Instruções de como preparar massa de Pão

Instruções de como preparar massa de Pão

Este artigo é parte de “Tudo o que você precisa saber para começar a fazer pães maravilhosos usando uma máquina de pão“.

Todo mundo sabe que adoro fazer pão caseiro a partir do zero. Usando uma máquina de pão não poderia ser mais fácil e faz um pão fantástico! Uma máquina de pão combina conveniência com flexibilidade. Se você gosta de um pão fresco, mas não tem tempo ou espaço para preparar a partir do zero, uma máquina de pão é para você.

Se você nunca fez um pão caseiro antes, e achar as instruções muito pouco intimidadoras, encorajo você a experimentar. Pode parecer intimidante no início e os vários passos levam um pouco de tempo para aprender, mas, em geral, é realmente muito fácil.

A maneira mais simples de aprender a fazer pão é seguir uma receita básica. Experimente as Receitas de Pão Fast2eat (muito mais a ser publicado – continue checando), elas são infalíveis 😉 muito fácil e os pães são deliciosos.

Instruções de como preparar massa de Pão

As máquinas de pão são ultra-convenientes, mas os pães altos que são a marca registrada da máquina de pão podem às vezes ser indesejáveis. Algumas pessoas não gostam devido à forma quando cozido em uma máquina de pão, ou o buraco no fundo onde a hélice ficava, ou eles querem brioches ou algum tipo de forma especial, então realmente assar em uma máquina de pão não é uma escolha.

Portanto, se você preferir dar a forma do seu pão formando a massa você mesmo, não precisa passar pelo ciclo de cozimento inteiro com sua máquina de pão. Basta deixar sua máquina de pão fazer a maior parte do trabalho para você, e após amassar e/ou primeiro crescimento, transfira sua massa para formas regulares, faça coisas criativas e maravilhosas e asse-as no forno. Você pode fazer pães brioches, pão francês, pão de hambúrgueres e pãezinhos de cachorro quente, pretzels, pizza, até mesmo o pão trançado, o típico judaico Chalá, tradicionalmente servido no shabat. A maneira mais fácil de se beneficiar com a facilidade de uma máquina de pão, mas ter um pão no formado desejado e assar sua massa de pão no forno.

Qualquer tipo de pão pode ser feito dessa maneira. O pão assado no forno é muito diferente do pão da máquina de pão. No caso de você já se perguntar por que você ainda precisa de uma máquina de pão, recomendo pela conveniência e habilidade de amassar incomparável. A máquina de pão produz massas superiores. O sabor será o mesmo, mas a textura e a crosta serão muito diferentes.

Isso pode parecer trabalhoso, mas só leva apenas alguns minutos e vale a pena! E se você está dando pão como presente, fica muito mais bonito assim! Não é difícil de fazer, ou você pode ter certeza de que eu não estaria fazendo 😉

Sovando a massa

Se você já fez pão à mão, sabe que o processo de amassar é fisicamente exigente e demorado. Também faz um pouco de bagunça enquanto você continua colocando farinha para evitar que a massa fique grudada nas mãos.

Sua máquina de pão facilita esse processo. O que você precisa saber é quando o processo de misturar e o processo crescimento estão completos. Às vezes, há sinais auditivos e, na maioria das vezes, haverá um ciclo ou configuração em sua máquina de pão para massa. Uma vez que sua massa está misturada você pode deixar crescer na máquina ou levá-la para gerenciar o crecimento você mesmo.

A melhor maneira de permitir que qualquer massa cresça fora da máquina é cobri-la com algum invólucro de plástico em uma assadeira e deixar descansar por 30 a 40 minutos. Mas antes de deixar sua massa crescer pela primeira ou segunda vez você precisa trabalhar na forma que deseja.

Siga estas instruções de prepar a massa de pão para assar no forno.

Preparando a massa para assar

Coloque os ingredientes na forma e coloque a forma na máquina.

Pressione o botão Selecionar para alcançar a configuração “Massa” (“dough”).

Pressione “Iniciar/Parar” (“Start/Stop”). O visor começará a contar o tempo na configuração da massa. Minha máquina de pão demora 1 hora e 30 minutos (1:30). Quando a massa estiver pronta, a máquina vai avisar e a tela irá ler “0:00.”

Pressione “Iniciar/Parar” (“Start/Stop”), mantendo-o pressionado até ouvir um sinal sonoro e o visor apagar.

Para remover a forma, segure firmemente a alça e levante a forma.

Nota: A forma não fica quente quando se usa a configuração da massa.

Moldando a massa

Depois de ter sua bola de massa na mão, você precisa considerar o que você vai assar no forno. As receitas às vezes variam e você talvez já tenha uma idéia, mas muitos brioches básicos e pães usam a mesma receita básica.

