Caldo Verde à Portuguesa Fast2eat

Caldo Verde à Portuguesa Fast2eat

A Sopa Portuguesa Caldo Verde é um prato rico e farto com uma essência de linguiça defumada (paio, chouriço / chourizo ou linguiça calabresa). Oferece um sabor arrojado e reconfortante. Caseiro, satisfatório, e reconfortante.

Caldo Verde é originário da região do Minho, no norte de Portugal. É a sopa portuguesa mais popular e pode ser encontrada em mesas de jantar rurais e luxuosas em Portugal e no Brasil.

Esta é uma sopa muito saudável, porque a couve está entre os alimentos mais saudáveis do mundo, pois é nutricionalmente densa e repleta de muitos benefícios à saúde e vitaminas.

Existem diversas variações desta receita básica de sopa portuguesa de linguiça, verduras e batata. Eu usei o Paio. A maioria pede uma linguiça portuguesa com um forte sabor a alho chamada Chouriço. Outras receitas usam a linguiça calabresa. Você também pode substituir o Chouriço português por chorizo colombiano ou espanhol.

Caldo verde tem um sabor espesso e rico sem adição de creme de leite ou leite. Esta sopa é deliciosa em um dia frio de outono ou inverno e é uma receita muito econômica! Em Portugal, o Caldo Verde é servido como aperitivo ou como jantar ligeiro. É frequentemente acompanhado por um pão regional denso chamado broa do norte de Portugal. Acho muito satisfatório, por causa da linguiça e das batatas, então geralmente fico bem com uma tigela dessa sopa no jantar! Talvez acompanhado por uma fatia de pão como esta Focaccia ou pão de milho.

Faça uma panela grande, pois esta sopa fica ainda melhor no dia seguinte. A sopa fica mais espessa quando resfriada. Se necessário, adicione um pouco de água fervendo para torná-la mais fina.

Esta sopa será a favorita da sua família, especialmente nos dias frios de inverno; no entanto, você pode apreciá-la quer esteja quente ou frio lá fora.


Siga Fast2eat nas suas redes sociais preferidas

Instagram, Facebook e Pinterest

Muito obrigada por comentar, ler, apoiar e compartilhar.

Caldo Verde Portugues Fast2eat
Tempo de Preparo: 10 minutes
Tempo de cozedura: 15 minutes
10 minutes
Tempo Total: 35 minutes
Caldo Verde é uma sopa cremosa portuguesa feita com batata, couve, linguiça portuguesa fumada em rodelas e azeite. É um prato saudável, nutritivo e caseiro, delicioso! Pronto em menos de uma hora! Simples, agradavelmente satisfatório, e econômico.
Porções: 6 pessoas

Ingredientes

  • 4 colheres (sopa) Azeite - reserve um pouco para guarnição
  • 1 cebola - picada
  • 3 dentes Alho - picados - ou mais a gosto
  • 300 g Linguiça - usei paio, mas também pode usar chouriço português, chorizo espanhol ou colombiando ou linguiça calabresa
  • 6-8 xícaras Água - 1,5-2 litros
  • 1 colher (sopa) Caldo de galinha
  • 1 mole Couve - lavadas, com os caules removidos e cortados bem fininho
  • 1-1.5 kg Batatas - cerca de 6-8 batatas médias - descascadas e cortadas em fatias finas
  • Sal - a gosto
  • Pimenta do reino - opcional a gosto
  • Páprica - opcional a gosto

Modo de Preparar

  • Lave acouve - Encha a piada cozinha ou uma tigela grande com água e deixe a couve de molho por cerca de10 minutos. Balance-as para cima e para baixo e de um lado para o outro paratentar soltar qualquer sujeira remanescente. Em seguida, enxágue-as individualmentepara verificar se há areia restante.
  • Retire a "casca" da salsicha.
  • Corte a linguiça em quartos no sentido do comprimento.
  • Refogue a cebola, alho e linguiça - Adicione o azeite de oliva à Panela de pressão (Instant Pot), escolha a função “refogar” (sauté), adicione a cebola e refogue até ficar macia e translúcida (não deixe dourar) por cerca de 2 minutos, adicione o alho e refogue por mais um minuto e jogue a linguiça , cozinhando até que tenha liberado a maior parte da gordura, e começar a ficar um pouco dourada. A gordura da linguiça dará sabor à sopa.
  • Em seguida, adicione as batatas, páprica, água fervente e o caldo de galinha.
    Nota: Espere para temperar no final até determinar quanto de pimenta e sal a linguiça adiciona à mistura.
  • Cozinhe - Trave a tampa, verifique se a válvula está ajustada para selar e programe para sopa ou 10 minutos em alta pressão.
    Nota: Se usar uma panela normal, cozinhe por 30 minutos até que as batatas estejam bem cozidas.
  • Enquanto isso, divida as folhas verdes da couve em duas pilhas. Enrole cada pilha de folhas firmemente em forma de charuto e corte-as transversalmente em fatias bem finas (o mais fino possível). reserve.
  • Nota: Se picar as folhas verdes da couve e não as cortar em tiras, os portugueses diriam que não é Caldo Verde à Portuguesa.
  • Quando o tempo terminar, pressione "Cancelar e libere rapidamente a pressão girando cuidadosamente a válvula na tampa para ""Ventilação".
  • Abra a tampa, retire a linguiça, use um mixer de mão para bater a sopa completamente.
  • Nota: Você também pode usar um liquidificador comum e bater a sopa aos poucos.
  • Fatie a linguiça em fatias finas e volte a colocar metade da linguiça fatiada na panela com a sopa batida e reserve a outra metade para guarnecer. A tradição Portuguesa afirma que as fatias da linguiça são adicionadas na tigela, embora alguns chefs gostem de adicionar metade (ou toda) linguiça à sopa antes. A escolha é sua.
  • Opcional: Você pode ferver um pouco a sopa usando a função “refogar” (sauté) se quiser que o caldo engrosse.
  • Adicione a couve fatiada e mexa bem. Leve a mistura para ferver (função “refogar” (sauté) sem a tampa) e cozinhe por mais 5-10 minutos (dependendo de sua preferência) até que a couve esteja macia. Em seguida, cancele o programa. Não cozinhe demais, pois as verduras devem ficar ligeiramente crocantes.
  • Verifique se precisa de sal ou pimenta e, em caso afirmativo, adicione agora.
  • Sirva quente. Quando estiver pronto para servir a sopa, coloque em tigelas individuais, enfeite cada tigela com as fatias finas de linguiça, um fiozinho de azeite e pimenta a gosto.

