Pão de batata baroa (mandioquinha) Fast2eat

Pão de batata baroa (mandioquinha) Fast2eat

Os pãezinhos de mandioquinha (batata baroa) são muito fofinhos, foi a coisa mais fofa que já saiu do forno!

A massa é fácil de modelar e cresce bastante. Tem um toque de aroma terroso da mandioca, que é único na minha opinião.

Esta receita foi adaptada da que a prima do meu marido Izabel Torrão me mandou.

Para conservar a textura e a maciez dos pães, mantenha-os em um pote hermético, ou ziplock, que ele permanece fofinho por pelo menos 3 dias.

O pão de mandioquinha é uma opção inteligente e muito mais saudável. Se você está tentando diminuir o consumo de carboidratos, vale a pena apostar nessa gostosura!

Pão de batata baroa (mandioquinha) Fast2eat
Tempo de Preparo: 10 minutes
Tempo de cozedura: 20 minutes
Massa na máquina de pão + tempo de espera:: 2 hours 30 minutes
Tempo Total: 3 hours
Pão de batata baroa (mandioquinha) é fofo e cheiroso como uma nuvem de mandioquinha. Um pão fofinho e dourado cheio de sabor! Faça esta receita para o café da manhã, brunch ou lanche da tarde ou para a lancheira escolar!
Porções: 24 pãezinhos

Ingredientes

  • ¼ xícara Óleo
  • 1/2 xícara Leite - morno - 80-90°F/26-32°C
  • 2 ovos - Levemente batido - temperatura ambiente
  • 2 xícaras Mandioquinha - batata-baroa - 500g descascada, cozida sem sal e amassada - No Canada compre aqui
  • 4 xícaras Farinha de trigo para pão
  • ¼ xícara Açúcar
  • 1 ½ colher (chá) Sal
  • 1 colher (sopa) Fermento biológico seco

Cobertura de ovos (opcional para brilho)

  • 1 ovo - ou gema de ovo
  • 1 colher (sopa) Azeite - ou creme de leite ou leite ou água

Modo de Preparar

Preparando a mandioquinha (batata-baroa)

  • Você pode comprar mandioca descascada e cozida ou usar uma fresca. Usei esta mandioca descascada e cozida da duBrazil. Coloque a mandioca cozida em um escorredor. Lave com água corrente para remover o excesso de amido.
  • Se for usar mandioca fresca, é importante lavar e descascar primeiro e depois cozinhar (sem sal). Lave, descasque e corte cada mandioquinha em 3 pedaços.
  • Deixe escorrer bem a água.
  • Você pode cozinhar no vapor até ficar macio e amassar com um garfo. Acho que cozinhar na água fervendo também pode funcionar, mas pode adicionar umidade extra à massa, então tome cuidado.

Preparando a Massa do pão

  • Adicione os ingredientes na ordem acima (ou seguindo a ordem e o método especificados no manual da sua máquina de pão. - a minha é: PRIMEIRO, ingredientes líquidos; SEGUNDO, ingredientes secos; ÚLTIMO, fermento). Nota: Com um dedo ou uma faca, faça um pequeno "buraco" no meio da farinha. Adicione fermento ao buraco, certificando-se de que o fermento não entre em contato com os ingredientes líquidos.
  • Insira cuidadosamente a forma na Máquina de pão e feche suavemente a tampa. Conecte o cabo de alimentação a uma tomada de parede. Selecione a configuração Coloque a máquina em "massa" e comece.
  • Divida a massa em pequenas bolas ou no formato desejado. Coloque os pãezinhos em formas untadas (eu uso papel manteiga). Deixe um grande espaço entre eles pois crescem muito. Opcionalmente, você pode rechear com queijo ou qualquer recheio de sua escolha.
  • Cubra e deixe crescer em local aquecido até dobrar de volume, cerca de 1 hora.

Pincelando com ovos (opcional)

  • Adicione o azeite (ou creme de leite ou leite ou água) em uma tigela pequena e adicione o ovo (ou a gema).
  • Bata o ovo e a água usando um garfo até que esteja completamente misturado.

Cozimento

  • Pré-aqueça o forno a 175C / 350F.
  • Nesse ínterim (opcional), usando um pincel para confeitar, aplique imediatamente uma camada de creme de ovo na massa dos rolos pronta para assar. Certifique-se de que a lavagem do ovo esteja molhada - não deixe secar antes de colocar o pão no forno.
  • Asse até dourar por cerca de 20-30 minutos.

