Sopa de Cebola Francesa Fast2eat

Sopa de Cebola Francesa Fast2eat

Existe algum prato mais reconfortante para uma noite fria de inverno do que uma tigela quente e aromática de sopa de cebola francesa com queijo grelhado?

Soupe à l’Oignon Gratinée (sopa de cebola francesa) é como alquimia culinária: criar ouro a partir de praticamente nada. É incrível a quantidade de sabor que você pode obter de uma cebola com apenas um pouco de paciência.

Esta sopa não é difícil de fazer, é realmente muito amigável para iniciantes, mas leva algum tempo. Dar tempo para dourar lentamente as cebolas e ferver é a chave para o sabor rico e profundo de uma tigela de sopa de cebola verdadeira. Mas prometo e garanto que a ficar mexendo valerá a pena. Você será recompensado com cebolas profundamente douradas e intensamente doces, que formam uma incrível base de sabor para esta sopa de cebola francesa.

Não tem tigelas de sopa à prova de forno? Nem eu! Você pode fazer o queijo grelhado separadamente no pão e colocar as torradas com queijo na tigela.

A sopa de cebola francesa é ótima como entrada saudável para um jantar de frango assado. Também é ótimo como um almoço leve ou jantar – sozinha ou com algumas folhas verdes levemente temperadas (e talvez mais alguns croutons com queijo) acompanhando.

Sopa de Cebola Francesa Fast2eat
Tempo de Preparo: 10 minutes
Tempo de cozedura: 50 minutes
Tempo Total: 1 hour
É a clássica e tradicional sopa de cebola francesa (Soupe à l'Oignon Gratinée). Com as perfeitas cebolas douradas em um caldo aconchegante, finalize com torradas crocantes de baguete com queijo por cima.
Porções: 5 pessoas

Ingredientes

Torrada com queijo

  • Pão francês - 10 fatias ou conforme necessário - cerca de 1 cm de espessura
  • Azeite - virgem extra ou manteiga ou mostarda Dijon
  • 150 g Queijo - cerca de 2 xícaras de queijo Gruyère ou Emmental/suíço, ou uma mistura de ambos, ralado grosseiramente
  • Queijo parmesão - opcional.

Sopa

  • 2 colheres (sopa) Manteiga
  • 5 Cebola - descascadas e cortadas em fatias finas
  • 1 pitada Sal
  • 6 xícaras Caldo de carne - caseiro ou concentrado ou 1,5 L de água + 3 colheres de sopa de caldo de carne em pó
  • Páprica - opcional a gosto
  • Pimenta do reino - moída na hora a gosto
  • 2 colheres (sopa) Conhaque - ou vermute francês branco seco ou xerez, opcional

Modo de Preparar

Torrada com queijo

  • Pré-aqueça o forno a 180-190 ° C (350-375 ° F).
  • Corte o pão (baguete francesa) em fatias com cerca de 1 cm de espessura. Você precisará de 1 ou 2 fatias por porção, ou apenas o suficiente para cobrir a parte superior da sopa em sua tigela de servir.
  • Coloque as fatias de pão em uma assadeira, pincele levemente com azeite (ou manteiga ou Dijon) e toste por 5-10 minutos até ficarem crocantes (ou grelhe por 1-2 minutos de cada lado). Retire do forno. Vire cada pedaço de pão.
  • Ou use croutons em vez de pão francês fatiado. É muito mais fácil do que cortar um pedaço grosso de pão coberto de queijo. Apenas certifique-se de que esteja agradável e crocante, para que possa aguentar bem e ser mergulhado na sopa.
  • Para tornar as coisas ainda mais fáceis, coloque o queijo em cima das fatias de baguete (e asse) em vez de gratinar a tigela. Para Gratinéeing, o método francês original, consulte Variação 1 nas Notas.
  • Em seguida, coloque as fatias juntas em uma assadeira com papel manteiga e polvilhe cada pedaço com queijo ralado. (Gruyère ou queijo suíço, ou uma mistura. O parmesão também pode ser misturado com o outro queijo ou por cima deles).
  • Retorne ao forno quando estiver quase na hora de servir e asse no forno a 450°F (230°C) ou sob o frango até que o queijo esteja borbulhante e levemente dourado.

