Quindim Fast2eat

Quindim é uma sobremesa popular brasileira tradicional e suculenta originária de Portugal, preparada com gema de ovo, açúcar, manteiga e coco ralado.

O sabor fresco e exótico do Quindim, com sua superfície rica, cremosa, com centro açucarado e cheio de coco, irá cativá-lo assim que provar. É delicioso, denso, intensamente doce (sim, é muito doce) e totalmente viciante!

A gema dá uma consistência quase gelatinosa, húmida, com uma cobertura de coco torrado. Como ele contém coco, não poderia ser ruim.

Esta é uma das sobremesas brasileiras favoritas da minha família, espero que você também goste.

Minha mãe faz para todas as festas importantes da família.

Quindim Fast2eat

Tempo de Preparo: 10 minutes
Tempo de cozedura: 20 minutes
Tempo Total: 1 hour 10 minutes
Não demora muito para se preparar, e na verdade é bastante fácil, mas peneirar as gemas e assar o quindim em banho-maria são duas etapas cruciais na receita.
Porções: 36 Quindins

Ingredientes

  • 16 Gema - peneiradas
  • 4 Clara
  • 2 xícaras Açúcar - Branco - em torno de 330g
  • 2 colheres (sopa) Queijo parmesão
  • 3 colheres (sopa) Manteiga - em temperatura ambiente
  • 100 g Coco - em torno de 1 xícara - sem açúcar e ralado fino
  • 1/2 xícara Água - fervendo para hidratar o coco

Para preparar as forminhas

  • Manteiga - em temperatura ambiente o suficiente para untar generosamente as forminhas
  • 1 xícara Açúcar - em torno de 165g ou xarope de glicose

Modo de Preparar

Para preparar as forminhas

  • Misture generosamente cerca de 3 pequenas forminhas de 12 cupcakes (ou individuais de alumínio). Evite forminhas rasas, as mais altas fazem Quindins mais bonitos. O resultado é outro, visualmente falando.
  • Cubra o fundo e polvilhe cada uma com muito açúcar (bordas e fundo).
    Ou, para um brilho extra, em vez de açúcar, pincele as forminhas com uma fina camada de xarope de glicose no fundo. Deixe de lado.
    Nota: Mesmo se você usar glicose, é importante untar com manteiga, para que você não arrisque quebrar seu quindim enquanto estiver desenformando. A glicose é muito pegajosa. Para torná-la mais líquida e fácil de usar, coloque no microondas por alguns segundos para aquecê-la.

Para preparar os Quindins

  • Coloque o coco ralado em uma tigela grande e despeje a água fervente por cima. Misture bem e deixe descansar por 5 minutos.
  • Misture o coco ralado hidratado com o açúcar.
  • Adicione a manteiga derretida (temperatura ambiente) e misture bem. Deixe descansar por cerca de 5 minutos.
    A manteiga deve estar à temperatura ambiente, por isso certifique-se de retirá-la do refrigerador 1-2 horas antes de começar. Desta forma, combina melhor, torna-se mais suave e ajuda a obter a textura e sabor perfeitos.
  • Misture o queijo parmesão. Deixe a mistura esfriar completamente antes de misturar os ovos.
  • Separe os ovos..
  • Para deixá-los completamente lisos, passe as gemas por uma peneira fina, sem pressionar nem esfregar (Fure as gemas com um palito e espere que elas passem naturalmente pela peneira), em uma tigela.
  • Adicione as claras e misture com cuidado, até a mistura ficar cremosa. Misture delicadamente, sem bater (depois de colocar as gemas não bata a mistura, isso clareia a massa e muda a estrutura do quindim). O truque é não bater a mistura para que o quindim fique bem sedoso, amarelo e brilhante.
  • Pré-aqueça o forno a 175-180°C (350-355°F).
  • Despeje a mistura nas forminhas até que esteja totalmente cheia e deixe descansar por mais 30 minutos à temperatura ambiente.
  • Encha uma assadeira maior com água quente e coloque as forminhas de cupcake (ou individuais), em seguida, coloque no forno.
    Despeje água fervente suficiente no fundo da assadeira para chegar a metade da lateral das forminhas.
  • Asse em banho-maria por cerca de 20-35 minutos, até que o topo fique dourado.
  • Nota importante 1: Você pode achar interessante a parte do banho-maria na receita, mas não pule essa etapa. Caso contrário, ficará seco.
  • Nota importante 2: O forno deve estar baixo, mas a água ( do banho de água) deve estar quente..
  • Nota importante 3: As forminhas devem ser imersas até a metade na água. Caso a água evapore, complete com água fervendo.
  • Nota importante 4: Tenha cuidado para não espirrar água nas forminhas e com a água quente e vapor para evitar queimaduras.
  • Espete o quindim no meio com um palito depois de 20 minutos. Se ainda estiver "líquido", não está pronto. Se estiver macio, está pronto. Não precisa ser duro. O quindim estará pronto quando ficar consistente ou quando o palito sair limpo. Como o tempo do forno pode variar muito, é bom dar uma olhada aos 20 minutos e depois a cada 5 minutos. Não cozinhe demais os quindins! 20 minutos é mais do que suficiente para eles ficarem cozidos e com aquela cobertura brilhante que conhecemos. Se você cozinhar demais, eles não vão ficar brilhantes.
  • Retire da forminha enquanto ainda está morno, mas não quente.
  • Para desenformar, basta apertar os lados para que o ar entre e o quindim descole do fundo. Você pode usar uma faca pontiaguda ao redor das bordas das forminhas para ajudar a removê-los.
  • Uma vez invertido em um prato, eles se parecem com um creme cremoso de coco, semelhante a um pudim, com um topo ligeiramente gelatinoso e um fundo crocante.

