Couve à mineira Fast2eat

Couve à mineira Fast2eat

A couve é normalmente associada ao cozimento longo e lento, mas cortá-la em tiras finas reduz drasticamente o tempo de cozimento. O resultado é um sabor brilhante e vivo que fará você perceber que essas verduras são mais versáteis do que a maioria das pessoas pensa. Este prato pode ser feito durante todo o ano e servido como acompanhamento de qualquer proteína.

Realmente não há segredo para fazer esta receita de couve. É super rápido e fácil de montar. A parte mais demorada do processo será remover os caules e cortar as couves nas tiras mais finas. E depois, basta refogar no azeite e no alho, temperar com sal e voilá: deliciosas couves verdes brilhantes estão prontas para serem devoradas!

Tanto a couve quanto o kale estão entre os alimentos mais saudáveis do mundo, uma vez que são nutricionalmente densos e repletos de muitos benefícios à saúde e vitaminas. Esta versão mantém a cor vibrante da couve e sua crocância satisfatória.


Siga Fast2eat nas suas redes sociais preferidas

Instagram, Facebook e Pinterest

Muito obrigada por comentar, ler, apoiar e compartilhar.

Couve à mineira Fast2eat
Tempo de Preparo: 5 minutes
Tempo de cozedura: 10 minutes
Couve facilmente cozida, com alho e tenra. E a melhor parte? Você só precisará de 4 a 6 ingredientes e menos de 15 minutos para prepará-la!
É uma maneira maravilhosa de servir essas verduras saudáveis e ligeiramente amargas.
Porções: 4 pessoas

Ingredientes

  • 2 colheres (sopa) Azeite - extra virgem
  • 1 colher (sopa) Manteiga - opcional
  • 1 colher (sopa) Alho - picado - 4 dentes
  • 1 mole Couve - lavada, com as hastes duras descartadas, folhas cortadas em tiras fininhas
  • Pimenta do reino - opcional a gosto
  • Sal - a gosto

Modo de Preparar

Lave a couve

  • Encha a pia da cozinha ou uma tigela grande com água. Balance-os para cima e para baixo e de um lado para o outro para tentar soltar qualquer sujeira remanescente. Em seguida, enxágue-os individualmente em água fria.

Corte as folhas da couve em tirinhas

  • Prepare a couve cortando o caule (no centro da folha), mantendo as folhas inteiras.
  • Empilhe a couve, começando com folhas maiores em baixo. Acho mais fácil fazer duas ou três pilhas por vez.
  • Enrole cada pilha de folhas firmemente em um cilindro em forma de charuto, de modo que a haste corra ao longo do rolo.
  • Segure-o com força e, usando uma faca afiada, corte-os transversalmente em fatias muito finas, o mais fino possível - cerca de 1,5 mm (1/16 polegada) de largura - para fazer fitas. Repita com o restante cortando todas as verduras dessa maneira.
  • Use os dedos para sacudir os fios, para que fiquem soltos. Reserve.

Refogue a couve com bastante gordura

  • Use uma frigideira grande com uma tampa justa. Derreta a manteiga e aqueça o azeite em fogo médio.
  • Adicione o alho e cozinhe até cheirar bem e começar a ganhar alguma cor.
  • Adicione a couve e refogue, misturando com o óleo e alho.
  • Misture a pimenta e o sal.
  • Cubra e cozinhe por cerca de 5 minutos até que estejam murchas, sedosas, verdes brilhantes e tenras.
  • Nota: a couve jovem vai cozinhar relativamente rápido. Verduras mais velhas podem demorar mais para amaciar. O tempo varia de acordo com o seu gosto pessoal; no entanto, a couve mineira feita ao modo brasileiro não cozinha por horas como a versão do sul dos Estados Unidos. Basta um refogado rápido - cerca de 5 minutos - até ficarem macios e verdes brilhantes! Mais do que isso, corre o risco de a couve ficar amarga. Eu acho que elas têm um sabor mais fresco e menos amargo quando são apenas refogadas até ficarem crocantes (“al dente”) e macias.
  • Transfira a couve para uma tigela de servir. Se necessário, tempere com sal e pimenta a gosto e sirva imediatamente.

Notas

O que é couve?