Sopa

  • Aqueça a manteiga em uma panela em fogo moderado. Adicione as cebolas e uma pitada de sal, mexa-as e cubra com uma tampa bem fechada. Isso irá capturar vapor e ajudar as cebolas a liberar toda a sua umidade. Cozinhe, mexendo ocasionalmente até dourar. Em torno de 30 minutos.
  • As cebolas devem cozinhar lentamente e dourar uniformemente. NÃO doure muito rápido nem use fogo alto, pois as cebolas podem queimar. Paciência é sua melhor amiga. Se as cebolas começarem a queimar no fundo da panela, reduza o fogo levemente e junte 1/4 de xícara de água.
  • Para uma opção sem esforço, veja como dourar as cebolas em uma panela de cozimento lento (slow cooker)! (Variação 2 nas notas).
  • Para cebolas caramelizadas com açúcar, consulte a variação 3 nas notas.
  • Você também pode usar uma panela de pressão (Instant Pot) para cozinhar a sopa (consulte a Variação 4).
  • Se desejar, adicione conhaque à panela e raspe os pedaços dourados na parte inferior e nas laterais da panela, desengordurando a panela à medida que avança.
  • Adicione o caldo de carne e deixe ferver. Cubra e cozinhe (em fogo baixo) até as cebolas ficarem bem macias e os sabores estarem bem misturados, cerca de 20 minutos.
  • Tempere a gosto com sal (não adicione sal extra se estiver usando caldos ou caldos concentrados, pois geralmente são muito salgados. Se estiver usando caldo ou caldo caseiro, adicione sal a gosto com uma pitada de açúcar) e Pimenta.
  • Prove a sopa antes de montar para servir e, se precisar de mais tempero, não tenha medo de adicionar mais! Para temperos extras, consulte a variação 4 nas notas.
  • Montagem para server
  • Para cada porção, encha uma tigela individual com sopa quente.
  • Decore cada porção com 1 ou 2 torradas de queijo ou use croutons de queijo apenas o suficiente para cobrir o topo de cada tigela de sopa.

Notas

Importante: Grande parte do sucesso dessa sopa depende do caldo que você está usando; sua sopa será tão boa quanto o caldo que você estiver usando. Se você usa um comprador pronto, como eu costumo fazer, use um caldo de carne de boa qualidade. Prove primeiro! Se você não gostar do sabor, não use. Às vezes, pode ser difícil encontrar um bom caldo de carne. Se você cozinha muita carne ou assados, guarde as sobras e congele-as para fazer um caldo mais tarde. Se você não conseguir um caldo de carne de boa qualidade, use de frango ou vegetais.

Variação 1:

Gratinéeing (método original em francês)
Alternativamente, você pode usar tigelas individuais resistentes ao forno ou um Pyrex grande.
Encha (cerca de 2/3 do total) uma tigela individual de sopa (resistente ao forno) ou um Pyrex com sopa quente.
Coloque 1 ou 2 fatias de torrada (ou croutons, apenas o suficiente para cobrir a parte superior da sopa em sua vasilha) e cubra com queijo.
Asse até que o queijo esteja borbulhando e levemente dourado. Sirva imediatamente.
Nota: Gratinée significa "Assar um prato para que ele fique com um gratinée (crosta) por cima".
Não é difícil de fazer, mas precisa de um recipiente resistente ao forno. E quando você tira as tigelas do forno e vê o queijo borbulhante por cima, percebe que vale a pena.

