Pão de centeio Fast2eat

Pão de centeio Fast2eat

Um bom e substancioso pão de centeio pode ser preparado com ou sem cominho* (caraway seed/condimento), dependendo do seu gosto. Minha família não gosta de sementes de cominho, então eles foram mantidos fora. Mas por que não testar e ver se você gosta?

Centeio tem um pouco de uma má reputação, pois devido ao seu baixo teor de glúten faz um pão mais pesado e mais denso, mas, eu gosto dele feito com uma mistura de farinha de pão branco e centeio pois não fica tão pesado, mas você pode alterar as proporções, se preferir um pão mais escuro – pode ser necessário adicionar mais água se usar mais centeio. Pão caseiro de centeio pode ser um grande desafio, então lembre-se de que você nunca obterá um resultado macio e arejado usando apenas centeio.


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Pão de centeio Fast2eat
Tempo de Preparo: 5 minutes
Tempo de cozedura: 3 hours 18 minutes
Tempo de espera: 15 minutes
Tempo Total: 3 hours 38 minutes
Pão caseiro de centeio pode ser um grande desafio, então lembre-se de que você nunca obterá um resultado macio e arejado usando apenas centeio.
Porções: 16 fatias

Ingredientes

  • 1 1/4 xícara Água - 80-90°F/26-32°C
  • 1 colher (sopa) Manteiga - amolecida, ou margarina
  • 2 1/2 xícaras Farinha trigo para pão
  • 3/4 xícara Farinha de centeio
  • 2 colheres (sopa) Leite em pó
  • 2 colheres (sopa) Açúcar
  • 1 1/2 colher (chá) Sal
  • 1/2 colher (chá) Sementes de cominho - optional
  • 2 1/2 colher (chá) Fermento biológico seco

Modo de Preparar

  • Prenda a lâmina de misturar na forma da Máquina de pão.
  • Adicione os ingredientes na ordem acima (ou seguindo a ordem e o método especificados no manual da sua máquina de pão. - a minha é: PRIMEIRO, ingredientes líquidos; SEGUNDO, ingredientes secos; ÚLTIMO, fermento). Nota: Com um dedo ou uma faca, faça um pequeno "buraco" no meio da farinha. Adicione fermento ao buraco, certificando-se de que o fermento não entre em contato com os ingredientes líquidos.
  • Insira cuidadosamente a forma na Máquina de pão e feche suavemente a tampa. Conecte o cabo de alimentação a uma tomada de parede.
  • Selecione a configuração de pão "Basic (Básico)". Se disponível Escolha a cor da crosta (eu costumo definir o Medium (Médio), mas se você preferir definir Light (Claro) ou Dark (Escuro)) e tamanho do pão (1.5 LB) e Pressione o botão Iniciar.
  • Ela irá misturar e assar o pão. Quando o ciclo estiver completo, pressione o botão de parada e desconecte a máquina da tomada.
  • Abra a tampa e, usando luvas térmicas protetoras, segure firmemente a alça da forma e puxe suavemente a forma para cima e para fora da máquina. CUIDADO: A máquina de pão e a forma devem estar muito quentes! Sempre lide com cuidado.
  • Passe uma espátula em volta para ajudar a soltar da forma.
  • Vire o pão em uma grade de resfriamento ou superfície limpa e balance suavemente até que o pão caia no suporte.
  • Deixe esfriar por cerca de 10-15 minutos antes de cortar.
  • Para cortar fatias perfeitas use sempre um cortador de pão com uma faca elétrica.

Notas

É sempre uma boa ideia abrir a tampa da máquina de pão durante o segundo ciclo de amassar (após aproximadamente 10 minutos) e verificar a consistência da bola de massa.
A massa está "perfeita" quando a aparência é de uma bola redonda lisa, é suave ao toque, deixa um pequeno resíduo no dedo e o fundo da forma está limpa, sem resíduo de massa.
  • Se estiver muito seco, adicione o líquido morno uma colher de chá de cada vez até que pareça certo.
  • Se parecer muito úmido, adicione farinha uma colher de sopa de cada vez até que pareça certo.
  • Se tiver farinha dos lados da forma, use uma espátula de silicone para limpar a farinha da forma.
Importante: Isso só pode ser feito durante o ciclo de amassar. NÃO remova a forma, MANTENHA ela presa na máquina. NÃO desligue a máquina para ajustar a massa.