A couve é da mesma família do repolho, das folhas de mostarda e de outras verduras saudáveis.
As folhas são verde-escuras e os caules são duros, que precisam ser removidos antes de comer.
O sabor da couve é um cruzamento entre repolho e kale, como a acelga.

Você deve cortar a couve em tiras ou picá-la?

Seria melhor se você cortasse a couve em tiras, em vez de picá-la. É a forma tradicional.

Couve ou Kale (couve crespa)?

Em termos de sabor e textura, kale é a combinação mais próxima da couve e pode ser usada alternadamente.
Se você usar kale em vez de couve, mesmo usando uma faca muito afiada e as melhores habilidades de cozinha, provavelmente não alcançará os pedaços finos de couve que a receita exige, então o resultado não será o mesmo, mas não prejudica o sabor do resultado final.

Comprando couve

Procure por couve com folhas firmes e verdes e que pareça fresca, sem manchas amarelas ou buracos de insetos. Evite couve com folhas marrom ou murchas ou que apresentem outros sinais de envelhecimento.
Um mole só vai alimentar 4, sem sobras, pegue mais se precisar atender mais pessoas ou se quiser sobra para apreciar no dia seguinte!

Armazenamento de couve crua

Elas vão conservar por cerca de 4 a 5 dias na geladeira.
Coloque-os em um grande saco plástico hermético, sem lavar.
Se a sua couve estiver mole, viscosa, amarelada/marrom ou cheirando mal, está estragada e deve ser descartada.

Sobras

A couve cozida, guardada em recipiente hermético, pode conservar-se bem na geladeira por até 4 dias.
Para reaquecer, aqueça em uma frigideira em fogo médio ou use o micro-ondas.

Posso congelar couve cozida?

Você pode? sim. Você deveria? Na minha opinião, não.
A couve fica mole quando congelada e descongelada. Eu prefiro quando são feitas na hora ou reaquecidos da geladeira.
No entanto, você pode congelar couve cozida em sacos para freezer por até 3 meses, se não se importar com a alteração da textura.

Variações

Existem algumas variações desta receita de couve.
  • Bacon ou gordura de bacon - a variação mais comum. Use para adicionar sabor. Proporciona um excelente equilíbrio ao amargo natural da couve. Quando sirvo a couve com feijoada, não incluo o bacon porque a feijoada já tem. Mas se estou servindo com uma refeição simples, como frango grelhado, acho que o bacon é uma boa adição, adicionando um pouco de defumado ao prato.
    • Bacon - Refogue o bacon até dourar antes de adicionar o alho e prossiga com a receita conforme indicado.
    • Gordura de bacon - substitua pela manteiga.
  • Cebola ou chalota - você também pode refogar cebolas ou chalotas bem picadas com o alho antes de adicionar a couve.
  • Uma espremida de limão ou uma pitada de flocos de pimenta vermelha às vezes pode transformar este prato simples em algo com um pouco mais de picante.

Com que servir a couve?

No Brasil, a couve é um dos acompanhamentos servidos com a feijoada.
Você também pode servi-los com arroz, feijão e uma proteína, como frango grelhado ou empanado, um bife, assado, porco ou salsicha.
Você também pode usá-los em sopas, como Caldo Verde, Tutu de Feijão ou para fazer Feijão Tropeiro, risoto e até macarrão!
Refeição: Acompanhamento
Culinária : Brasileira
Keyword: 10 Minutos, acompanhamento, acompanhamento de feijoada, Acompanhamento fácil, azeite, Baixa caloria, baixo carboidrato, Brasil, com baixo teor de carboidratos, comida Brasileira, couve, Couve à mineira, Couve mineira, dieta, Fácil, fácil de preparar, Keto, low carb, Paleo, Pobre em carboidratos, pouco carboidrato, Prato típico Brasileiro, Rápido, rápido e fácil, receita Brasileira, Saudável, sem açúcar, Sem glúten, sem grãos, sem lactose, sem nozes, Sem ovos, sem soja, vegano, vegetais, vegetais quentes, vegetariano, verdura