Variação 2:

Cebolas douradas na panela de cozimento lento (Slow cooker)
As cebolas douradas são a estrela da sopa (bom, além da torrada com queijo).
Fazer cebolas douradas da maneira clássica no fogão leva algum tempo. Não é um esforço de alta tensão ou alta energia. Na maioria das vezes, as cebolas são cozidas em fogo baixo, então você só precisa mexê-las de vez em quando. Embora, é claro, se tudo isso parecer muito esforço para você, podemos usar a panela de cozimento lento (Slow cooker).
Terrivelmente conveniente e totalmente prático, basta jogar a cebola, regar com manteiga ou óleo e deixar em opção baixo por 10 horas.
As cebolas são um pouco douradas, mas não têm a mesma intensidade de sabor que você obtém ao dourar no fogão. Então você ainda precisa cozinhar as cebolas no fogão por 10 a 15 minutos para obter o mesmo sabor verdadeiro. E, embora se possa perguntar qual é o objetivo, há uma grande diferença entre cozinhar cebolas por 30 minutos versus por 10 minutos.
Além disso, não é preciso lidar com um monte enorme de cebola em uma panela pequena demais.

Variação 3:

Cebola caramelizada com açúcar
A adição de um pouco de açúcar extra ajudará.
Aqueça a manteiga em uma panela em fogo moderado. Adicione as cebolas, mexa e cozinhe até ficarem macias. Mexa ocasionalmente.
Retire a tampa da panela, aumente o fogo para médio-alto, polvilhe com 1/2 colher de chá de açúcar e cozinhe as cebolas até ficarem marrom médio e caramelizadas, mexendo sempre.
Polvilhe 2 colheres de sopa de farinha sobre a cebola e mexa por 3 ou 4 minutos. Retire a panela do fogo e misture 2 xícaras de caldo quente. Retorne a panela ao fogo e deixe ferver. Adicione o caldo restante e o conhaque. Cubra parcialmente e cozinhe bem lentamente.

Variação 4:

Usando uma panela de pressão (Instant Pot) para cozinhar a sopa.
Adicione a manteiga à panela de pressão. Selecione a configuração refogar. Depois que a manteiga derreter, cerca de 2 minutos, adicione a cebola, o açúcar (variação opcional 3) e o sal e mexa com uma colher de pau, separando as camadas de cebola e cobrindo as fatias com a gordura. Cubra a panela com uma tampa de vidro temperado e deixe a cebola cozinhar, sem mexer, por 10 minutos. Descubra a panela. Nesse ponto, as cebolas devem estar amolecidas, mas não marrons, e deve haver um pouco de líquido no fundo da panela. Usando uma luva de forno, segure a borda da panela interna e mexa as cebolas vigorosamente. Tenha cuidado para não derramar líquido quente sobre si mesmo.
Continue mexendo as cebolas vigorosamente a cada 2 minutos, certificando-se de empurrar com a colher os pedaços amarelos ou marrons do fundo da panela à medida que ela se desenvolve. Faça isso até que o programa de cozimento refogar e a panela desligue automaticamente (20-30 minutos). Neste ponto, as cebolas devem estar caramelizadas e douradas.
Enquanto a panela estiver desligada, mas ainda quente e a cebola estiver fervendo, adicione o conhaque. Use uma colher de pau para raspar completamente qualquer pedaço restante do fundo da panela.
Adicione o restante dos ingredientes prenda a tampa da panela de pressão em sua posição de vedação e, em seguida, defina o tempo por 5 minutos em alta pressão.
O cozimento na pressão amolece ainda mais a cebola e ajuda a derreter todos os sabores juntos.
Quando o programa de cozimento terminar, deixe a pressão liberar naturalmente por pelo menos 15 minutos e mova a válvula de alívio de pressão para "ventilação" para liberar o vapor restante.
Nesse ponto, a sopa permanecerá quente na configuração "mantenha quente" por até 10 horas, até que você esteja pronto para servi-la.
Quando estiver pronto para servir a sopa, descarte a folha de louro (se estiver usando - veja a variação 5). Prove a sopa para temperar, adicionando sal e/ou pimenta, se necessário.
Nesse ponto, a sopa já está pronta - tudo o que você precisa fazer é colocá-la em tigelas; adicione o pão com queijo a cada tigela e sirva.

