Bolo de Aipim (Mandioca/Macaxeira) Fast2eat

Escondidinho no Brasil, cottage pie ou Shepherd’s pie na América do Norte, Pastelón no México ou Caribe… Esta torta é uma caçarola que combina aipim (mandioca/ macaxeira) e um recheio salgado – carne (carne moída – favorito da minha família), camarão (meu favorito), frango desfiado, peru, peixe, bacalhau, carne de porco, carne seca (o famoso Escondidinho de Carne Seca), e também soja ou vegetais podem ser adicionados ou utilizados sem carne para versão vegetariana… Os recheios são limitados apenas pela sua imaginação.

Um verdadeiro prato de caçarola que também pode ser feito de restos. Você já sabe que eu absolutamente amo as caçarolas, não só porque elas são deliciosas, mas também porque são fáceis e ideais para dias ocupados. Você pode fazer com antecedência e deixá-lo em sua geladeira e assá-lo no final do dia, quando você chegar em casa do trabalho! Pode ser servido sozinho ou acompanhado por uma salada fresca ou vegetais cozidos no vapor. Só depende de você!

É uma das tortas mais versáteis que podem ser montadas. E se você não gosta ou encontra aipim (mandioca/macaxeira), também pode fazê-lo usando diferentes tipos de raízes trituradas, como batatas ou batatas-doces ou purê de batatas instantâneas, como substituto.

É sem glúten, a massa é perfeita para quem é intolerante ao glúten. Isso é maravilhoso! Um dos meus pratos favoritos.

 

Print Recipe
Bolo de Aipim (Mandioca/Macaxeira) Fast2eat
Na maioria das receitas, o escondidinho é coberto com mandioca e queijo triturados. Eu prefiro aberta, por isso sempre brinco que o meu é aparecidinho 😉
Refeição Prato principal
Cozinha Brasileira
Tempo Preparação 15 minutos
Tempo Cozedura 40 minutos
Porções
pessoas
Ingredientes
Refeição Prato principal
Cozinha Brasileira
Tempo Preparação 15 minutos
Tempo Cozedura 40 minutos
Porções
pessoas
Ingredientes
Instruções de preparação
  1. Você pode comprar aipim/mandioca congelado já descascada ou usar um fresco. Eu uso congelado para facilitar a preparação.
  2. Se estiver usando aipim/mandioca fresca, é importante descascar primeiro. Se você nunca descascou uma raiz de aipim/mandioca antes, aqui está um breve tutorial. Corte o aipim/mandioca no meio e certifique-se de está totalmente branco (nenhuma ou mínima mancha escura). Corte-o em pedaços. Com uma faca, faça um corte que atravessa o anel branco por baixo da crosta marrom e levante-a com a lâmina da faca. A casca vai subir em uma só peça. Role cuidadosamente o pedaço para continuar levantando o anel branco e casca marrom. Uma vez que é descascada, corte em quartos e corte fora a raiz. Certifique-se de cortar fora também qualquer os pontos pretos ou esverdeados. Em seguida, lave os tubérculos. Nota: Não lave as raízes antes de descascar. Vai dificultar e ficará uma sujeira só.
  3. Cozinhe o aipim/mandioca em água salgada até estar bem macia. Eu uso uma panela de pressão para economizar tempo, fica pronta em apenas 10 minutos na panela de pressão e cerca de 30 minutos na panela normal.
  4. Retire do calor e drene.
  5. Coloque a mandioca cozida em uma tábua de corte e enquanto a mandioca ainda estiver quente, mas pode ser manuseada sem queimar, remova a fibra dura do centro. É importante certificar-se de remover e descartar todos os centros fibrosos.
  6. Coloque a mandioca morna em uma tigela grande e misture muito bem usando um amassador de batatas (eu uso um mixer). Adicione a manteiga, leite, noz-moscada, sal e pimenta a gosto.
Para montar e assar
  1. Alinhe um pirex ou assadeira com a massa de aipim, espalhe uniformemente com uma espátula ou parte de trás da colher. Se você quiser cobrir, use apenas metade, eu prefiro aberta, mas na maioria das receitas, geralmente é coberto com a massa de aipim.
  2. Adicione a sua cobertura favorita: carne moída, camarão, frango desfiado, peru, peixe, bacalhau, carne de porco, carne seca (o famoso Escondidinho de Carne Seca no Brasil), soja ou vegetais.
  3. Ou recheio, se quiser cobrir, e cubra com a massa restante.
  4. Termine jogando queijo parmesão (ou Mussarela) distribuindo uniformemente.
  5. Asse a 375°F (190°C) por cerca de 20-30 minutos ou até borbulhar em torno de bordas e estar levemente douradas na parte superior.
  6. Sirva-o quente sozinho ou acompanhado de uma salada fresca ou vegetais cozidos no vapor.
Notas da Receita

Faminto por mais? Um novo artigo e/ou receita todas as sextas!

go to top


Depois de fazer minhas receitas, adoraria ver suas criações, por favor, me avise! Deixe um comentário abaixo, tire uma foto e marque-a nas suas mídias sociais preferidas com hashtag #Fast2eat.

Todos os textos e fotografias no Fast2eat são protegidos por direitos autorais. Você pode compartilhar minhas receitas e fotos através das mídias sociais, desde que você vincule de forma proeminente para a publicação original. Você não precisa pedir minha permissão para vincular ao conteúdo publicado aqui, mas você precisa da minha permissão para publicar minhas receitas e fotos. Não use nenhum material deste site sem obter permissão prévia. Se você quiser publicar esta receita em seu site, por favor, inclua o link para esta postagem. E lembre-se, quando você adaptar minha receita, reconheça a fonte com "adaptado de ..." informando a fonte com o link da minha receita.

Obrigada por ler e compartilhar.


Tem uma pergunta e/ou comentário?
Deixe um comentário público aqui. Dessa forma, outros leitores poderão ver as respostas à sua pergunta e/ou se beneficiarão dos seus comentários.
Role para baixo e você encontrará o formulário de comentário. Os comentários são verificados quase que diariamente de segunda a sexta e respondidos o mais rápido possível.
Por favor, não me envie por e-mail com perguntas ou comentários da receita. Não consigo acompanhá-los! Estou ansiosa para ouvir de você nos comentários.

Você possui ou gerencia um restaurante e quer que seus clientes também economizem tempo comendo no seu restaurante? Você é mais do que bem-vindo para verificar os benefícios do Fast2eat para os donos de restaurantes e solicitar uma demonstração do Fast2eat agora. Queremos muito saber mais sobre você.

Entre em contato aqui ou comente abaixo!


Nota: Fast2eat é um afiliado da Amazon, o que simplesmente significa que se você fizer uma compra através desses links, eu ganharei uma comissão muito pequena sem nenhum custo adicional para você! Isso me ajudará a manter o blog funcionando com novas receitas rápidas e fáceis para você.

go to top

 
Comments

No comments yet.

 
F
F
126 people follow Fast2eat
Twitter Pic TrustyWa Twitter Pic BestBlog Twitter Pic Iversoft Twitter Pic TheColla Twitter Pic inRoundJ Twitter Pic susaneng Twitter Pic Mainswor Twitter Pic sonoio55
F
F
F
Contact Us :

Name:

Email:

Verification Image

Enter number from above:

Gostou da receita? Por favor, divulgue :)