Informação nutricional

Calories: 105kcal | Carbohydrates: 3g | Protein: 2g | Fat: 10g | Saturated Fat: 3g | Trans Fat: 1g | Cholesterol: 8mg | Sodium: 34mg | Potassium: 110mg | Fiber: 2g | Sugar: 1g | Vitamin A: 2472IU | Vitamin C: 17mg | Calcium: 115mg | Iron: 1mg
Por favor siga@Fast2eatbr no Instagram
Feijoada Fast2eat
Feijoada é feita com uma variedade de produtos de porco e bovino salgados e defumados, refogados com cebola, alho e temperos até que tudo esteja tenro e saboroso. Um farto cozido de feijão preto que vai aquecer a sua alma! É servido com arroz, couve refogada, rodelas de laranja e coberto com farofa. É extremamente popular no Brasil. Muitas vezes é chamado de prato nacional do Brasil.
Veja esta receita
Caldo Verde Portugues Fast2eat
Caldo Verde é uma sopa cremosa portuguesa feita com batata, couve, linguiça portuguesa fumada em rodelas e azeite. É um prato saudável, nutritivo e caseiro, delicioso! Pronto em menos de uma hora! Simples, agradavelmente satisfatório, e econômico.
Veja esta receita
Arroz Branco Fast2eat Recipe
O arroz é uma parte muito importante da gastronomia brasileira e é servido pelo menos uma vez por dia. Aqui, pode estar sua resposta para fazer arroz delicioso, soltinho e fofo em casa.
Veja esta receita
Quindim Fast2eat
Não demora muito para se preparar, e na verdade é bastante fácil, mas peneirar as gemas e assar o quindim em banho-maria são duas etapas cruciais na receita.
Veja esta receita
Pavê de maracujá Fast2eat
Que tal surpreender sua família com um pavê de maracujá? Uma sobremesa maravilhosamente cremosa e com sabor tropical.
Veja esta receita

Experimente mais receitas do meu livro de receitas

130 receitas deliciosas, dicas e sugestões e os passos básicos para fazer pão, bolo, pizza e macarrão usando uma máquina de pão.

Você não precisa de uma máquina de pão para fazer essas receitas. Suponha que sua máquina de fazer pão está quebrada. Ou você não tem espaço em sua cozinha para outro aparelho, mas quer fazer minhas receitas. Há um guia para converter as receitas de máquina de pão em receitas manuais.

Ou se você tem receitas favoritas que sua avó costumava fazer, há também um guia para convertê-las e fazer na máquina de pão.

Que tal massa fresca caseira. Também há um guia completo com sugestões para ser criativo com suas massas.

 

Leia mais informações sobre como fazer pães no meu livro:

“Como associada da Amazon, ganho com compras qualificadas.”


go to top

Faminto por mais? Um novo artigo e/ou receita todas as sextas!

Siga Fast2eat nas suas redes sociais preferidas

Instagram, Facebook e Pinterest


Você fez esta receita?

Depois de fazer minhas receitas, adoraria ver suas criações, por favor, me avise!

Deixe um comentário abaixo,

Marque @fast2eatbr

no Instagram, e

no Facebook

com hashtag #fast2eat para que possamos ver todas as delícias


Todos os textos e fotografias no Fast2eat são protegidos por direitos autorais. Você pode compartilhar minhas receitas e fotos através das mídias sociais, desde que você vincule de forma proeminente para a publicação original. Você não precisa pedir minha permissão para vincular ao conteúdo publicado aqui, mas você precisa da minha permissão para publicar minhas receitas e fotos. Não use nenhum material deste site sem obter permissão prévia. Se você quiser publicar esta receita em seu site, por favor, inclua o link para esta postagem. E lembre-se, quando você adaptar minha receita, reconheça a fonte com “adaptado de …” informando a fonte com o link da minha receita.

Muito obrigada por comentar, ler, apoiar e compartilhar.


Tem uma pergunta e/ou comentário? Por favor comente abaixo! Dessa forma, outros leitores poderão ver as respostas à sua pergunta e/ou se beneficiarão dos seus comentários. Role para baixo e você encontrará o formulário de comentário.

Estou ansiosa para ouvir de você nos comentários.

go to top

 
Comments

No comments yet.

 
error

Já que você está aqui, posso pedir um favor? Seria muito bom se você pudesse por favor compartilhar esta receita (ou artigo) em suas mídias sociais. São apenas alguns cliques para você... mas significa o mundo para mim. Siga Fast2eat no Instagram, Facebook e Pinterest. Muito obrigada!!!