Tomate seco caseiro Fast2eat

Sejamos honestos – os tomates secos comprados em lojas tendem a ser um pouco carnudos e duros, sem muito sabor. Parecem uma lembrança desbotada e dessecada de um tomate, em vez de um gosto perfumado e intensificado dos dias de verão. Por outro lado, os tomates secos caseiros são outra coisa: cheirosos e macio mas não resistentes, com sabor de tomate concentrado e uma leve doçura.

Lentamente assado no forno faz com que estes tomates secos1 sejam os melhores. Regue com azeite, misture com as especiarias para fazer o aperitivo ou acompanhamento perfeito.

Não é um processo de trabalho intensivo, mas certamente demorado. De todos os métodos para preservar tomates, secá-los no forno é o menos complicado. Além disso, a secagem preserva sua doçura e sabor. E essas preciosidades saborosas custam tão pouco quando feitas em casa; Vale a pena o tempo que eles precisam para alcançar aquela textura mastigável e semelhante a passas.

Uma coisa que eu posso garantir é a fragrância apetitosa em sua casa de tomates assando lentamente, especialmente se você optar por temperá-los com alho e ervas.

Enquanto isso, pense em todos os pães de tomate, saladas, pizzas, massas, pestos e molhos que você poderá fazer depois de pronto. É tentador devorar prematuramente aqueles pequeninos docinhos, quentes, picantes, salgadinho doce, com bom azeite virgem, espalhados em biscoitos ou torradas.

Aqui estão outras receitas de tomates de dar água na boca que você deve fazer (e comer) imediatamente:

 