Notas

A cremosidade desta sopa depende do seu gosto

As quantidades aqui são aproximadas. Você pode adicionar quantas batatas quiser. Eu gosto de cremosa. Se você gosta mais “aguada” como um caldo, e se ficar muito grosso, simplesmente adicione água para diluir. Certifique-se de adicionar sal suficiente para realçar os sabores.

Você deve cortar a couve em tiras ou picá-las?

Seria melhor se você cortasse a couve em tiras, em vez de picá-la. É a forma tradicional. Se não cortar em tiras, não é Caldo Verde.

Fazendo uma versão vegetariana/vegana

Para torná-la vegetariana / vegana, substitua a linguiça por feijão-manteiga ou grão de bico cozido e acrescente uma pitada de páprica defumada.

Faça antecipadamente

A sopa pode ser feita com 1 dia de antecedência. Transfira para um recipiente hermético e leve à geladeira. Reaqueça em uma panela grande em fogo médio-baixo antes de servir.
No dia seguinte, as sobras estarão um pouco mais grossas do que quando você fez pela primeira vez, o que é ótimo se você adora uma sopa mais cremosa, ou adicione um pouco de água se quiser diluir.

Fast2eat fez uma parceria com a Dubrazil para compartilhar novas e simples receitas brasileiras que sua família vai adorar!
Essa receita foi preparada com o seguinte produto da Dubrazil:

Linguiça Paio Defumada

O paio é uma linguiça portuguesa (ou brasileira) defumada, temperada com alho, sal e pimenta-da-guinée. A pasta de pimenta vermelha é um complemento opcional à receita. É composto principalmente de lombo de porco, embora algumas variedades também contenham coxa de porco. É uma linguiça dura, geralmente de grande diâmetro.
Paio é curado e defumado com um sabor intenso. Linguiças defumadas e curadas não devem ser utilizadas para churrasco. Esse tipo de linguiça costuma ficar mais seco e acaba ressecando ainda mais quando grelhado. É mais usado em ensopados que requerem um sabor mais pronunciado.
Obrigada DuBrazil por fornecer o produto para me ajudar a escrever este post hoje!

Posso usar qualquer linguiça?

Esta sopa é fantástica. Mas acho que muito depende da qualidade da linguiça.
Eu fiz com Paio, mas chouriço português, linguiça calabresa, chorizo Colombiano ou espanhol são outras boas opções. A linguiça portuguesa refere-se a uma forma de linguiça de porco defumada temperada com alho e páprica. Procure por linguiças curadas duras, não linguiças moídas soltas que precisam ser cozidas. Se você usar uma linguiça polonesa ou kielbasa será bom, mas não o ideal.

Chouriço português

O chouriço é uma linguiça tradicional portuguesa. As variedades mais comuns de chouriço provêm da carne e gordura de porco. Temperado com pasta de pimenta vermelha, vinho e alho, e deixado para secar e defumar por alguns dias ou semanas. O chouriço costuma ser delicado e não muito salgado no sabor, com uma gordura aromática. É semelhante ao chouriço Colombiano/espanhol, mas tem menos páprica do que seu vizinho e tem um gosto um pouco mais defumado. A variedade portuguesa tende a ser mais apimentada que a espanhola e Colombiana.
Linguiça Calabresa
Calabresa é uma linguiça típica do Brasil. Sua popularidade se compara à do pepperoni nos Estados Unidos. O nome calabresa vem da região da Calábria, no sudeste da Itália, origem desta linguiça.
A linguiça calabresa é uma das linguiças de sabor mais marcante e apimentada. Por isso é muito procurada para compor pratos, tábuas de frios, pizzas, salgados e frituras. Combina também com pão, farofa, arroz e outras guarnições.
Também pode ser usada em pratos como feijoada e pode ser preparada na panela de pressão, fazendo uma deliciosa linguiça assada no forno e aquela incrível linguiça frita com cebola. Linguiça calabresa combina realmente com tudo.
Pode ser encontrada tanto crua quanto defumada. Nunca use linguiças que passaram por processo de pré-cocção, aquelas defumadas e curadas, no churrasco. Esse tipo de linguiça geralmente é mais seca e acaba ressecando ainda mais em contato com a brasa.
Feita com carne de porco, mistura aproximadamente 90% de carne de porco e 10% de toucinho. Além do sal e do alho, tem sabor marcante devido à pimenta calabresa e cheiro verde utilizados no tempero.

