Procurando uma maneira simples, mas sofisticada, de impressionar seus convidados? Experimente esta receita de filé mignon com molho gorgonzola.
Esta é uma maneira simples e saborosa de preparar o filé mignon perfeito. O queijo gorgonzola adiciona uma pitada salgada ao filé, resultando na combinação perfeita de sabores. A intensidade do sabor e textura do gorgonzola complementam muito bem o filé macio.
Sirva com purê de batatas, aspargos ou brócolis cozido no vapor e tomate cereja.
Ingredientes
- 2 bifes Filé mignon - 2-3cm/1”de espessura
- Erva de Provence - opcional a gosto
- Sal - a gosto
- Pimenta do reino - moída na hora a gosto
- Paprica - opcional a gosto
Para fritar
- Manteiga
- Óleo
Molho
- 1 colher (sopa) Manteiga
- 1/2 Cebola - picada
- 2 dentes Alho - amassados
- 2 colheres (sopa) Vinho branco - opcional
- 75 g Gorgonzola - em pedaços pequenos
- 1/2 xícara Leite
- 1 colher (sopa) Farinha de trigo - ou 1/2 amido de milho para versão gluten free
- Noz moscada - a gosto
- Pimenta do reino - opcional a gosto
- 1/4 xícara Creme de leite
Modo de Preparar
- Deixe o bife em temperatura ambiente. (*)
- O primeiro passo é cortar o filé mignon em medalhões de mais ou menos 3cm/1” de espessura. Certifique-se de retirar qualquer pele ou pedaços grandes de gordura nas bordas do seu bife - eles deves se soltar facilmente, mas você pode usar uma faca afiada.
- Tempere os bifes com sal (Cuidado com a quantidade de sal, pois o queijo gorgonzola já é relativamente salgado), paprica, pimenta e erva de Provence dos dois lados .
- Reserve enquanto os filés vão absorvendo o tempero, prepare o molho de gorgonzola.
Molho
- Aqueça uma panela em fogo médio. Adicione a manteiga e deixe derreter.
- Adicione a cebola e cozinhe por 2 minutos, mexendo ocasionalmente.
- Adicione o alho e cozinhe por um minuto.
- Se estiver usando, adicionar o vinho branco e reduzir um pouco.
- Corte o gorgonzola em pedaços para ficar mais fácil de derreter. Acrescente a gorgonzola, mexendo até derreter.
- Quando a maior parte do queijo gorgonzola estiver derretido, adicione o leite misturado com farinha de trigo (ou amido de milho), noz mocada e a pimenta do reino e mexa com um fouet até engrossar.
- Experimente o molho, pois dependendo do queijo gorgonzola, não será necessário adicionar sal. Se necessário tempere com sal e pimenta a gosto.
- Adicione o creme de leite e mexa para incorporar.
- Se você quiser um molho mais fino, adicione as colheres adicionais de creme de leite.
- Apague o fogo e reserve.
Medalhões
- Com o molho pronto, vamos passar à carne.
- Coloque uma frigideira, grande o suficiente para caber confortavelmente os 2 bifes, em fogo médio até que esteja muito quente.
- Coloque a manteiga e o óleo na frigideira.
- Adicione os bifes e pressione-os firmemente na frigideira para garantir que toda a superfície do bife esteja em contato com a frigideira. Deixe-os sem mexer até que cozinhem 1/3 das laterais.
- 2-5 minutos de cada lado para mal passado a ao ponto, ou até ficar cozido conforme desejado. O tempo de cozimento depende da espessura e da temperatura dos bifes, além de como você prefere os bifes. Você pode ajustar o tempo de cozedura de acordo com o seu ponto de cozimento preferido. Use um termômetro de leitura rápida para verificar a temperatura interna da carne. É a maneira mais segura de saber que o bife está cozido no ponto desejado. (**)
- Vire os bifes e deixe os bifes cozinharem até atingirem a temperatura interna desejada (**)
- Retire os bifes da frigideira e deixe descansar por mais 5 minutos. Descansar sua carne é uma das etapas mais importantes no cozimento de carne vermelha. (***)
- Coloque o molho sobre os medalhões reservados e sirva.