Print Recipe
Tomate seco caseiro Fast2eat
1 Tomates secos ao sol (em inglês:” Sun-dried tomatoes”) são assim chamados porque, naturalmente, são secos ao sol. Embora isso não seja difícil, o problema de fazê-los em casa é que muitos de nós não têm o espaço exterior abundante necessário, ou o tempo necessário, ou talvez não tenha sol forte e consistente, ou vivam em cidades altamente poluídas ou com muitos insetos, onde a secagem de alimentos ao ar livre não é a melhor idéia. A solução? Você pode secá-las facilmente no seu forno. Tomates oblongos como os italianos, ou saborosos tomates cereja, funcionam melhor.
Tempo Preparação 15 minutos
Tempo Cozedura 3-4 horas
Porções
pessoas
Ingredientes
1ª parte:
  • 1 kg Tomate Italianos* maduros e firmes - são cerca de 10 tomates
  • 2 colheres (sopa) Açúcar
  • 1 colher (chá) Sal
2ª parte (tempero)
  • 1/4 xícara Azeite extra virgem
  • 1 colher (sopa) Alho amassados
  • Pimenta do reino moída - opcional
  • Ervas frescas (opcional para temperar: Manjericão seco e/ou fresco, Orégano seco, tomílio seco, salvia, salsinha)
3ª parte (empacotamento)
  • Azeite (Mais um pouco para completer no vidro, se desejar)
Tempo Preparação 15 minutos
Tempo Cozedura 3-4 horas
Porções
pessoas
Ingredientes
1ª parte:
  • 1 kg Tomate Italianos* maduros e firmes - são cerca de 10 tomates
  • 2 colheres (sopa) Açúcar
  • 1 colher (chá) Sal
2ª parte (tempero)
  • 1/4 xícara Azeite extra virgem
  • 1 colher (sopa) Alho amassados
  • Pimenta do reino moída - opcional
  • Ervas frescas (opcional para temperar: Manjericão seco e/ou fresco, Orégano seco, tomílio seco, salvia, salsinha)
3ª parte (empacotamento)
  • Azeite (Mais um pouco para completer no vidro, se desejar)
Instruções de preparação
1ª parte:
  1. Lave bem todos os tomates inteiros sob água limpa e corrente.
  2. Corte os tomates pela metade através do "equador" (não através do caule).
  3. Remova as sementes e a polpa gelatinosa.
  4. Coloque os pedaços de tomate em uma peneira e misture sal e açúcar. Aguarde uns 30 minutos para drenar o líquido.
  5. Pré-aqueça o forno a 350 F (180 C)
  6. Coloque os tomates em uma única camada, com a superfície cortada para cima (com a casca virada para a assadeira), em uma assadeira (pratos de vidro, cerâmica ou porcelana são OK) ligeiramente untada com azeite. Não use papel de alumínio ou assadeiras de alumínio, pois o ácido do tomate vai reagir com o metal.
  7. Certifique-se de que há um pouco de espaço ao redor de cada tomate e que eles não estão tocando para que possam secar uniformemente.
  8. Coloque a assadeira no meio do forno por 1 hora. Vai formar água.
  9. Retire do forno e coloque-os cuidadosamente em uma peneira ou escorredor de macarrão (ou diretamente para uma assadeira limpa). Lave a assadeira (é o passo mais importante para o sucesso da receita).
  10. Retorne os tomates para a assadeira e organize-os em uma única camada, com a superfície de corte para baixo (cascas para cima).
  11. Deixe-os por mais 1 hora e repita o processo para remover a água transferindo para uma assadeira limpa.
2ª parte (tempero)
  1. Organize os tomates em uma única camada, com a superfície de corte para cima.
  2. Misture azeite, sal (se necessário), pimenta, ervas e alho em uma tigela pequena. Polvilhe tomates com os temperos, generosamente.
  3. Reduza a temperatura do forno para 300°F (150°C). Resista à tentação de usar uma temperatura mais alta para acelerar o processo, pois assim você estaria cozinhando os tomates, em vez de secá-los.
  4. Deixe até que os tomates estejam desidratados e um pouco carnudos, mas não duros, frágeis ou crocantes. Eles ainda devem ser um pouco macio e flexíveis.
  5. Verifique-os a cada hora durante a secagem.
  6. Dica: Dependendo de como eles já estão secos, após 1 hora com os temperos. Se eu não precisar deles imediatamente, desligo o forno e deixo os tomates no forno para secar no calor residual.
  7. Se não ainda não estiver pronto, continue a secar, virando o tomate a cada hora e pressionando levemente e de forma mais plana, até que os tomates estejam secos.
  8. Dependendo de seus tomates e forno, isso pode levar de 3 a 5 horas, incluindo as 2 horas da 1ª parte. Eles estão prontos quando estão secos, mas ainda maleáveis, quando as pontas estiverem arredondadas. A textura é como a de um damasco seco. Se secar por muito tempo, elas ficam duros e parecendo um couro. Se não secar o tempo suficiente, eles irão mofar e criar bolor, a menos que embalados em óleo. Então observe-os cuidadosamente enquanto eles secam.
  9. Esteja atento de que nem todos os tomates secarão na mesma proporção. Nem todos têm a mesma quantidade de umidade, nem experimentam a mesma temperatura e circulação de ar enquanto estão secando. Tente removê-los individualmente, antes que eles se tornem duros demais.
3ª parte (empacotamento)
  1. Em uma tigela, misture os tomates secos com azeite de oliva, alho picado (se gostar com mais), sal (experimente antes, normalmente não há necessidade de adicionar mais), ervas frescas e/ou secas e pimenta, se desejar.
  2. Deixe esfriar completamente e guarde estas delicias sob o azeite de oliva em um frasco ou recipiente bem limpo e seco na geladeira por até uma semana *** ou no freezer por até 6 meses.
Notas da Receita

* Sugiro usar tomates italianos porque eles têm uma carne mais espessa com menos sementes e menos suco do que tomates regulares, mas sinta-se livre para usar qualquer tomate para esta receita. A única diferença que faz é no tempo de secagem porque tomates naturalmente maiores e mais grossos levam mais tempo que os pequenos. Dependendo da espessura e do calor do forno, você precisará de entre 2 e 6 horas.

