Guia Fast2eat de como cozinhar macarrão em 3 minutos usando panela de pressão

Por que cozinhar macarrão na Panela de Pressão quando cozinhar no fogão, é super rápido e fácil?
Depois de aprender a cozinhar macarrão na panela de pressão, você nunca mais fará isso de outra maneira!

O macarrão de panela de pressão é muito mais fácil, rápido e, sem dúvida, mais saboroso do que a versão que você faz no fogão.

Estamos falando de massas perfeitamente cozidas na panela de pressão que não envolvem mexer, ficar de “babá” ou ter excesso de espuma por toda a parte de cima do fogão. É quase inteiramente sem ação; não há necessidade de mexer constantemente ou esperar que uma panela grande de água ferva.

Em vez de sujar outra panela, depois de dourar rapidamente a carne (carne de vaca/frango/lingüiça/peixe/camarão) diretamente na panela de pressão, usando a função refogar (sauté), basta colocar o molho favorito, um pouco de água fervente e as massas secas são despejadas diretamente no molho. Em cerca de 3 minutos na pressão (mais 5 minutos de Liberação Natural e depois faça a Liberação Rápida para liberar o vapor restante), você tem uma panela de macarrão perfeitamente al dente em um molho muito sedoso. A carne fica macia e o macarrão transfere seu amido ao molho, criando a versão cremosa deste clássico da semana que você jamais sonhou.

Quando você está ocupada(o), é tão bom jogar os ingredientes na panela de pressão e sair da cozinha. E não precisa se preocupar com o macarrão fervendo ou o molho de tomate espalhando por todo o fogão. Honestamente? Você provavelmente não voltará a cozinhar macarrão de outra maneira. Isso facilita ter o jantar pronto enquanto cuida dos filhos ou quando precisa atender a porta ou responder um e-mail.

Fazer macarrão em uma panela de pressão ou Instant Pot é muito fácil e eu vou dar as dicas mais importantes para um macarrão perfeito em uma panela de pressão.

Dicas para massas perfeitas na panela de pressão

Cozinhar macarrão na panela de pressão é a coisa mais fácil de fazer. Mas, como todas as receitas da panela de pressão, existem algumas diretrizes importantes a serem lembradas.

  • Lembre-se de cortar a carne (carne de boi/frango/lingüiça/peixe/camarão) em pedaços menores e refogue com cebola, alho, ervas secas antes de cozinhar na pressão.
  • Raspe sempre o fundo da panela interna após dourar ou refogar a carne na panela de pressão. O objetivo aqui é evitar receber um aviso de QUEIMANDO (BURN) da sua panela, portanto, você deve dourar a carne, adicionar um pouco de água à panela e raspar antes de adicionar o molho. Não se preocupe! Estes não são restos de comida queimada. Esses pedaços marrons caramelizados darão sabor ao seu macarrão.
  • Massas curtas são ideais, mas, se você usar macarrão longo, quebre ao meio. Alguns tipos de massas funcionam melhor na panela de pressão do que outros. Geralmente, a menos que eu esteja seguindo uma receita específica, prefiro usar macarrão mais curto, como fusilli, rotini, penne, farfalle (borboleta/gravata), macarrão de cotovelo, concha do mar, rotini, rigatoni, ziti, rodas e cavatappi ou conchas. Descobri que massas mais longas, incluindo espaguete, linguine, taglierini e fettuccine funcionam bem, mas é preciso quebrá-las ao meio para que se encaixem perfeitamente na panela de pressão, espalhá-las desigualmente no líquido para não grudar em um grupo grande e saber que existe o risco de que elas possam ficar grudadas. Não temos esse problema com macarrão mais curto.
  • Certifique-se de ter líquido suficiente para cozinhar o macarrão na pressão e ainda deixar um molho delicioso. Para cozinhar o macarrão uniformemente, verifique se há água (ou, no nosso caso, molho) embaixo e sobre o macarrão. Gosto de “lavar” o pote de molho com água e despejar sobre o macarrão para evitar desperdícios, mas fique à vontade para pular isso se estiver usando molho caseiro. Tente espalhar o macarrão para que eles não grudem enquanto cozinham. Além disso, é essencial mergulhar totalmente toda a massa no líquido de cozimento para cozinhá-la uniformemente. Deve ser pelo menos 6-9 xícaras de líquido para 500g de macarrão. Eu sei que isso pode parecer muito líquido, mas isso inclui o líquido no molho de tomate, água e creme de leite, se estiver usando.
  • Mergulhe totalmente o macarrão no molho. Empurre o macarrão para baixo, dentro do molho e nas laterais da panela, em vez de empilhar no centro, tomando cuidado para não empurrar a massa para o fundo da panela interna. Isso garantirá que a massa não grude no fundo da panela de pressão. Isso impedirá a mensagem de erro de queimando (Burn) na sua panela de pressão elétrica.
  • Textura de massa – Descobri que 3 minutos para a maioria das massas com 4-5 minutos de liberação natural cria uma massa al dente perfeita. Cuidado: Se você cozinhar o Macarrão por mais de 5 minutos na pressão, o macarrão ficará cozido demais. Após 3 minutos em alta pressão e após 4-5 minutos, solte a válvula de pressão para fazer uma rápida liberação de pressão. Cuidado: As massas são um alimento de cozimento rápido e você precisa de um alívio rápido da pressão para interromper o cozimento. É muito importante observar que você não deixe mais tempo passar do que 4-5 minutos para liberar a pressão natural, para não cozinhar demais o macarrão, pois durante esse processo a panela ainda está quente e sob pressão, o macarrão continuaria cozinhando e ficaria muito mole. 5 minutos de liberação natural cuidam da liberação natural da pressão mais intensa sem abrir a válvula. Qualquer vapor que restar após 5 minutos não será tão poderoso quanto a liberação rápida imediata. Nós gostamos de macarrão al dente, portanto, o tempo de cozimento deve cozer o macarrão até aproximadamente 90%, mas, se você gostar do macarrão um pouco menos cozido, da próxima vez que cozinhá-lo, subtraia um minuto adicional do tempo de cozimento. Se você quiser mais suave, adicione um minuto até conseguir do jeito que você gosta. Depois de algumas vezes fazendo macarrão, você saberá o momento perfeito para cozinhar sua marca preferida de massa com seu gosto preferido. Como sempre, os tempos podem variar um pouco, dependendo da marca, modelo e altitude.
  • Quando a válvula flutuante cair, abra a panela com cuidado e mexa rapidamente. Você notará que, ao remover a tampa, o molho parece muito líquido, apenas mexa bem e o macarrão e o molho serão perfeitamente incorporados. Se, após mexer, estiver muito líquido, reduza o molho usando o modo “Refogar (Sauté)” por 1 minuto.
  • A massa estará bem quente para comer e continuará a cozinhar quando você remover a panela de dentro da panela de pressão e preparar as tigelas. Alguns minutos de resfriamento e uma enxurrada de queijo parmesão farão deste o jantar perfeito.

