Pão de 12 grãos ancestrais Fast2eat

Pão de 12 grãos ancestrais Fast2eat
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Bem-vindo(a) ao Fast2eat! Se você está procurando receitas fáceis de preparar, nutritivas, deliciosas e rápidas, então você está no lugar certo.

Este pão de multigrãos é feito de uma mistura selecionada de grãos ancestrais. Excelente para fazer um pão saboroso e nutritivo.

Eu usei a farinha de 12 grãos da Bulk Barn (uma loja de alimentos canadense especializado em alimentos a granel) e essa receita é uma variação da que eles fornecem. A lista de grãos, de acordo com o rótulo, é: farinha de trigo integral, farinha de espelta integral (trigo-vermelho), farinha Kamut (trigo oriental), aveia granola, sementes de linhaça marrom moídas, semente de quinoa, semente de amaranto, farinha de cevada, farinha de centeio integral, farinha de trigo sarraceno escuro, sementes de girassol descascadas, sementes de painço (milhete). Contém trigo.

Mas se você não estiver no Canadá, pode ser 7-grãos, 9- grãos ou 12- grãos ou qualquer mistura que você encontrar ou faça com uma farinha de multigrãos feita por você. Você pode colocar quantos grãos quiser. É tudo de bom! Eu até vi pão de 20 grãos.

Pão de grãos ancestrais pode ser um verdadeiro passo em frente. “Todos esses grãos e sementes são acréscimos maravilhosos ao nosso suprimento moderno de alimentos.

Os grãos ancestrais podem soar como algo que você encontraria em um museu ou em um sítio arqueológico. Mas, atualmente, eles estão aparecendo em qualquer supermercado.

O que são grãos ancestrais?

Os grãos ancestrais são grãos que permaneceram praticamente inalterados nos últimos séculos. A maioria dos grãos integrais hoje se enquadra nesta categoria, com exceção do trigo moderno. Esses grãos também são superalimentos, ricos em nutrientes e fibras.

Os grãos ancestrais – confusamente – não são todos grãos. Os grãos são tecnicamente gramíneas. Por esse padrão, Kamut, espelta e trigo são todos grãos, mas a quinoa e o amaranto não. Ainda assim, o termo comum “grão” permaneceu para todos eles. “Grãos” como quinoa, amaranto, espelta e Kamut são chamados de “antigos” porque existem, inalterados, há milênios.


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Pão de 12 grãos ancestrais Fast2eat
Tempo de Preparo: 5 minutes
Tempo de cozedura: 3 hours 48 minutes
Tempo de espera: 15 minutes
Tempo Total: 4 hours 8 minutes
Uma receita saudável de pão de 12 grãos carregada com grãos ancestrais nutritivos.
Esse pão é delicioso, super macio e bom para você. É tão indulgente quanto nutritivo. É perfeito para sanduíches, torradas matinais amanteigadas e queijos grelhados.
Porções: 20 Fatias

Ingredientes

  • 1 1/2 xícara Água - morna - 80-90°F/26-32°C
  • 4 colher (chá) Azeite
  • 1 1/3 xícara Farinha de 12 grãos
  • 2 2/3 xícaras Farinha de trigo para pão
  • 1 colher (sopa) Farinha de glúten
  • 4 colheres (chá) Açúcar Mascavo
  • 1 ½ colheres (chá) Sal
  • 2 colher (chá) Fermento biológico seco

Modo de Preparar

  • Prenda a lâmina de misturar na forma da Máquina de pão.
  • Adicione os ingredientes na ordem acima (ou seguindo a ordem e o método especificados no manual da sua máquina de pão. - a minha é: PRIMEIRO, ingredientes líquidos; SEGUNDO, ingredientes secos; ÚLTIMO, fermento). Nota: Com um dedo ou uma faca, faça um pequeno "buraco" no meio da farinha. Adicione fermento ao buraco, certificando-se de que o fermento não entre em contato com os ingredientes líquidos.
  • Insira cuidadosamente a forma na Máquina de pão e feche suavemente a tampa. Conecte o cabo de alimentação a uma tomada de parede.
  • Selecione a configuração de pão "Whole Wheat (Integral)". Se disponível Escolha a cor da crosta (eu costumo definir o Medium (Médio), mas se você preferir definir Light (Claro) ou Dark (Escuro)) e tamanho do pão (2LB) e Pressione o botão Iniciar.
  • Ela irá misturar e assar o pão. Quando o ciclo estiver completo, pressione o botão de parada e desconecte a máquina da tomada.
  • Abra a tampa e, usando luvas térmicas protetoras, segure firmemente a alça da forma e puxe suavemente a forma para cima e para fora da máquina. CUIDADO: A máquina de pão e a forma devem estar muito quentes! Sempre lide com cuidado.
  • Passe uma espátula em volta para ajudar a soltar da forma.
  • Vire o pão em uma grade de resfriamento ou superfície limpa e balance suavemente até que o pão caia no suporte.
  • Deixe esfriar por cerca de 10-15 minutos antes de cortar.
  • Para cortar fatias perfeitas use sempre um cortador de pão com uma faca elétrica.