Primeiro, siga a receita da máquina de pão para fazer um pão. Coloque a máquina de pão na configuração “massa”. A máquina irá misturar os ingredientes, sovar a massa e dar a sua primeira elevação, em seguida, emitirá um sinal sonoro para indicar que a massa está pronta para moldar. Se a sua máquina não tiver uma configuração de “massa”, você terá que tomar conta com cuidado para ver quando o primeiro crescimento acabou e a massa é sovada.

Polvilhe levemente farinha de trigo em uma superfície. Eu uso papel mateiga culinário bem enfarinhado como minha superfície de trabalho para evitar que a massa fique grudada e para uma limpeza muito mais fácil 🙂

Depois que sua máquina emite um sinal sonoro de que a massa está pronta, usando uma espátula de silicone ou uma colher de pau, remova a massa da máquina e colocque sobre o seu papel mateiga ou em uma superfície levemente enfarinhada. Se a massa é fácil de manusear sem farinha, dê forma em uma bancada suavemente untada e limpa.

Aperte a massa, polvilhe com farinha, se necessário, para evitar que a massa fique grudada em suas mãos. Amasse manualmente 2 ou 3 vezes para soltar o ar. É importante tirar todo o ar da massa ou você pode acabar com grandes bolhas de ar em seu pão… e ninguém quer isso 🙂

Forme massa em seus formatos favoritos (sugestões a seguir). Coloque em assadeira untada. Cubra a massa com um pano limpo e deixe crescer até quase dobrar em tamanho (cerca de 1 hora).

Asse como indicado na receita. Retire da forma e deixe esfriar em uma grade ou sirva quente.

Variações na formação de massa

Pão de Forma tradicional

Você pode até pegar sua bola de massa e esticá-la em uma forma de pão tradicional e assar no forno se quiser a forma de pão tradicional que você compra.

Usando uma faca ou espátula, divida a massa pela metade (ou menor, se preferir). Você pode usar uma balança de cozinha para garantir que os dois pedaços de massa sejam exatamente iguais.

Amasse a Massa em um retângulo

Uma vez que é retirado o ar da massa, dê forma de um retângulo plano, com uma espessura de aproximadamente 1/2 a 3/4 de polegada, em que os lados estreitos do retângulo são paralelos à borda do balcão.

Você também pode facilmente rolar em estilo de rocambole ou dobrá-lo.

A primeira dobra

Começando com o “topo” do retângulo, a borda que está mais longe de você, dobre um terço da massa.

A segunda dobra

Agora, dobre o terço inferior da massa sobre a outra peça dobrada, como se estivesse dobrando uma carta.

Repita as Dobras

Gire o pedaço de massa em 90 graus, depois repita as dobras, dobrando o terço superior da massa sobre o meio.

Repita a segunda dobra

Dobre o terço inferior da massa sobre o centro. Agora você deve ter um pedaço de massa grosso e quadrado.

Transfira para a forma

Vire a massa para que a emenda fique na parte inferior e encaixe os lados em camadas por baixo, de modo que toda a superfície exposta da massa esteja lisa. Coloque a massa em uma forma que tenha sido pulverizada com spray de untar ou revestida com óleo e use as mãos para aplainar a massa um pouco em direção às bordas da forma. A massa não precisa preencher todo o fundo da forma porque expandirá para preencher a forma à medida que ela cresce.

Repita o processo de modelagem com o outro pedaço de massa.

O segundo crescimento

Pulverize levemente a parte superior da lâmina, bem como o interior do embrulho com o azeite de oliva para evitar que ela fique grudada. Em seguida, cubra as duas formas de massa com um toalha de prato (você pode usar um pano húmido – mas não molhado) ou um pedaço de plástico que tenha sido pulverizado com spray de cozinha e permita o crescimento em um local quente.

A massa deve crescer durante 45 minutos a uma hora e meia, ou até que tenha dobrado de tamanho. Dependendo do clima e da umidade às vezes, só demora uma hora a subir, às vezes leva uma hora e meia. Uma boa indicação de que ele cresceu o suficiente é se a massa subiu um pouco além do topo da forma. Pré-aqueça seu forno cerca de 10 minutos antes do pão terminar seu crescimento.

Uma vez que o pão tenha crescido, remova cuidadosamente o invólucro de plástico ou a toalha de prato.

Corte a massa dos pães

Com uma faca afiada ou uma navalha (ou uma ferramenta especial de cozimento de pão), corte rapidamente a massa ao longo do meio do pão, cerca de ¼-½ de polegada de profundidade, deixando cerca de 1 polegada sem corte em cada extremidade. Isso ajudará o pão a expandir-se à medida que assa e também dará a seu pão um visual profissional.