** As ervas secas na receita são opcionais; no entanto, eu recomendo usá-las.

*** Atenção: Enquanto os alimentos desidratados se conservam muito mais tempo, ainda podem deteriorar-se, pois ainda têm um pouco de humidade no interior, podem ficar mofados quando armazenados por mais tempo sem os submergir em óleo. Seus tomates secos podem durar até sete meses quando armazenados em condições adequadas. O produto final dos tomates secos deve estar perfeitamente seco, mas não crocante, sem umidade interna para evitar o crescimento de bactérias. Para armazenamento mais longo, coloque-os em um frasco bem embalado e cubra com azeite. Os tomates secos com ervas frescas ou alho adicionados devem ser refrigerados após a abertura. Não coma tomates secos com sinais de bolor ou mofo.

Durante o processo de secagem, os tomates podem perder de 88 a 93% do seu peso original. O ideal é triplicar a receita porque 1kg tomates dá muito pouco, você terá em torno de 100-130g. De 4kg de tomates frescos eu obtive 500g deles secos.

A origem dos tomates secos ao sol (Sun-Dried Tomatoes)

A secagem é uma forma tradicional italiana de preservar uma abundância de tomates maduros de verão para que possam ser apreciados durante o resto do ano; isso é particularmente popular nas regiões do sul da Itália, na Calábria e na Puglia. Os cozinheiros italianos enchem as panelas com os tomates cortados ao meio e colocam no telhado de sua casa para secar por vários dias no ardente sol de Pugliese.

Faminto por mais? Um novo artigo e/ou receita todas as sextas!

go to top


Depois de fazer minhas receitas, adoraria ver suas criações, por favor, me avise! Deixe um comentário abaixo, tire uma foto e marque-a nas suas mídias sociais preferidas com hashtag #Fast2eat.

Todos os textos e fotografias no Fast2eat são protegidos por direitos autorais. Você pode compartilhar minhas receitas e fotos através das mídias sociais, desde que você vincule de forma proeminente para a publicação original. Você não precisa pedir minha permissão para vincular ao conteúdo publicado aqui, mas você precisa da minha permissão para publicar minhas receitas e fotos. Não use nenhum material deste site sem obter permissão prévia. Se você quiser publicar esta receita em seu site, por favor, inclua o link para esta postagem. E lembre-se, quando você adaptar minha receita, reconheça a fonte com "adaptado de ..." informando a fonte com o link da minha receita.

Obrigada por ler e compartilhar.


Tem uma pergunta e/ou comentário?
Deixe um comentário público aqui. Dessa forma, outros leitores poderão ver as respostas à sua pergunta e/ou se beneficiarão dos seus comentários.
Role para baixo e você encontrará o formulário de comentário. Os comentários são verificados quase que diariamente de segunda a sexta e respondidos o mais rápido possível.
Por favor, não me envie por e-mail com perguntas ou comentários da receita. Não consigo acompanhá-los! Estou ansiosa para ouvir de você nos comentários.

Você possui ou gerencia um restaurante e quer que seus clientes também economizem tempo comendo no seu restaurante? Você é mais do que bem-vindo para verificar os benefícios do Fast2eat para os donos de restaurantes e solicitar uma demonstração do Fast2eat agora. Queremos muito saber mais sobre você.

Entre em contato aqui ou comente abaixo!


Nota: Fast2eat é um afiliado da Amazon, o que simplesmente significa que se você fizer uma compra através desses links, eu ganharei uma comissão muito pequena sem nenhum custo adicional para você! Isso me ajudará a manter o blog funcionando com novas receitas rápidas e fáceis para você.

go to top

 
Comments

No comments yet.

 
F
F
127 people follow Fast2eat
Twitter Pic greenapp Twitter Pic Madrigal Twitter Pic TrustyWa Twitter Pic BestBlog Twitter Pic Iversoft Twitter Pic TheColla Twitter Pic inRoundJ Twitter Pic susaneng
F
F
F
Contact Us :

Name:

Email:

Verification Image

Enter number from above:

Gostou da receita? Por favor, divulgue :)