* As sementes de cominho, com sabor de anis, são populares na culinária alemã e austríaca. Caraway é um membro da família da salsinha. As sementes são usadas como cobertura em pães e salgados, e como acompanhamento para repolho e goulash. É também é empregado na fabricação de certos queijos.

O clima pode afetar seus ingredientes
Se você mora em um clima úmido, é provável que precise de pelo menos a quantidade recomendada de farinha, talvez até de 1/4 a 1/2 xícara a mais. A massa de pão deve ser pegajosa, mas ainda assim gerenciável, principalmente após o primeiro crescimento. Enquanto você está amassando, a massa deve se unir e se afastar dos lados da tigela, deixando a tigela praticamente limpa. Normalmente, pretendo manter o fundo da massa ainda preso à tigela. Tente não adicionar muita farinha, pois seu pão será mais denso. Quando você pega a massa, um pouco gruda nos dedos. Após o primeiro crescimento, será mais fácil de manusear!

Você também pode fazer este pão sem o auxílio de uma máquina de fazer pão, ou fazer a massa em uma máquina de fazer pão e assar no forno.
Simplesmente faça a massa usando o método usual (à mão, batedeira ou máquina de pão); deixe-a crescer até ficar inchada e modele-a em forma de tronco; e coloque-o em uma assadeira levemente untada com 8 1/2 x 4 1/2 polegadas (21,5 x 11,5 cm). Deixe o pão subir, coberto, até que esteja coroado cerca de 2,5 cm sobre a borda da forma. Se desejar, pincele o pão depois de crescido com a clara de ovo batida e polvilhe com sementes. Asse em forno pré-aquecido a 350°F/175°C por 35 minutos ou até que a temperatura interna registre 190°F/88°C em um termômetro de leitura instantânea . Retire o pão do forno, da forma e deixe esfriar em uma grelha de pão.

Como você pode saber se o pão está totalmente cozido?
Eu gosto de usar um termômetro de comida. O meu é digital, por isso é muito fácil de usar. O pão totalmente cozido terá 190-200°F/88-93°C. As receitas de pão que incluem leite precisarão cozinhar até 200°F/93°C, mas como esse não é necessário, retiro-o assim que atingir 190°F/88°C. O topo será marrom dourado.

Veja também:


* "A ingestão dietética prolongada de glúten não foi associada ao risco de doença cardíaca coronária. No entanto, evitar o glúten pode resultar em um consumo reduzido de grãos integrais benéficos, o que pode afetar o risco cardiovascular. A promoção de dietas sem glúten entre pessoas sem doença celíaca não deve ser encorajada" (traduzido do original em inglês: “Long term dietary intake of gluten was not associated with risk of coronary heart disease. However, the avoidance of gluten may result in reduced consumption of beneficial whole grains, which may affect cardiovascular risk. The promotion of gluten-free diets among people without celiac disease should not be encouraged.” disponível em: http://www.bmj.com/content/357/bmj.j1892)

* Conteúdo e imagens baseadas no Manual do Usuário das máquinas de pão Sunbeam e Oster CKSBBR9050-033 retirado de http://pdfstream.manualsonline.com/4/4d6633cb-086c-4456-b7d7-5abde3447520.pdf
Refeição: Aperitivos & Entradas, Café da manhã & Brunch
Culinária : Americana, Brasileira, Canadense
Keyword: Assar pão, Básico, Centeio, Máquina de fazer pão, Máquina de pão, Panificação, Panificadora, Pão, Pão caseiro, Pão de centeio

Informação nutricional

Calories: 106kcal | Carbohydrates: 20g | Protein: 3g | Fat: 1g | Saturated Fat: 1g | Cholesterol: 3mg | Sodium: 230mg | Potassium: 56mg | Fiber: 1g | Sugar: 2g | Vitamin A: 31IU | Vitamin C: 1mg | Calcium: 13mg | Iron: 1mg
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