Coloque os pães no forno pré-aquecido. A temperatura depende do tipo de pão; se não estiver seguindo uma receita de Pão Fast2eat, consulte um livro de receitas de pão para encontrar o tipo de pão mais parecido com sua receita. Normalmente, as massas que são feitas com grãos integrais ou grandes quantidades de ingredientes ricos, como manteiga ou ovos, assarão a 350 ou 375 graus Fahrenheit (175-190C), enquanto as massas mais magras irão assar a uma temperatura mais alta, 400 a 425 graus Fahrenheit (200 -220C).

Acabamentos da Crosta

Você pode dar acabamento na crosta usando essas opções aqui.

O Pão Pronto

O pão provavelmente levará de 30 a 45 minutos para assar; Confira após 30 minutos. O pão está pronto quando sua crosta está firme e dourada, e a parte inferior do pão também está firme e faz um som oco quando tocado.

Remova o seu pão cheiroso e delicioso da forma imediatamente e deixe esfriar em uma grade. Você não quer um pão suado.

Aguarde uns 10-30 minutos antes de cortar o seu pão. Tente controlar-se e não tirar um pedaço enorme e passar manteiga…  😛 

Pães de hambúrguer

Se você estiver fazendo pães de hambúrguer, você quer cortar um pedaço de massa e moldá-lo em forma redonda.

Você faz isso dobrando a massa debaixo de si mesma até você ter um pedaço de massa que se assemelhe a um pão redondo.

Você pode cobrir os pães, com sementes de gergelim, sementes de papoula ou outras coberturas. Isso é algo que é um pouco difícil de fazer em uma máquina de pão.

Lembre-se, ele aumentará para 2 ou 3 vezes seu tamanho.

Você pode usar a mesma abordagem com menos massa para fazer briochinhos.

Brioches fáceis

Divida a massa em 12 partes iguais, dê forma de bolas e coloque em forminha de muffin untada.

Cubra, deixe crescer e assar como indicado.

Pão de cachorro-quente

Se você está fazendo um pão de cachorro-quente, você vai querer puxar a massa para dar uma forma longa e novamente dobrá-la sob si mesma até lembrar uma forma longa de pão.

Isso também aumentará para 2 a 3 vezes o tamanho original.

Pão francês

O pão francês é tradicionalmente longo e fino.

Enrolar a bola de massa com duas mãos em uma forma de tubo e puxá-la com a massa distribuída o mais uniformemente possível ao longo do pão e deixar crescer.

Você pode cobrir qualquer um dos pães, com sementes de gergelim, sementes de papoula ou outras coberturas como queijo ou cebolas grelhadas. Isso é algo que é um pouco difícil de fazer em uma máquina de pão.

Rosquinhas (redemoinho)

Unte levemente uma assadeira.

Divida a massa em 10 partes iguais.

Em uma superfície levemente enfarinhada, usando sua mão, enrole cada parte de massa em forma de lápis como fio de cerca de 10 centímetros de comprimento.

Começando em uma extremidade do fio, continue envolvendo cada peça ao redor do centro para formar um redemoinho.

Coloque os rolinhos a cerca de 2 a 3 polegadas de distância na assadeira preparada.

Cubra, deixe creescer e assar como indicado.

Torcidinhos (Croissant)

Unte levemente uma assadeira e reserve.

Em uma superfície levemente enfarinhada, enrole a massa em um círculo de 12 polegadas.

Unte a massa com manteiga derretida.

Corte em 12 fatias (como fatias de pizza).

Para dar forma aos pães, comece na extremidade larga da fatia e role para o ponto central.

Coloque os pães com a parte fina final (ponto central) para baixo, com uns 2 a 3 polegadas de distância, em uma assadeira preparada. Cubra, deixe crescer e assar como indicado.

Como fazer massa de pizza usando uma máquina de pão

Eu uso minha máquina de pão o tempo todo. Uma das minhas receitas favoritas, além do pão, é massa de pizza.

Se você acha que comprar massa de pizza ou a massa de pizza “caseira” no mercado é uma escolha mais saudável do que a pizza de pizzaria… Basta ler os rótulos e você ficará surpreso com as toneladas de ingredientes com nomes que você não pode pronunciar junto com xarope de fructose e outros coisas hidrogenadas. Basicamente, um monte de ingredientes desnecessários que nossos corpos não precisam e podem ser facilmente evitados, preparando do “zero” em casa.

Não fique assustado com preparando do “zero” porque eu vou mostrar-lhe o quão fácil isso é.

