente associada ao cozimento longo e lento, mas cortá-la em tiras finas reduz drasticamente o tempo de cozimento. O resultado é um sabor brilhante e vivo que fará você perceber que essas verduras são mais versáteis do que a maioria das pessoas pensa. Este prato pode ser feito durante todo o ano e servido como acompanhamento de qualquer proteína.
Realmente não há segredo para fazer esta receita de couve. É super rápido e fácil de montar. A parte mais demorada do processo será remover os caules e cortar as couves nas tiras mais finas. E depois, basta refogar no azeite e no alho, temperar com sal e voilá: deliciosas couves verdes brilhantes estão prontas para serem devoradas!
Tanto a couve quanto o kale estão entre os alimentos mais saudáveis do mundo, uma vez que são nutricionalmente densos e repletos de muitos benefícios à saúde e vitaminas. Esta versão mantém a cor vibrante da couve e sua crocância satisfatória.
Siga Fast2eat nas suas redes sociais preferidas
Instagram, Facebook e Pinterest
Muito obrigada por comentar, ler, apoiar e compartilhar.
Ingredientes
- 2 colheres (sopa) Azeite - extra virgem
- 1 colher (sopa) Manteiga - opcional
- 1 colher (sopa) Alho - picado - 4 dentes
- 1 mole Couve - lavada, com as hastes duras descartadas, folhas cortadas em tiras fininhas
- Pimenta do reino - opcional a gosto
- Sal - a gosto
O Instacart está disponível apenas nos EUA no momento.
Modo de Preparar
Lave a couve
- Encha a pia da cozinha ou uma tigela grande com água. Balance-os para cima e para baixo e de um lado para o outro para tentar soltar qualquer sujeira remanescente. Em seguida, enxágue-os individualmente em água fria.
Corte as folhas da couve em tirinhas
- Prepare a couve cortando o caule (no centro da folha), mantendo as folhas inteiras.
- Empilhe a couve, começando com folhas maiores em baixo. Acho mais fácil fazer duas ou três pilhas por vez.
- Enrole cada pilha de folhas firmemente em um cilindro em forma de charuto, de modo que a haste corra ao longo do rolo.
- Segure-o com força e, usando uma faca afiada, corte-os transversalmente em fatias muito finas, o mais fino possível - cerca de 1,5 mm (1/16 polegada) de largura - para fazer fitas. Repita com o restante cortando todas as verduras dessa maneira.
- Use os dedos para sacudir os fios, para que fiquem soltos. Reserve.
Refogue a couve com bastante gordura
- Use uma frigideira grande com uma tampa justa. Derreta a manteiga e aqueça o azeite em fogo médio.
- Adicione o alho e cozinhe até cheirar bem e começar a ganhar alguma cor.
- Adicione a couve e refogue, misturando com o óleo e alho.
- Misture a pimenta e o sal.
- Cubra e cozinhe por cerca de 5 minutos até que estejam murchas, sedosas, verdes brilhantes e tenras.
- Nota: a couve jovem vai cozinhar relativamente rápido. Verduras mais velhas podem demorar mais para amaciar. O tempo varia de acordo com o seu gosto pessoal; no entanto, a couve mineira feita ao modo brasileiro não cozinha por horas como a versão do sul dos Estados Unidos. Basta um refogado rápido - cerca de 5 minutos - até ficarem macios e verdes brilhantes! Mais do que isso, corre o risco de a couve ficar amarga. Eu acho que elas têm um sabor mais fresco e menos amargo quando são apenas refogadas até ficarem crocantes (“al dente”) e macias.
- Transfira a couve para uma tigela de servir. Se necessário, tempere com sal e pimenta a gosto e sirva imediatamente.
Notas
O que é couve?
A couve é da mesma família do repolho, das folhas de mostarda e de outras verduras saudáveis. As folhas são verde-escuras e os caules são duros, que precisam ser removidos antes de comer. O sabor da couve é um cruzamento entre repolho e kale, como a acelga.Você deve cortar a couve em tiras ou picá-la?
Seria melhor se você cortasse a couve em tiras, em vez de picá-la. É a forma tradicional.Couve ou Kale (couve crespa)?
Em termos de sabor e textura, kale é a combinação mais próxima da couve e pode ser usada alternadamente. Se você usar kale em vez de couve, mesmo usando uma faca muito afiada e as melhores habilidades de cozinha, provavelmente não alcançará os pedaços finos de couve que a receita exige, então o resultado não será o mesmo, mas não prejudica o sabor do resultado final.Comprando couve
Procure por couve com folhas firmes e verdes e que pareça fresca, sem manchas amarelas ou buracos de insetos. Evite couve com folhas marrom ou murchas ou que apresentem outros sinais de envelhecimento. Um mole só vai alimentar 4, sem sobras, pegue mais se precisar atender mais pessoas ou se quiser sobra para apreciar no dia seguinte!Armazenamento de couve crua
Elas vão conservar por cerca de 4 a 5 dias na geladeira. Coloque-os em um grande saco plástico hermético, sem lavar. Se a sua couve estiver mole, viscosa, amarelada/marrom ou cheirando mal, está estragada e deve ser descartada.Sobras
A couve cozida, guardada em recipiente hermético, pode conservar-se bem na geladeira por até 4 dias. Para reaquecer, aqueça em uma frigideira em fogo médio ou use o micro-ondas.Posso congelar couve cozida?