Notas

A massa também pode ser feita na batedeira. Basta sovar a massa com o gancho de massa por cerca de 8-10 minutos em uma configuração baixa. Amassar à mão: cerca de 10-12 minutos.
Antes de moldar, deixe crescer por cerca de uma hora ou até dobrar de tamanho. Em uma tigela levemente untada coberta.
O pão vai ficar no congelador por até 4 meses. Embrulhe um pão em filme plástico seguido de papel alumínio. Em seguida, coloque o pão em um saco plástico próprio para freezer.

Fast2eat fez uma parceria com a Dubrazil para compartilhar novas e simples receitas brasileiras que sua família vai adorar!
Essa receita foi preparada com os seguintes produtos da DuBrazil:

Mandioquinha Cozida Vapza

A mandioquinha (batata-baroa) é nativa da cordilheira dos Andes e é uma das raízes vegetais mais populares cultivadas comercialmente na América do Sul, especialmente no Brasil. Também pode ser encontrado em quantidades menores em Cuba, Porto Rico, Japão, Europa, América do Norte e Austrália.
As raízes da mandioquinha são muito duras para se comer crua. É mais adequado cozida, assada ou frita. Pode ser preparada da mesma maneira que as cenouras e as batatas.
Quando cozida, torna-se bem amarela e desenvolve um sabor e aroma característicos de nozes levemente adocicados, descritos como "uma mistura delicada de aipo, repolho e castanhas assadas".
A raiz cozida é macia, extremamente densa, crocante, com uma textura ligeiramente pegajosa.
É um dos tubérculos mais nutritivos e com baixo teor de carboidratos. A raiz de mandioquinha é uma excelente fonte de vitamina C e cálcio, contendo quatro vezes mais que a batata e contém um pouco de ferro. A raiz é altamente digerível (devido ao pequeno tamanho de seus grãos de amido), e também é uma boa fonte de fibra que pode ajudar a regular o sistema digestivo, e potássio, que ajuda a estabilizar os batimentos cardíacos. Ela contém propriedades antioxidantes para estimular o sistema imunológico.
A tonalidade amarela contém quantidades substanciais de pigmentos carotenóides, precursores da vitamina A, a tal ponto que o consumo excessivo de mandioquinha pode causar amarelecimento da pele, condição que não é considerada prejudicial.
Nomes comuns:
O nome arracacha (ou racacha) foi emprestado do Quechua em espanhol e é usado na região andina.
A planta também é chamada de:
  • Apio ou Apio criollo ("aipo crioulo") na Venezuela e em Porto Rico.
  • Zanahoria blanca ("cenoura branca") no Equador.
  • Virraca no Peru.
  • Mandioquinha ou batata-baroa na maioria das regiões do Brasil, mas outros nomes comuns em certas regiões desse país incluem batata-salsa, batata fiúza, cenourinha-branca e cenourinha-amarela ou simplesmente cenoura-amarela, entre outras. Seus nomes em português são geralmente derivados da semelhança da planta com outros vegetais e raízes bem conhecidos.
  • Às vezes é chamada de white carrot (cenoura branca) em inglês, mas esse nome pertence às variedades brancas da cenoura comum. Às vezes é chamada de Peruvian carrot (cenoura peruana) ou Peruvian parsnip (pastinaga peruana) em inglês.
Obrigada DuBrazil por fornecer os produtos para me ajudar a escrever este post hoje!
Refeição: Aperitivos & Entradas, Café da manhã & Brunch, Petisco, Snack
Culinária : Brasileira
Keyword: Aperitivo, Aperitivo fácil, aperitivo saboroso rápido, Assado no forno, Assar pão, batata baroa, Brunch, Café da manhã, confraternizações, Fácil, fácil de preparar, mandioquinha, Máquina de fazer pão, Máquina de pão, Panificação, Panificadora, Pão, Pão caseiro, Pão de batata baroa, Pão de mandioquinha, sem nozes

