Bolo de Aipim (Mandioca/Macaxeira) com Coco Sem Glúten Fast2eat

Uma receita brasileira muito tradicional para um bolo delicioso e molhadinho feito de aipim (macaxeira/mandioca) fresco  e coco.

Esta receita veio da minha mãe. Adoro esse bolo desde que eu era criança. Este é o único doce que eu como compulsivamente, sim; Não consigo me controlar para parar de comer.

Esse bolo é pesado como um brownie. É completamente sem glúten, muito fácil de fazer e uma alternativa incrivelmente deliciosa para acompanhar o seu café da tarde.

Bolo de Aipim com Coco Fast2eat

Tempo de Preparo: 10 minutes
Tempo de cozedura: 1 hour
Tempo Total: 1 hour 10 minutes
Porções: 8 pessoas

Ingredientes

  • 500 g Aipim - (Mandioca/Macaxeira) cru
  • 1.5 xícara Açúcar
  • 1 xícara Leite
  • 100 g Coco - ralado. sem açúcar - ou coco fresco ralado
  • 1/2 xícara Água - fervendo
  • 200 ml Leite de coco
  • 1 Ovo
  • 2 colheres (sopa) Manteiga - ou margarina - 25g

Modo de Preparar

  • Você pode comprar aipim/mandioca congelado já descascada ou usar um fresco. Eu uso congelado para facilitar a preparação.
  • Se estiver usando aipim/mandioca fresca, é importante descascar primeiro. Se você nunca descascou uma raiz de aipim/mandioca antes, aqui está um breve tutorial. Corte o aipim/mandioca no meio e certifique-se de está totalmente branco (nenhuma ou mínima mancha escura). Corte-o em pedaços. Com uma faca, faça um corte que atravessa o anel branco por baixo da crosta marrom e levante-a com a lâmina da faca. A casca vai subir em uma só peça. Role cuidadosamente o pedaço para continuar levantando o anel branco e casca marrom. Uma vez que é descascada, corte em quartos e corte fora a raiz. Certifique-se de cortar fora também qualquer os pontos pretos ou esverdeados. Em seguida, lave os tubérculos. Nota: Não lave as raízes antes de descascar. Vai dificultar e ficará uma sujeira só. Se não estiver usando imediatamente, coloque em água fria para que não se descolorar.
  • Corte cada metade em 2. Depois corte novamente cada metade. Remova a fibra dura do centro de cada peça. Corte em cubos pequenos.
  • Pré-aqueça o forno a 360F (180C). Generosamente coloque em uma forma de buraco, uma forma de bolo redonda de 9 polegadas, ou retangular ou em 12 forminhas muffins ou 24 de empadinhas. Cubra com farinha (ou com farinha/goma de tapioca para uma versão sem glúten).
  • Em uma tigela grande, misture coco ralado sem açúcar com água fervente. (Se estiver usando um coco ralado fresco, não tem necessidade da água.) Em seguida, adicione leite de coco e açúcar e reserve.
  • Em um liquidificador, bata* o aipim/mandioca cru com leite, ovo e manteiga. E Despeje sobre a mistura reservada de coco, leite de coco e açúcar.
  • * Nota: Como meu liquidificador é um Ninja com 3 camadas de lâminas e é bastante grande (9 xícaras), misturo tudo. Mas se o seu é muito pequeno com apenas uma camada de lâmina, você precisará dividir em 2 ou mais partes de leite e aipim/mandioca para bater.
  • Misture todos os ingredientes juntos até combinar bem e transfira a mistura para a forma de bolo preparada.
  • Asse por 1 hora a 1 hora e 20 minutos ou até que as bordas fiquem douradas.
  • Deixe esfriar um pouco antes de virar. Não parecerá como um bolo regular. É pesado e viscoso, mas com uma pequena ajuda de uma espátula de borracha, ele soltará da forma para um prato de servir.
  • Deixe esfriar completamente e sirva. Ou, não espere que esfrie completamente e coma quente. NÃO coloque na geladeira senão vai ficar muito seco. Não se preocupe, não durará muito.
Course: Café da manhã & Brunch, Sobremesa
Cuisine: Brasileira
Tried this recipe?Mention @Fast2eat or tag #Fast2eat!

Faminto por mais? Um novo artigo e/ou receita todas as sextas!

go to top


Depois de fazer minhas receitas, adoraria ver suas criações, por favor, me avise! Deixe um comentário abaixo, tire uma foto e marque-a nas suas mídias sociais preferidas com hashtag #Fast2eat.

Todos os textos e fotografias no Fast2eat são protegidos por direitos autorais. Você pode compartilhar minhas receitas e fotos através das mídias sociais, desde que você vincule de forma proeminente para a publicação original. Você não precisa pedir minha permissão para vincular ao conteúdo publicado aqui, mas você precisa da minha permissão para publicar minhas receitas e fotos. Não use nenhum material deste site sem obter permissão prévia. Se você quiser publicar esta receita em seu site, por favor, inclua o link para esta postagem. E lembre-se, quando você adaptar minha receita, reconheça a fonte com “adaptado de …” informando a fonte com o link da minha receita.

Obrigada por ler e compartilhar.


Tem uma pergunta e/ou comentário? Deixe um comentário público aqui. Dessa forma, outros leitores poderão ver as respostas à sua pergunta e/ou se beneficiarão dos seus comentários. Role para baixo e você encontrará o formulário de comentário. Os comentários são verificados quase que diariamente de segunda a sexta e respondidos o mais rápido possível. Por favor, não me envie por e-mail com perguntas ou comentários da receita. Não consigo acompanhá-los! Estou ansiosa para ouvir de você nos comentários.

Entre em contato aqui ou comente abaixo!

go to top

 
Comments

No comments yet.

 
F
F
2 people follow Fast2eatbr
Twitter Pic robertov Twitter Pic sualfrad
F
Contact Us :

Name:

Email:

Verification Image

Enter number from above:

error

Gostou da receita? Por favor, divulgue :)