Notas

Se o quindim, por algum motivo, esfriar e tornar-se difícil soltá-lo. Coloque água morna em uma assadeira e deixe as forminhas com o quindim enquanto você desenforma.

Sirva frio, mas não coloque na geladeira antes de desenformar.

Uma vez pronto, coloque um papel de celofane e só então nas forminhas de papel. O quindim é pegajoso (delicioso!), Então, colocando-os diretamente no papel, ele vai grudar no papel.

Sirva frio e guarde na geladeira. Quindim pode ser armazenado em recipiente hermético na geladeira por alguns dias e no freezer por até 3 meses. Melhor servido à temperatura ambiente.

A mistura também pode ser feita em uma forma de anel grande (forma de buraco), neste caso é chamado de "quindão" e servido em fatias. Mas eu prefiro os pequenos.

Para ter uma textura macia e cremosa o quindim é sempre cozido em banho-maria. A água do banho-maria estará sempre abaixo de 100°C (212°F) pois quando atingir 100°C (212°F) a água se transformará em vapor), para que a água mantenha a temperatura das forminhas baixa e o quindim asse lentamente. À medida que as gemas começam a cozinhar a 55°C (131°F), mantê-las a uma temperatura baixa tornará o quindim macio e com uma textura cremosa. Se o quindim fosse assado diretamente no forno e as gemas estivessem sujeitas a altas temperaturas, seria granulado devido ao rápido aquecimento. Como leite coalhado.

 

Course: Sobremesa
Cuisine: Brasileira
Keyword: coco, doce, festa, gema de ovo, Quindim, Sobremesa brasileira
Tried this recipe?Mention @Fast2eat or tag #Fast2eat!

Faminto por mais? Um novo artigo e/ou receita todas as sextas!

go to top


Depois de fazer minhas receitas, adoraria ver suas criações, por favor, me avise! Deixe um comentário abaixo, tire uma foto e marque-a nas suas mídias sociais preferidas com hashtag #Fast2eat.

Todos os textos e fotografias no Fast2eat são protegidos por direitos autorais. Você pode compartilhar minhas receitas e fotos através das mídias sociais, desde que você vincule de forma proeminente para a publicação original. Você não precisa pedir minha permissão para vincular ao conteúdo publicado aqui, mas você precisa da minha permissão para publicar minhas receitas e fotos. Não use nenhum material deste site sem obter permissão prévia. Se você quiser publicar esta receita em seu site, por favor, inclua o link para esta postagem. E lembre-se, quando você adaptar minha receita, reconheça a fonte com “adaptado de …” informando a fonte com o link da minha receita.

Obrigada por ler e compartilhar.


Tem uma pergunta e/ou comentário? Deixe um comentário público aqui. Dessa forma, outros leitores poderão ver as respostas à sua pergunta e/ou se beneficiarão dos seus comentários. Role para baixo e você encontrará o formulário de comentário. Os comentários são verificados quase que diariamente de segunda a sexta e respondidos o mais rápido possível. Por favor, não me envie por e-mail com perguntas ou comentários da receita. Não consigo acompanhá-los! Estou ansiosa para ouvir de você nos comentários.

Entre em contato aqui ou comente abaixo!

go to top

 
Comments

No comments yet.

 
F
F
2 people follow Fast2eatbr
Twitter Pic robertov Twitter Pic sualfrad
F
Contact Us :

Name:

Email:

Verification Image

Enter number from above:

error

Gostou da receita? Por favor, divulgue :)