Informação nutricional

Calories: 147kcal | Carbohydrates: 24g | Protein: 4g | Fat: 4g | Saturated Fat: 1g | Cholesterol: 21mg | Sodium: 176mg | Potassium: 40mg | Fiber: 1g | Sugar: 3g | Vitamin A: 38IU | Calcium: 12mg | Iron: 1mg
Por favor siga@Fast2eatbr no Instagram
Escondidinho de mandioquinha (batata-baroa) com carne seca Fast2eat
O famoso Escondidinho de mandioquinha (batata-baroa) com carne seca é uma caçarola caseira e reconfortante que combina uma deliciosa combinação de camadas de purê de mandioquinha e um saboroso recheio de carne seca. É uma delícia e você vai adorar a facilidade com que este prato fica pronto.
Veja esta receita
Pão de leite fofinho Fast2eat
Este pão de leite é o pão mais leve, macio e fofo que você vai encontrar, perfeito para o dia a dia. É mais parecido com um brioche na textura, mas sem ser adocicado. Se você está procurando o equivalente caseiro do “Wonder Bread” (no Brasil – Pão de forma Premium Panco) com certeza vai querer experimentar este pão branco!
Veja esta receita
Pão de Batata Maravilhoso Fast2eat
Este é o melhor pão de Batata de todos! É surpreendentemente fácil de fazer e é perfeito para sanduíches, queijo quente e torradas da manhã! Não tem como dar errado com este. É incrível.
Veja esta receita
Pão sem glúten com flocos de batata Fast2eat
Flocos de batata trazem um sabor rico e textura que muitas vezes falta na maioria dos pães sem glúten. Este pão é macio e tem um sabor maravilhoso que está tão perto do pão normal.
Veja esta receita
Pão de Batatas (com purê de batata instantâneo e leite em pó) Fast2eat
Se você já experimentou pão de batata, sabe que a adição de purê de batatas resulta em um pão macio e agradável, porque as batatas tendem a fazer o pão crescer um pouco mais macio e fofinho.
Veja esta receita
Pão de Pure de Batata Fast2eat
Esse pão de Batata tem a crosta mais maravilhosa, estrutura leve, mas firme, as batatas tendem a fazer os pães um pouco mais fofinhos e mais macios…. com uma crosta firme e muitos pequenos buracos de ar.
Veja esta receita
Pão de Aipim Fast2eat
O pão aipim é feito a partir do purê de aipim. Uma mistura de aipim é adicionada na massa, dando-lhe uma textura sedosa. Isso resulta em pão muito suave, leve e macio. Embora o aipim seja pegajoso, o pão não é. É macio e fofo do lado de fora e leve no interior.
Veja esta receita
Bolo de Aipim (Mandioca/Macaxeira) Fast2eat
Na maioria das receitas, o escondidinho é coberto com mandioca e queijo triturados. Eu prefiro aberta, por isso sempre brinco que o meu é aparecidinho 😉
Veja esta receita
Bolo de Aipim com Coco Fast2eat
Uma receita brasileira muito tradicional para um bolo sem glúten delicioso e molhadinho feito de aipim (macaxeira/mandioca) fresco e coco.
Veja esta receita

Experimente mais receitas do meu livro de receitas

 

Leia mais informações sobre como fazer pães no meu livro

 

 

“Como associada da Amazon, ganho com compras qualificadas.”


go to top

Faminto por mais? Um novo artigo e/ou receita todas as sextas!

Siga Fast2eat nas suas redes sociais preferidas

Instagram, Facebook e Pinterest


Você fez esta receita?

Depois de fazer minhas receitas, adoraria ver suas criações, por favor, me avise!

Deixe um comentário abaixo,

Marque @fast2eatbr

no Instagram, e

no Facebook

com hashtag #fast2eat para que possamos ver todas as delícias


Todos os textos e fotografias no Fast2eat são protegidos por direitos autorais. Você pode compartilhar minhas receitas e fotos através das mídias sociais, desde que você vincule de forma proeminente para a publicação original.

Se você quiser publicar esta receita em seu site, por favor, inclua o link para esta postagem. E lembre-se, quando você adaptar minha receita, reconheça a fonte com “adaptado de …” informando a fonte com o link da minha receita.

Muito obrigada por comentar, ler, apoiar e compartilhar.


Tem uma pergunta e/ou comentário? Por favor comente abaixo! Dessa forma, outros leitores poderão ver as respostas à sua pergunta e/ou se beneficiarão dos seus comentários. Role para baixo e você encontrará o formulário de comentário.

Estou ansiosa para ouvir de você nos comentários.

go to top

 
Comments

No comments yet.

 
error

Já que você está aqui, posso pedir um favor? Seria muito bom se você pudesse por favor compartilhar esta receita (ou artigo) em suas mídias sociais. São apenas alguns cliques para você... mas significa o mundo para mim. Siga Fast2eat no Instagram, Facebook e Pinterest. Muito obrigada!!!