Notas
Cozimento do bife | Temperatura interna (subtraia 4 F (2 C) da temperatura desejada para calcular sua temperatura de retirada) | Cor central e toque | Tempo médio de cozimento no total (virar na metade do tempo) |
Mal passado | 120-130 F (50-55 C) | Centro vermelho frio (tostado no exterior mostrando centro de cor vermelho brilhante. Centro é um pouco frio, suave ao toque, muito parecido com a carne crua) | 6-8 minutos |
Mal passado para ao ponto | 130-140 F (55-60 C) | Centro vermelho quente (Com o lado de fora tostado, com o centro de cor vermelha, ligeiramente mais firme do que a superfície do mal passado, a superfície firme deve etrar um pouco no meio (mas vai voltar rapidamente)) | 10 minutos |
Ao ponto | 140-150 F (60-65 C) | Centro rosa morno (Firme ao toque com centro rosa claro) | 12 minutos |
Ao ponto para bem passado | 150-160 F (65-70 C) | Centro levemente rosa (um toque de rosa no meio, muito rígido, mas ainda assim um pouco mole no centro) | 14 minutos |
Bem passado | 160-170 F (70-77 C) | carne firme e sem rosa (não há a menor sugestão de rosa no meio, ela deve estar dourada, não queimada e sólida ao toque) | 16 minutos |
Variações
Se você não tiver tempo para fazer o molho, use apenas queijo Gorgonzola Quando os bifes estiverem cozidos ao seu gosto, retire da frigideira e cubra imediatamente com 2 colheres de sopa (30 mL) de queijo gorgonzola esfarelado por bife. O calor do bife cozido permite que o queijo fique macio e levemente derretido. Filé mignon em cubos Em vez de bifes, corte Filé mignon em cubos e frite com cebola e alho, adicione à panela com o molho gorgonzola e mexa até ficar bem combinado. Adicione os cogumelos (50-100g/2-4 onças) e vinho (2 colheres de sopa de vinho branco seco):- Depois de cozinhar o bife, refogue os cogumelos até murcharem e começarem a dourar.
- Adicione o vinho. O vinho esfolia a panela, liberando todo o sabor da carne caramelizada no fundo da panela.
- Depois reduza e deixe ferver a mistura até que todo o líquido acabe, revestindo cada cogumelo com um molho saboroso e saboroso que equilibrará o sabor com o rico queijo cremoso em baixo.
- Cubra cada bife com a mistura de cogumelos e sirva imediatamente.
- O tempo que leva para você preparar os cogumelos dá ao bife tempo suficiente para descansar, permitindo que as fibras da carne relaxem e reabsorvam seus sucos, para que não corram por todo o prato quando você o corta.
Vinho para acompanhar
Normalmente a carne vermelha combina com vinho tinto. Mas é a forma de preparo da carne e o tipo de molho que vão determinar qual a uva mais indicada. Carne vermelha grelhada servida com molho forte pede vinho tinto, de corpo médio a robusto, como o Cabernet Sauvignon, Malbec ou Shiraz. Por se tratar de carne vermelha associada com queijo gorgonzola, você também pode harmonizar o prato com um bom vinho de sobremesa ou vinho do porto. Ou mesmo um espumante como champanhe ou cava.Informação nutricional
Faminto por mais? Um novo artigo e/ou receita todas as sextas!
Depois de fazer minhas receitas, adoraria ver suas criações, por favor, me avise! Deixe um comentário abaixo, tire uma foto e marque-a nas suas mídias sociais preferidas com hashtag #Fast2eat.
Todos os textos e fotografias no Fast2eat são protegidos por direitos autorais. Você pode compartilhar minhas receitas e fotos através das mídias sociais, desde que você vincule de forma proeminente para a publicação original. Você não precisa pedir minha permissão para vincular ao conteúdo publicado aqui, mas você precisa da minha permissão para publicar minhas receitas e fotos. Não use nenhum material deste site sem obter permissão prévia. Se você quiser publicar esta receita em seu site, por favor, inclua o link para esta postagem. E lembre-se, quando você adaptar minha receita, reconheça a fonte com “adaptado de …” informando a fonte com o link da minha receita.
Obrigada por ler e compartilhar.
Tem uma pergunta e/ou comentário? Deixe um comentário público aqui. Dessa forma, outros leitores poderão ver as respostas à sua pergunta e/ou se beneficiarão dos seus comentários. Role para baixo e você encontrará o formulário de comentário. Os comentários são verificados quase que diariamente de segunda a sexta e respondidos o mais rápido possível. Por favor, não me envie por e-mail com perguntas ou comentários da receita. Não consigo acompanhá-los! Estou ansiosa para ouvir de você nos comentários.
Entre em contato aqui ou comente abaixo!