Lembre-se de que algumas marcas de massas espumam mais do que outras. Se você está tendo problemas com a formação de espuma, considere trocar de marca e veja se isso faz diferença.

NOTA: essas dicas funcionam apenas com massas regulares, sem glúten. Além disso, massas pequenas e delicadas, como as letrinhas de alfabeto, ficam cozidas demais. Nhoque, macarrão recheado e macarrão caseiro vão se desfazer. Macarrão de quinoa desmanchará no molho e liberará amido que pode causar um aviso de queimadura, por isso não é recomendado.

O melhor líquido para cozinhar macarrão é água e caldo, com talvez um pouco de suco de limão para dar sabor. Eu prefiro as receitas que de macarrão com molho de tomate e/ou creme de leite ou leite, mas os molhos precisam ser diluídas com água ou caldo para evitar que o amido e o molho queimem até o fundo da panela.

Você gosta de cozinhar macarrão na panela de pressão? Você tem uma receita favorita que gostaria de transformar em receita de panela de pressão? Deixe-me saber nos comentários!

Faminto por mais? Um novo artigo e/ou receita todas as sextas!

go to top


Depois de fazer minhas receitas, adoraria ver suas criações, por favor, me avise! Deixe um comentário abaixo, tire uma foto e marque-a nas suas mídias sociais preferidas com hashtag #Fast2eat.

Todos os textos e fotografias no Fast2eat são protegidos por direitos autorais. Você pode compartilhar minhas receitas e fotos através das mídias sociais, desde que você vincule de forma proeminente para a publicação original. Você não precisa pedir minha permissão para vincular ao conteúdo publicado aqui, mas você precisa da minha permissão para publicar minhas receitas e fotos. Não use nenhum material deste site sem obter permissão prévia. Se você quiser publicar esta receita em seu site, por favor, inclua o link para esta postagem. E lembre-se, quando você adaptar minha receita, reconheça a fonte com “adaptado de …” informando a fonte com o link da minha receita.

Obrigada por ler e compartilhar.


Tem uma pergunta e/ou comentário? Deixe um comentário público aqui. Dessa forma, outros leitores poderão ver as respostas à sua pergunta e/ou se beneficiarão dos seus comentários. Role para baixo e você encontrará o formulário de comentário. Os comentários são verificados quase que diariamente de segunda a sexta e respondidos o mais rápido possível. Por favor, não me envie por e-mail com perguntas ou comentários da receita. Não consigo acompanhá-los! Estou ansiosa para ouvir de você nos comentários.

Entre em contato aqui ou comente abaixo!

go to top

 
Comments

No comments yet.

 
F
F
2 people follow Fast2eatbr
Twitter Pic robertov Twitter Pic sualfrad
F
Contact Us :

Name:

Email:

Verification Image

Enter number from above:

error

Gostou da receita? Por favor, divulgue :)