Video

Notas

É sempre uma boa ideia abrir a tampa da máquina de pão durante o segundo ciclo de amassar (geralmente após 35 minutos para o Pão Integral, pois ele descansa por cerca de 25 minutos) e verificar a consistência da bola de massa.
A massa está "perfeita" quando a aparência é de uma bola redonda lisa, é suave ao toque, deixa um pequeno resíduo no dedo e o fundo da forma está limpa, sem resíduo de massa.
  • Se estiver muito seco, adicione o líquido morno uma colher de chá de cada vez até que pareça certo.
  • Se parecer muito úmido, adicione farinha uma colher de sopa de cada vez até que pareça certo.
  • Se tiver farinha dos lados da forma, use uma espátula de silicone para limpar a farinha da forma.
Importante: Isso só pode ser feito durante o ciclo de amassar. NÃO remova a forma, MANTENHA ela presa na máquina. NÃO desligue a máquina para ajustar a massa.

O clima pode afetar seus ingredientes
Se você mora em um clima úmido, é provável que precise de pelo menos a quantidade recomendada de farinha, talvez até de 1/4 a 1/2 xícara a mais. A massa de pão deve ser pegajosa, mas ainda assim gerenciável, principalmente após o primeiro crescimento. Enquanto você está amassando, a massa deve se unir e se afastar dos lados da tigela, deixando a tigela praticamente limpa. Normalmente, pretendo manter o fundo da massa ainda preso à tigela. Tente não adicionar muita farinha, pois seu pão será mais denso. Quando você pega a massa, um pouco gruda nos dedos. Após o primeiro crescimento, será mais fácil de manusear!

Você também pode fazer este pão sem o auxílio de uma máquina de fazer pão, ou fazer a massa em uma máquina de fazer pão e assar no forno.
Simplesmente faça a massa usando o método usual (à mão, batedeira ou máquina de pão); deixe-a crescer até ficar inchada e modele-a em forma de tronco; e coloque-o em uma assadeira levemente untada com 8 1/2 x 4 1/2 polegadas (21,5 x 11,5 cm). Deixe o pão subir, coberto, até que esteja coroado cerca de 2,5 cm sobre a borda da forma. Se desejar, pincele o pão depois de crescido com a clara de ovo batida e polvilhe com sementes. Asse em forno pré-aquecido a 390°F/200°C por 15-30 minutos ou até que a temperatura interna registre 190°F/88°C em um termômetro de leitura instantânea . Retire o pão do forno, da forma e deixe esfriar em uma grelha de pão.

Como você pode saber se o pão está totalmente cozido?
Eu gosto de usar um termômetro de comida. O meu é digital, por isso é muito fácil de usar. O pão totalmente cozido terá 190-200°F/88-93°C. As receitas de pão que incluem leite precisarão cozinhar até 200°F/93°C, mas como esse não é necessário, retiro-o assim que atingir 190°F/88°C. O topo será marrom dourado.

Veja também:


* "A ingestão dietética prolongada de glúten não foi associada ao risco de doença cardíaca coronária. No entanto, evitar o glúten pode resultar em um consumo reduzido de grãos integrais benéficos, o que pode afetar o risco cardiovascular. A promoção de dietas sem glúten entre pessoas sem doença celíaca não deve ser encorajada" (traduzido do original em inglês: “Long term dietary intake of gluten was not associated with risk of coronary heart disease. However, the avoidance of gluten may result in reduced consumption of beneficial whole grains, which may affect cardiovascular risk. The promotion of gluten-free diets among people without celiac disease should not be encouraged.” disponível em: http://www.bmj.com/content/357/bmj.j1892)

* Conteúdo e imagens baseadas no Manual do Usuário das máquinas de pão Sunbeam e Oster CKSBBR9050-033 retirado de http://pdfstream.manualsonline.com/4/4d6633cb-086c-4456-b7d7-5abde3447520.pdf

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Informação nutricional

Calories: 113kcal | Carbohydrates: 20g | Protein: 4g | Fat: 2g | Saturated Fat: 1g | Polyunsaturated Fat: 1g | Monounsaturated Fat: 1g | Sodium: 180mg | Potassium: 31mg | Fiber: 2g | Sugar: 1g | Vitamin A: 1IU | Vitamin C: 1mg | Calcium: 5mg | Iron: 1mg
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