O que me assustava em fazer minha própria massa de pizza era que eu não tinha tempo para “trabalhar” ou amassar a farinha em uma massa à mão. A boa notícia é que a configuração de massa em uma máquina de pão faz todo o trabalho. A única coisa que você precisa fazer é colocar os ingredientes, selecionar o ciclo da massa e pressionar o botão Iniciar. Enquanto a máquina está trabalhando, misturando, amassando e crescendo você pode ir fazendo outras coisas.

Quase toda receita de massa de pizza pode ser adaptada para a máquina de pão. A que normalmente costumo fazer é essa Receita de Massa de Pizza Fast2eat muito básica. Observe que esta receita possui apenas 5 ingredientes bem conhecidos!!!

É somente isso para fazer sua própria massa de pizza em uma máquina de pão. Vejam nada assustador. Apenas cinco ingredientes bem conhecidos, pressionar alguns botões e, em seguida, congelar ou assar. Depois que começar a fazer sua própria massa, prometo que nunca mais voltará à comprada.

A massa de pizza é fácil e óbvio.

Basta abrir a massa com um rolo e colocar na forma.

Coloque-a em uma assadeira coberta com papel manteiga ou untada com um spray de azeite ou óleo vegetal e você está pronto para colocar o recheio.

Você pode fazer o dobro de massa de pizza para ter a mão. Pode manter na geladeira por até uma semana se estiver envolvida em plástico.

Se você abrir a massa quando ainda está fria, ficará elástica e continuará a contrair em um tamanho menor, não importa o quanto você estique. Se você quiser abrir uma pizza, basta cortar um pedaço de massa, mas deixe descansar por cerca de 30 a 40 minutos até chegar à temperatura ambiente e crescer um pouco.

Se você já faz sua própria massa de pizza e de pão usando uma máquina de pão, quais dicas você tem? Além disso, sinta-se à vontade para compartilhar sua massa de pizza e receitas de pão.

go to top


Veja também:


Faminto por mais? Um novo artigo e/ou receita todas as sextas!

* “A ingestão dietética prolongada de glúten não foi associada ao risco de doença cardíaca coronária. No entanto, evitar o glúten pode resultar em um consumo reduzido de grãos integrais benéficos, o que pode afetar o risco cardiovascular. A promoção de dietas sem glúten entre pessoas sem doença celíaca não deve ser encorajada” (traduzido do original em inglês: “Long term dietary intake of gluten was not associated with risk of coronary heart disease. However, the avoidance of gluten may result in reduced consumption of beneficial whole grains, which may affect cardiovascular risk. The promotion of gluten-free diets among people without celiac disease should not be encouraged.” disponível em: http://www.bmj.com/content/357/bmj.j1892)


Conteúdo e imagens baseadas no Manual do Usuário das máquinas de pão Sunbeam e Oster CKSBBR9050-033 retirado de http://pdfstream.manualsonline.com/4/4d6633cb-086c-4456-b7d7-5abde3447520.pdf


Depois de fazer minhas receitas, adoraria ver suas criações, por favor, me avise! Deixe um comentário abaixo, tire uma foto e marque-a nas suas mídias sociais preferidas com hashtag #Fast2eat.

Todos os textos e fotografias no Fast2eat são protegidos por direitos autorais. Você pode compartilhar minhas receitas e fotos através das mídias sociais, desde que você vincule de forma proeminente para a publicação original. Você não precisa pedir minha permissão para vincular ao conteúdo publicado aqui, mas você precisa da minha permissão para publicar minhas receitas e fotos. Não use nenhum material deste site sem obter permissão prévia. Se você quiser publicar esta receita em seu site, por favor, inclua o link para esta postagem. E lembre-se, quando você adaptar minha receita, reconheça a fonte com “adaptado de …” informando a fonte com o link da minha receita.

Obrigada por ler e compartilhar.


Tem uma pergunta e/ou comentário?
Deixe um comentário público aqui. Dessa forma, outros leitores poderão ver as respostas à sua pergunta e/ou se beneficiarão dos seus comentários.
Role para baixo e você encontrará o formulário de comentário. Os comentários são verificados quase que diariamente de segunda a sexta e respondidos o mais rápido possível.
Por favor, não me envie por e-mail com perguntas ou comentários da receita. Não consigo acompanhá-los! Estou ansiosa para ouvir de você nos comentários.

go to top

 
Comments

No comments yet.

 
error

Já que você está aqui, posso pedir um favor? Seria muito bom se você pudesse por favor compartilhar esta receita (ou artigo) em suas mídias sociais. São apenas alguns cliques para você... mas significa o mundo para mim. Muito obrigada!!!