Variação 5:

Adicione temperos extras
Quando as cebolas começarem a dourar, adicione 2 dentes de alho picados e cozinhe por mais um minuto.
Adicione 2 folhas de louro (remova-as antes de servir).
Adicione 1 colher de sopa de salsinha fresca (ou 1 colher de chá seca) e/ou tomilho no caldo de carne.
Tente misturar cebolinha picada na sopa antes de colocá-la nas tigelas.
Adicione salsa fresca ou folhas de tomilho, para enfeitar.

Faça antecipadamente:

A sopa pode ser preparada 3 dias antes, se refrigerada, ou até 6 meses antes, se congelada. Mas não adicione as torradas/croutons e queijo à sopa.
Deixe esfriar completamente, descoberto e, em seguida, refrigere a sopa coberta em um recipiente hermético.
Torradas (ou croutons) podem ser feitos (sem queijo) e mantidos selados em um recipiente hermético à temperatura ambiente por até 3 dias.
Reaqueça a sopa e adicione o queijo às torradas/croutons antes de prosseguir com a receita.
Refeição: Acompanhamento, Aperitivos & Entradas, Sopa
Culinária : Francesa
Keyword: Aperitivo, baguete francesa, Caldo, caldo de carne, cebola dourada, Fácil, fácil de preparar, Francês, Instant Pot, Panela de pressão, Pão Francês, Queijo, slow cooker, Sopa, Sopa de cebola francesa, Soupe à l'Oignon Gratinée, torrada com queijo

Informação nutricional

Calories: 256kcal | Carbohydrates: 14g | Protein: 14g | Fat: 15g | Saturated Fat: 9g | Cholesterol: 44mg | Sodium: 809mg | Potassium: 723mg | Fiber: 2g | Sugar: 6g | Vitamin A: 441IU | Vitamin C: 8mg | Calcium: 265mg | Iron: 1mg
Testou esta receita?Comente @Fast2eat ou marque #Fast2eat!
Somos apoiados por sua generosidadeApoie o Fast2eat!

Faminto por mais? Um novo artigo e/ou receita todas as sextas!

go to top


Depois de fazer minhas receitas, adoraria ver suas criações, por favor, me avise! Deixe um comentário abaixo, tire uma foto e marque-a nas suas mídias sociais preferidas com hashtag #Fast2eat.

Todos os textos e fotografias no Fast2eat são protegidos por direitos autorais. Você pode compartilhar minhas receitas e fotos através das mídias sociais, desde que você vincule de forma proeminente para a publicação original. Você não precisa pedir minha permissão para vincular ao conteúdo publicado aqui, mas você precisa da minha permissão para publicar minhas receitas e fotos. Não use nenhum material deste site sem obter permissão prévia. Se você quiser publicar esta receita em seu site, por favor, inclua o link para esta postagem. E lembre-se, quando você adaptar minha receita, reconheça a fonte com “adaptado de …” informando a fonte com o link da minha receita.

Obrigada por ler e compartilhar.


Tem uma pergunta e/ou comentário? Deixe um comentário público aqui. Dessa forma, outros leitores poderão ver as respostas à sua pergunta e/ou se beneficiarão dos seus comentários. Role para baixo e você encontrará o formulário de comentário. Os comentários são verificados quase que diariamente de segunda a sexta e respondidos o mais rápido possível. Por favor, não me envie por e-mail com perguntas ou comentários da receita. Não consigo acompanhá-los! Estou ansiosa para ouvir de você nos comentários.

Entre em contato aqui ou comente abaixo!

go to top

 
Comments

No comments yet.

 
error

Já que você está aqui, posso pedir um favor? Seria muito bom se você pudesse por favor compartilhar esta receita (ou artigo) em suas mídias sociais. São apenas alguns cliques para você... mas significa o mundo para mim. Muito obrigada!!!