Equipamentos - Clique para comprar

“Como associada da Amazon, ganho com compras qualificadas.”

Veja as ofertas e descontos especiais da Amazon para leitores Fast2eat.

Amazon.com.brConfira Ofertas no Brasil
Amazon.comConfira Ofertas nos Estados Unidos
Amazon.caConfira Ofertas no Canada
Refeição: Almoço, Aperitivos & Entradas, Jantar, Sopa
Culinária : Brasileira, Portuguesa
Diet: Gluten Free
Keyword: Batata, Caldo, caldo verde, caseiro, Chorizo, Chouriço, comida caseira, comida europeia, couve, Euopeu, Fácil, fácil de preparar, Instant Pot, kale, Keto, linguiça, Linguiça Calabresa, linguiça defumada, paio, Panela de pressão, Rápido, rápido e fácil, receita Brasileira, receita portuguesa, refeição em 30 minutos, refeições de 30 minutos, saboroso, Saudável, sem amendoim, Sem glúten, sem grãos, sem lactose, sem nozes, Sem ovos, sem soja, Sopa, sopa caseira, sopa de batata, sopa de couve, sopa de vegetais, sopa fácil, sopa na pressão, sopa portuguesa, vegetais, vegetais quentes

Informação nutricional

Calories: 330kcal | Carbohydrates: 22g | Protein: 10g | Fat: 23g | Saturated Fat: 6g | Cholesterol: 36mg | Sodium: 652mg | Potassium: 623mg | Fiber: 5g | Sugar: 2g | Vitamin A: 3348IU | Vitamin C: 42mg | Calcium: 184mg | Iron: 2mg
Lembre-se de seguir@Fast2eatbr no Instagram

Experimente mais receitas do meu livro de receitas

130 receitas deliciosas, dicas e sugestões e os passos básicos para fazer pão, bolo, pizza e macarrão usando uma máquina de pão.

Você não precisa de uma máquina de pão para fazer essas receitas. Suponha que sua máquina de fazer pão está quebrada. Ou você não tem espaço em sua cozinha para outro aparelho, mas quer fazer minhas receitas. Há um guia para converter as receitas de máquina de pão em receitas manuais.

Ou se você tem receitas favoritas que sua avó costumava fazer, há também um guia para convertê-las e fazer na máquina de pão.

Que tal massa fresca caseira. Também há um guia completo com sugestões para ser criativo com suas massas.

Leia mais informações sobre como fazer pães no meu livro:

“Como associada da Amazon, ganho com compras qualificadas.”


go to top

Faminto por mais? Um novo artigo e/ou receita todas as sextas!

Siga Fast2eat nas suas redes sociais preferidas

Instagram, Facebook e Pinterest


Você fez esta receita?

Depois de fazer minhas receitas, adoraria ver suas criações, por favor, me avise!

Deixe um comentário abaixo,

Marque @fast2eatbr

no Instagram, e

no Facebook

com hashtag #fast2eat para que possamos ver todas as delícias


Todos os textos e fotografias no Fast2eat são protegidos por direitos autorais. Você pode compartilhar minhas receitas e fotos através das mídias sociais, desde que você vincule de forma proeminente para a publicação original. Você não precisa pedir minha permissão para vincular ao conteúdo publicado aqui, mas você precisa da minha permissão para publicar minhas receitas e fotos. Não use nenhum material deste site sem obter permissão prévia. Se você quiser publicar esta receita em seu site, por favor, inclua o link para esta postagem. E lembre-se, quando você adaptar minha receita, reconheça a fonte com “adaptado de …” informando a fonte com o link da minha receita.

Muito obrigada por comentar, ler, apoiar e compartilhar.


Tem uma pergunta e/ou comentário? Por favor comente abaixo! Dessa forma, outros leitores poderão ver as respostas à sua pergunta e/ou se beneficiarão dos seus comentários. Role para baixo e você encontrará o formulário de comentário.

Estou ansiosa para ouvir de você nos comentários.

go to top

 
Comments

No comments yet.

 
error

Já que você está aqui, posso pedir um favor? Seria muito bom se você pudesse por favor compartilhar esta receita (ou artigo) em suas mídias sociais. São apenas alguns cliques para você... mas significa o mundo para mim. Siga Fast2eat no Instagram, Facebook e Pinterest. Muito obrigada!!!