Você pode? sim. Você deveria? Na minha opinião, não. A couve fica mole quando congelada e descongelada. Eu prefiro quando são feitas na hora ou reaquecidos da geladeira. No entanto, você pode congelar couve cozida em sacos para freezer por até 3 meses, se não se importar com a alteração da textura.Variações
Existem algumas variações desta receita de couve.- Bacon ou gordura de bacon - a variação mais comum. Use para adicionar sabor. Proporciona um excelente equilíbrio ao amargo natural da couve. Quando sirvo a couve com feijoada, não incluo o bacon porque a feijoada já tem. Mas se estou servindo com uma refeição simples, como frango grelhado, acho que o bacon é uma boa adição, adicionando um pouco de defumado ao prato.
- Bacon - Refogue o bacon até dourar antes de adicionar o alho e prossiga com a receita conforme indicado.
- Gordura de bacon - substitua pela manteiga.
- Cebola ou chalota - você também pode refogar cebolas ou chalotas bem picadas com o alho antes de adicionar a couve.
- Uma espremida de limão ou uma pitada de flocos de pimenta vermelha às vezes pode transformar este prato simples em algo com um pouco mais de picante.
Com que servir a couve?
No Brasil, a couve é um dos acompanhamentos servidos com a feijoada. Você também pode servi-los com arroz, feijão e uma proteína, como frango grelhado ou empanado, um bife, assado, porco ou salsicha. Você também pode usá-los em sopas, como Caldo Verde, Tutu de Feijão ou para fazer Feijão Tropeiro, risoto e até macarrão!Equipamentos - Clique para comprar
“Como associada da Amazon, ganho com compras qualificadas.As compras feitas usando esses links não têm custo extra e fornecem alguns centavos para Fast2eat.”
Como você consegue uma refeição rápida e nutritiva na mesa no final de um dia atarefado?
Eu adoro criar refeições rápidas e saudáveis que podem fazer uma enorme diferença.
Informação nutricional
As informações nutricionais são calculadas usando um banco de dados de ingredientes e devem ser consideradas uma estimativa. Nos casos em que várias alternativas de ingredientes são fornecidas, a primeira listada é calculada para nutrição. Guarnições e ingredientes opcionais não estão incluídos.
Experimente mais receitas do meu livro de receitas
130 receitas deliciosas, dicas e sugestões e os passos básicos para fazer pão, bolo, pizza e macarrão usando uma máquina de pão.
Você não precisa de uma máquina de pão para fazer essas receitas. Suponha que sua máquina de fazer pão está quebrada. Ou você não tem espaço em sua cozinha para outro aparelho, mas quer fazer minhas receitas. Há um guia para converter as receitas de máquina de pão em receitas manuais.
Ou se você tem receitas favoritas que sua avó costumava fazer, há também um guia para convertê-las e fazer na máquina de pão.
Que tal massa fresca caseira. Também há um guia completo com sugestões para ser criativo com suas massas.
Leia mais informações sobre como fazer pães no meu livro:
“Como associada da Amazon, ganho com compras qualificadas.”
Faminto por mais? Um novo artigo e/ou receita todas as sextas!
Siga Fast2eat nas suas redes sociais preferidas
Instagram, Facebook e Pinterest
Você fez esta receita?
Depois de fazer minhas receitas, adoraria ver suas criações, por favor, me avise!
Deixe um comentário abaixo,
Marque @fast2eatbr
no Instagram, e
no Facebook
com hashtag #fast2eat para que possamos ver todas as delícias
Todos os textos e fotografias no Fast2eat são protegidos por direitos autorais. Você pode compartilhar minhas receitas e fotos através das mídias sociais, desde que você vincule de forma proeminente para a publicação original. Você não precisa pedir minha permissão para vincular ao conteúdo publicado aqui, mas você precisa da minha permissão para publicar minhas receitas e fotos. Não use nenhum material deste site sem obter permissão prévia. Se você quiser publicar esta receita em seu site, por favor, inclua o link para esta postagem. E lembre-se, quando você adaptar minha receita, reconheça a fonte com “adaptado de …” informando a fonte com o link da minha receita.
Muito obrigada por comentar, ler, apoiar e compartilhar.
Tem uma pergunta e/ou comentário? Por favor comente abaixo! Dessa forma, outros leitores poderão ver as respostas à sua pergunta e/ou se beneficiarão dos seus comentários. Role para baixo e você encontrará o formulário de comentário.
Estou ansiosa para ouvir de você nos comentários.